Há muitos anos que o porquinho-da-índia abissínio é um dos animais de estimação mais populares. Não é surpreendente: é fácil deixar-se apaixonar pelas suas amorosas rosetas e pelos seus pequenos olhos redondos! Mas de onde veem estes porquinhos-da-índia e o que preferem comer? Encontre toda a informação de que precisa neste artigo.
Aparência: quais as características físicas do porquinho-da-índia abissínio?
Cada raça tem as suas características específicas. Estas encontram-se listadas nos respetivos padrões de raça. Entre os porquinhos-da-índia, o abissínio é uma das raças mais conhecidas. Com um peso máximo de 1800 gramas e 22 a 35 centímentros de comprimento, os abissínios são dos porquinhos-da-índia mais robustos.
A sua fama deve-se em grande parte ao aspeto extravagante do seu pelo. Regra geral, o seu pelo denso tem entre três a quatro centímetros de comprimento. Se o pelo for mais comprido, pode tratar-se de um angorá ou peruano.
O que são as rosetas?
Os roedores desta raça apresentam peculiares rosetas no pelo. A palavra vem do termo em francês rosette e significa qualquer coisa como "pequena rosa". No caso destes porquinhos-da-índia referem-se aos redemoinhos de pelo bem definidos encontrados em diversas partes do corpo:
- quatro no tronco
- duas nas ancas
- duas nas patas traseiras
Alguns animais contam ainda com uma roseta adicional nos ombros ou no nariz, particularidade muito apreciada pelos criadores. Porém, a sua ausência não é motivo para exclusão. Também a forma e o tamanho das rosetas e a direção do crescimento do pelo são importantes para a avaliação do porquinho-da-índia.
Entre as rosetas, habitualmente dispostas aos pares, o pelo mantêm-se ereto. Os especialistas referem-se a essas zonas como "pentes". Quanto mais espetados estiverem esses pelos, mais classificação os animais recebem nas competições.
Cores do porquinho-da-índia abissínio
Estes amorosos roedores estão disponíveis em diversas cores. Seja monocromático em vermelho, preto ou branco ou multicolor - a seleção é grande! São também populares as cores brindle, carapaça de tartaruga (combinação de branco, preto e vermelho) e roan (ruão).
Carácter: alegres e bem-dispostos
Estes engraçados roedores com remoinhos pelo corpo são tidos como alegres e de confiança. Rapidamente se habituam à nova casa e aos donos. A maioria dos exemplares fica feliz quando você ou as crianças lhe fazem uma visita.
Obviamente, é necessário ter cuidado ao acariciar o seu porquinho-da-índia, pois demasiada agitação e stress podem ter um impacto negativo na sua saúde. Para que os animais não se assustem, anuncie a sua visita.
Curiosidade: Os porquinhos-da-índia não são tão ignorantes quanto se possa pensar. Com muito treino, elogios e guloseimas, estes roedores podem aprender uns quantos truques!
Compra: quanto custa um porquinho-da-índia abissínio?
Os porquinhos-da-índia não são animais solitários. Portanto, precisam da proximidade de outros animais da espécie. Seja a um criador ou numa loja de animais, isto significa que deve comprar pelo menos dois animais.
Contabilize cerca de 15 euros por porquinho-da-índia, embora o preço possa variar de acordo com a linhagem e o género. Relativamente aos custos iniciais, saiba que também será necessária a compra de uma gaiola ou parque, além das despesas veterinárias e da comida. Pondere tudo isto antes de avançar para a compra dos animais.
História: de alimento a animal doméstico
Globalmente, todos as raças de porquinhos-da-índia comuns descendem de porquinhos que viveram no Brasil e no Peru. Viviam em planaltos e estavam habituados a climas rigorosos. Os índios usavam estes pequenos e férteis roedores como fonte de alimento.
Porém, no século XVI os navegadores espanhóis levaram estes animais para a Europa. Aí rapidamente ganharam a simpatia da população europeia (sobretudo em Inglaterra). Dentro de poucos anos, os porquinhos-da-índia tornaram-se populares animais de estimação, deixando de ser usados como alimento.
Através de uma criação orientada, criaram-se novas raças que apresentavam características internas e externas diferentes. A origem do nome abissínio (relativo à atual Etiópia) não é totalmente clara.
Conclusão: será um porquinho-da-índia indicado para mim?
Não quer ou não pode dar vários passeios por dia, mas não quer passar sem ter um patudo? Então o porquinho-da-índia abissínio é uma excelente alternativa para si.
Este patudo cheio de remoinhos no pelo é também indicado para donos com menos experiência, pois adoram o contacto com as pessoas e são muito fáceis de cuidar!