Coelho Holandês

Escrito por Sabrina Quente
Coelho Holandês branco e castanho claro na relva

O padrão de cores do pelo do Coelho Holandês parece que foi desenhado a regra e esquadro!

Os entendidos em coelhos sabem bem que o Coelho Holandês é uma raça especial. Além de ser facilmente identificável pelo padrão de cores do pelo, estes orelhudos têm uma personalidade equilibrada e gentil. Descubra tudo sobre esta encantadora raça de coelhos neste artigo.

Aparência do Coelho Holandês

Estes simpáticos e ternurentos coelhos têm o corpo curto, quase atarracado. A cabeça é igualmente pequena, mas a testa e o focinho são mais largos. As orelhas, que medem aproximadamente 10 centímetros, costumam estar esticadas, dando a estes coelhos um ar atento.

A cabeça está posicionada em linha com as costas que se tornam arredondadas na zona posterior. A cauda situa-se no final das costas inserida diretamente no corpo.

Cores e padrões

Esta raça de coelhos é provavelmente das mais fáceis de identificar: o Coelho Holandês apresenta pelagem bicolor, ou seja, o pelo branco combinado com uma cor mais escura. Mas o que distingue estes coelhos é a distribuição das cores no seu corpo, que corresponde ao chamado padrão holandês.

Assim, enquanto o pelo escuro cobre as orelhas, bochechas e pescoço, a parte central do focinho é branco. Esta mancha branca, designada chama, começa na testa e vai-se abrindo, passando entre os olhos e alargando-se em direção ao focinho. Além disso, a zona dos ombros, as patas dianteiras e a primeira metade do tronco são igualmente brancas. A cor escura cobre totalmente a zona posterior do corpo.
De acordo com padrões internacionais da raça, o Coelho Holandês pode apresentar 12 combinações de cores. Por exemplo, preto e branco, cinzento e branco em várias tonalidades.

O Coelho Holandês é uma raça de coelhos anões?

De que tamanho são os coelhos holandeses? Basicamente estes orelhudos são pequenos compactos e muito fofinhos. No entanto, eles pesam entre 2 e 3.5 quilos e por isso não pertencem ao grupo dos coelhos-anões que pesam no máximo 2 quilos. Ainda assim, o Coelho Holandês pertence às raças de coelhos pequenas.

Personalidade do Coelho Holandês

Os pequenos coelhos holandeses não são populares apenas pelo padrão de cores do pelo. A personalidade fácil e bem-humorada destes orelhudos é um aspeto especialmente apreciado pelos donos. Além disso, estes coelhos são corajosos, inteligentes e brincalhões.

Com todas estas qualidades, é natural que estas fofinhas bolas de pelo sejam populares entre amantes de coelhos, que encontram neles um companheiro ideal.

O dia-a-dia do Coelho Holandês

Estes simpáticos e bonitos coelhos são ideais para viver em casa. No entanto, os donos devem certificar-se de que o local onde vivem é adequado para as suas necessidades. É importante sublinhar que mesmo um coelho pequeno como o Coelho Holandês precisa de espaço. Além disso, estes coelhos podem viver ao ar livre sem problemas.

Com alguma paciência e precauções o seu Coelho Holandês pode partilhar a casa com um cão. No entanto, os coelhos devem desfrutar da companhia dos seus semelhantes, já que são animais que vivem em grupo na natureza.

Importante: visto que os coelhos podem ter vários cios por ano, é aconselhável castrar o seu orelhudo.

O lar perfeito para o seu orelhudo

Em primeiro lugar, os coelhos precisam de espaço para fazerem exercício. Veterinários e especialistas em comportamento dos animais consideram que 2 coelhos precisam de um espaço mínimo de 6 metros quadrados. Só assim os orelhudos conseguem correr e saltar à vontade.

Além disso, o local ideal para os coelhos viverem é ao ar livre. As condições do espaço dos seus coelhos dependem inteiramente da sua imaginação. No entanto, existem requisitos mínimos para o espaço dos coelhos que não deve ignorar. Assim, os seus coelhos devem ter os seguintes equipamentos à disposição:

A loja online zooplus tem uma enorme oferta de parques e vedações para manter os seus coelhos seguros e confortáveis no exterior.

Os coelhos holandeses são muito sociáveis por isso terem a companhia dos seus semelhantes é essencial para se sentirem felizes.

Cuidar de um coelho

Os coelhos holandeses têm uma subcamada de pelo farta e densa. Assim, para manter o pelo do seu coelho bonito e a sua pele saudável deve escová-lo regularmente. O seu orelhudo vai adorar os mimos e evita que o pelo fique embaraçado.

