Treinar os cães a fazer as necessidades na rua This article is verified by a vet

Escrito por Dr. Cornelia Kolo
treino de higiene: Um cachorrinho tem que aprender a não fazer as suas necessidades em casa

Um cachorrinho tem que aprender a não fazer as suas necessidades em casa

O treino de higiene significa ensinar o seu patudo a fazer as suas necessidades na rua e a avisar quando precisa de sair. No entanto, em certas circunstâncias os cães adultos podem deixar de ter este comportamento. Descubra aqui como treinar os cães a fazer as necessidades na rua. Fique também a saber porque alguns cães perdem os hábitos de higiene.

Treinar um cachorrinho a fazer as necessidades na rua

O treino de higiene dos cachorrinhos pode ser demorado e exige alguma paciência. Com cães muito jovens a melhor forma de ensinar a fazer as necessidades na rua é levá-los a passear várias vezes por dia.

Quantas vezes devo levar o meu cachorro à rua?

Durante os primeiros meses de vida os cachorrinhos devem ir à rua tantas vezes quanto possível. Só assim é que eles aprendem a fazer as necessidades na rua. Ou seja, dê um passeio com o seu cachorro quando ele acorda, a seguir a comer ou a uma sessão de brincadeiras. Passeie com ele o tempo necessário para ele fazer as suas necessidades.

Até aos três meses as saídas não devem ter um intervalo superior a uma ou duas horas. Cachorrinhos mais velhos podem sair a cada três ou quatro horas. No entanto, deve estar muito atento aos comportamentos do seu jovem patudo. Passado pouco tempo vai perceber alterações no comportamento do seu cachorro que indicam que ele precisa de ir à rua. Nessa altura leve-o logo a dar um passeio, mas sem provocar grande excitação. Quando ele fizer as suas necessidades elogie-o carinhosamente.

Como posso saber que o meu cão quer ir à rua?

Os cachorros evitam naturalmente fazer xixi e cocó perto dos locais onde dormem ou comem. Por isso têm tendência a fazer as suas necessidades fora de casa. Ainda assim, o treino de higiene dos cães jovens pode demorar semanas ou mesmo meses. E é natural que haja dias melhores que outros. Assim, o importante é ter paciência!

No entanto, alguns comportamentos indicam que o seu patudo tem vontade de ir à rua:

  • Ele está inquieto
  • Começa a cheirar tudo à sua volta
  • Vai para a porta da rua
  • Anda em círculos
Treino de higiene: Sempre que o seu cachorrinho fizer as suas necessidades na rua mostre-lhe o seu contentamento. Elogie-o carinhosamente.
Sempre que o seu cachorrinho fizer as suas necessidades na rua elogie-o.

Obstáculos ao treino de higiene dos cães

Treinar o seu cachorro a fazer as necessidades na rua pode ser mais difícil se ele tiver sido habituado a fazer xixi numa determinada superfície pelo criador. Nesse caso em primeiro lugar ele precisa de se habituar a fazer as necessidades na relva ou outras superfícies.

Além disso, quando leva o seu cachorrinho à rua lembre-se que ele está a descobrir o mundo. Para ele tudo é uma interessante novidade, por isso é natural que ele se esqueça de fazer xixi. E quando chega a casa acontece um desagradável acidente.

Quando os cães são muito jovens o ideal é levá-los a um local fixo para fazer as necessidades. Assim, comece e termine o passeio por esse local para ele fazer xixi e cocó com calma.

Treino de higiene: o que posso fazer durante a noite?

Durante a noite podem surgir problemas, pois os cachorros ficam muito tempo seguido sem ir à rua. Assim, o mais provável é que o seu cachorro procure um cantinho escondido para fazer as suas necessidades.
Para evitar este problema pode pôr o despertador e, mantendo o ritmo das saídas, ir com ele rapidamente à rua. Em alternativa, quando for dormir coloque a jaula do seu cão ao lado da sua cama. Assim, se o seu cachorrinho tiver vontade de fazer as suas necessidades ele vai de certeza dar sinal e pode levá-lo à rua nessa altura.

É importante que o seu cachorrinho se sinta confortável na sua jaula. Não se esqueça que os cachorrinhos crescem muito depressa, por isso quando comprar a jaula pense a longo prazo. No entanto, numa jaula muito grande, o seu pequeno patudo pode diferenciar a zona para dormir e a zona para fazer necessidades.

