Placa bacteriana nos gatos This article is verified by a vet

Carmen, le chat qui rit.

A placa bacteriana é um problema comum entre gatos mais velhos e caracteriza-se pelo surgimento de depósitos amarelo-acastanhados na superfície dos dentes. Estes depósitos consistem numa camada fina de partículas alimentares como,, por exemplo proteínas ou açúcares. No entanto, esta camada também pode conter micróbios, como fungos. A placa bacteriana nos gatos é mais mole do que o tártaro, uma doença mais grave. Ainda assim, a placa bacteriana pode causar inflamações na boca ou periodontites. Por fim, as inflamações podem evoluir para infeções na presença de bactérias.

O que é a placa bacteriana e como ela se forma?

A placa bacteriana é um problema típico dos gatos mais velhos e torna os dentes amarelados. Regra geral, os primeiros dentes a serem afetados são os molares, mas os outros dentes também desenvolvem placa com o passar do tempo.

A placa dentária desenvolve-se com o acumular de partículas alimentares na superfície dos dentes e também de fungos e bactérias que se alimentam das proteínas e açúcares da placa. Sem intervenção médica, a saliva mineraliza a placa e esta transforma-se em tártaro.

As seguintes doenças surgem em consequência da placa bacteriana nos gatos:

  • Periodontite (infeção bacteriana dos tecidos e ligamentos que rodeiam e suportam os dentes)
  • Gengivite (inflamação das gengivas)
  • Estomatite felina linfoplasmocitária: a causa desta doença não é ainda totalmente clara. No entanto os veterinários acreditam que se trata de uma reação exagerada do corpo à acumulação de placa bacteriana e tártaro. Além disso, gatos infetados com vírus como o vírus da imunodeficiência felina (FIV) ou o vírus da leucemia felina (FeLV) parecem desenvolver mais facilmente esta doença. Gatos com estomatite felina linfoplasmocitária ficam com uma infeção muito grave na boca que causa sangramentos.

Sintomas da placa bacteriana nos gatos

A normal decomposição dos hidratos de carbono, ou seja, dos açúcares, gera ácido lático que com o tempo pode causar danos às gengivas. Além disso, também desgasta o esmalte dos dentes e em casos mais graves o periodonto. O periodonto é a estrutura de tecidos que envolvem e fixam os dentes ao maxilar. Assim, quando o periodonto é afetado podem surgir doenças mais graves como periodontite ou gengivite.

Em resumo, a presença da placa dentária pode desencadear os seguintes problemas na boca dos gatos:

  • Mau hálito e degradação dos dentes
  • Hemorragias e perda de tecido nas gengivas
  • Dentes a abanar ou mesmo perda de dentes por causa da degradação do periodonto e das estruturas circundantes. Em casos ainda mais graves pode acontecer também a degradação do osso do maxilar
  • Gânglios linfáticos inchados e inflamações tipo bolha nas mucosas em consequência da estomatite felina linfoplasmocitária
  • Entrada de bactérias nas gengivas que causam inflamações e abscessos que podem atingir outros órgãos como os rins
Veterinário examina os dentes de um gato

Diagnóstico da placa bacteriana os gatos

Regra geral é muito fácil identificar este problema, visto que as manchas amarelas são visíveis a olho nu. Se notar estas manchas no seu gato fale com o seu veterinário numa consulta de rotina. No entanto, se notar alguma inflamação leve o seu gato rapidamente ao veterinário para evitar que o problema se agrave.

Na consulta o veterinário avalia a gravidade e extensão da placa bacteriana e verifica se existem outros problemas associados. Se necessário, o veterinário pede análises ao sangue, visto que doenças na boca podem estar associadas a outras doenças infeciosas.

De acordo com a extensão do problema, pode ser necessário fazer uma radiografia aos maxilares para verificar se há perda ou problemas nos tecidos ósseos e nas raízes dos dentes.

Tratamento

Se o veterinário não conseguir remover a placa bacteriana com facilidade, por exemplo com o dedo ou um alicate próprio, é necessário anestesiar o gato. Nesses casos há vários passos a seguir:

  • O gato deve estar em jejum para ser anestesiado, ou seja, não pode comer pelo menos 6 horas antes do procedimento.
  • A placa bacteriana e o tártaro são removidos através de aparelhos que produzem vibrações. Com jatos de água, o veterinário limpa os resíduos dos dentes e gengivas e por fim aspira a cavidade oral.
  • Após o procedimento de remoção da placa e/ou tártaro, o veterinário vai tratar os dentes para evitar que se volte a formar placa e tártaro.
  • O veterinário remove dentes que estejam muito danificados.
  • Após o tratamento, o gato pode ter que tomar anti-inflamatórios ou analgésicos.

Prognóstico

Nem todos os casos de placa bacteriana ou tártaro requerem uma limpeza mais profunda ou a extração de dentes. No entanto, regra geral, mesmo que seja necessário remover um dente, o gato consegue alimentar-se normalmente.

Como prevenir o aparecimento de placa dentária nos gatos?

A placa dentária é um problema comum nos gatos mais velhos e é difícil prevenir completamente o seu aparecimento. No entanto, pode tomar algumas medidas para evitar que o problema se agrave e que cause doenças mais graves:

Descubra os produtos para higiene oral do seu gato na nossa loja online.


Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?