Os coelhos que vivem ao ar livre não precisam de cuidados especiais com as unhas. Eles usam as patas nas suas atividades diárias e assim desgastam as unhas. Por outro lado, se o seu coelho viver em casa, ele precisa que lhe cortem as unhas. Os donos podem fazê-lo com cuidado e com os acessórios adequados. Em alternativa pode também levar o seu coelho ao veterinário para cortar as unhas.

Qual a melhor alimentação para um Coelho Holandês?

Em estado selvagem, os coelhos alimentam-se sobretudo com ervas frescas. Assim, além de feno ou palha dê também verduras e legumes frescos ao seu Coelho Holandês. De vez em quando pode dar-lhe também fruta.

Além de uma dieta equilibrada, os orelhudos devem comer de forma contínua ao longo do dia. Isto deve-se ao funcionamento específico do sistema digestivo dos coelhos. É importante sublinhar que uma alimentação adequada evita problemas digestivos e também problemas com os dentes. Para manter os dentes dos seus coelhos saudáveis pode dar igualmente ramos de árvores para eles roerem.

Para saber mais sobre a dieta dos coelhos leia o nosso artigo Alimentação dos coelhos.

Cuidados de saúde

A raça Coelho Holandês não apresenta doenças ou problemas de saúde específicos. No entanto, tal como qualquer coelho, estes orelhudos podem desenvolver problemas digestivos ou nos dentes. No entanto, como referido acima, uma alimentação adequada previne o seu aparecimento.

Além disso, leve o seu orelhudo ao veterinário regularmente. Tenha também atenção a mudanças de comportamento ou alterações no corpo do seu coelho. Se notar algo fora do comum consulte o seu veterinário.

Por fim, para que o seu coelho tenha uma vida longa e saudável não se esqueça que a vacinação previne o aparecimento de várias doenças.

Quantos anos vive um Coelho Holandês?

Regra geral, os coelhos vivem cerca de 8 anos e o Coelho Holandês não foge à regra. Naturalmente, a esperança de vida depende dos cuidados e da alimentação que os orelhudos recebem. Assim, com amor, carinho e os cuidados adequados o seu orelhudo pode viver 10 anos ou mais.

O que deve saber antes de adquirir um Coelho Holandês

Os fantásticos coelhos holandeses conquistaram o seu coração? Então é a altura de procurar os seus novos companheiros – lembre-se que deve ter pelo menos 2 coelhos! Pode procurar um criador profissional privado ou mesmo contatar uma associação de proteção de animais.

O bem-estar dos coelhos deve ser a prioridade em qualquer situação. Assim, sempre que possível visite o criador ou a associação e verifique em que condições vivem os animais. Informe-se também sobre os aspetos de saúde dos progenitores e das crias.

Descobriu os seus novos companheiros? Saiba como melhor receber o seu coelho no nosso artigo A adaptação dos coelhos ao novo lar.

História da raça

Contrariamente ao que o nome sugere, esta raça tem origem no Reino Unido! Na verdade, os ancestrais do Coelho Holandês foram criados essencialmente para abate na região que corresponde hoje em dia aos Países Baixos e Bélgica. Daí foram exportados para vários países, incluindo para o Reino Unido, onde o padrão fora do comum do pelo chamou à atenção dos criadores.

Mais tarde o Coelho Holandês voltou à Europa continental, onde se tornou uma raça extremamente popular. Coelhos desta raça participaram pela primeira vez numa exposição na Alemanha em 1891 e a raça foi oficialmente descrita em 1898. Desde então o padrão da raça permanece praticamente inalterado.

O padrão do pelo destes orelhudos tem origem numa mutação que também ocorre em coelhos selvagens. Na verdade, em pinturas do século 15 aparecem já representações de coelhos bicolores.

Conclusão: O Coelho Holandês é uma raça muito especial

O padrão do pelo torna o Coelho Holandês uma raça única, mas a personalidade destes coelhos é também muito especial. Se forem bem tratados pelos donos, os coelhos holandeses rapidamente se adaptam à sua nova vida, tornando-se um outro membro da família.

Assim, basta ter em atenção os cuidados com o pelo e alimentação, e as necessidades de atividade dos seus coelhos para que eles o alegrem todos os dias.

Visite a loja online zooplus para roedores onde encontra facilmente tudo que precisa para os seus coelhos.


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Animals have accompanied me for as long as I can remember - there is hardly a child's photo without a budgie on my head or a cat on my lap. For more than ten years, I have been writing as an editor about various topics ranging from health insurance to cat ownership. Always with me: my cat Mimi, who is the best source of inspiration for many texts and knows when it's time for a break from writing.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.
9 min

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.