Seja qual for a sua estratégia, o treino de higiene de um cachorro implica ir com ele à rua regularmente também à noite. Um cachorrinho que vai à rua regularmente de dia e de noite aprende muito mais depressa a fazer as necessidades fora de casa.

Três dicas para o treino de higiene dos cães

Adotou as estratégias que mencionámos e mesmo assim o treino não está a ser bem-sucedido? Temos mais três dicas que podem ser úteis em casos mais complicados:

Resguardos: um acessório de treino

Os resguardos são uma ajuda importante para o treino de higiene dos cães. No entanto há um senão na utilização deste acessório. Os cachorros habituam-se a fazer as necessidades na superfície dos resguardos e podem ter dificuldade em se habituarem a outras superfícies.

Use produtos de limpeza especiais

Se aconteceu um acidente em casa, deve limpar a zona o mais depressa possível com produtos de limpeza especiais. Caso contrário essa zona rapidamente se torna o local preferido do seu patudo para fazer as suas necessidades. Estes produtos de limpeza são necessários porque o sensível nariz do seu cão consegue sentir cheiros que para nós desapareceram há muito tempo.

Importante: nunca se zangue com o seu cachorro

E por falar em acontecimentos inesperados: ignore os eventuais acidentes do seu patudo e não se zangue com ele. Um cachorrinho tem tanto controle sobre a sua bexiga como uma criança pequena. Assim, muitas vezes ele só se apercebe que precisava de ir à rua tarde demais. Além disso o seu cachorrinho não vai perceber que se está a zangar por ele ter feito xixi em casa. Assim, zangar-se com um cão pequenino que ainda não controla nem tem consciência total dos seus comportamentos pode pôr em causa a relação de confiança com o dono. É também possível que mais velho ele escolha fazer as suas necessidades num canto escuro da casa para evitar que se zangue.

Se o seu cachorro faz as necessidades em casa com alguma frequência a solução é sair com ele mais vezes ou dar passeios mais longos. E nunca se esqueça de o elogiar muito!

Ter paciência compensa: quando o seu cachorro estiver treinado, pode confiar nele em todas as situações.

Treino de higiene: Cães adultos podem perder os hábitos de higiene de repente. Na maior parte dos casos esta alteração no comportamento indica que o seu patudo está doente.
Cães adultos podem perder os hábitos de higiene de repente. Na maior parte dos casos esta alteração no comportamento resulta de uma doença.

Problemas de higiene em cães adultos

Os problemas de higiene nos cães dividem-se em dois tipos. Por um lado temos os cachorros que ainda não receberam o treino de higiene e por outro os cães adultos que de repente perdem os seus hábitos de higiene. No segundo caso a causa é geralmente uma doença.

Se um cão adulto bem treinado a fazer as suas necessidades na rua passar gradualmente ou repentinamente a fazer em casa é porque provavelmente está doente. Por exemplo, pode ter uma inflamação na bexiga ou nos intestinos. Pode também ter problemas digestivos por causa de alterações na alimentação ou ainda uma alergia.

Além disso, cães mais velhos e especialmente cadelas castradas podem ter problemas de incontinência, geralmente causados por enfraquecimento muscular. Assim, se o seu cão começar de repente a fazer as necessidades em casa deve levá-lo ao veterinário.

Problemas de higiene: quando o cão não foi treinado

No entanto, a falta de higiene num cão também pode ter outras causas. Por exemplo, quer os cachorros quer cães adultos podem apresentar comportamentos inadequados devido a treino deficiente de higiene. Este problema surge geralmente com patudos que viveram muito tempo em canis e que não foram devidamente habituados a fazer as necessidades na rua. Além disso, estes cães também podem apresentar dificuldade em estabelecer uma relação de confiança com as pessoas.

Mais uma dica: os problemas de higiene do seu patudo deixam-no com os nervos à flor da pele? Ainda assim, não se zangue! Limpe a casa calmamente e sem comentários. Para cães especialmente medrosos ou ansiosos fazer xixi pode tornar-se um momento desesperador se for associado a experiências negativas.

Assim, aja sempre de forma a criar e fortalecer a relação com o seu patudo. Faça grandes elogios sempre que ele fizer as necessidades na rua. Com muita paciência consegue ter sucesso no treino de higiene, mesmo com cães adultos.

Dica: em casos mais complicados a ajuda de especialistas ou de uma escola para cães pode ser muito útil. Com a sua ajuda os especialistas conseguem identificar a causa do problema e encontrar uma solução.

Os nossos artigos mais relevantes