Causas: como se desenvolve uma alergia alimentar em gatos?
Para melhor compreendermos este assunto, em primeiro lugar é importante explicar o que acontece, afinal, no organismo quando há uma alergia.
Uma alergia resume-se, então, a uma reação excessiva do sistema imunitário a uma substância na verdade inofensiva. No processo, o organismo produz proteínas de defesa (anticorpos) contra estas substâncias inofensivas (alérgenos). Então, quando o corpo volta a entrar em contacto com o alérgeno (proteína de frango ou saliva de pulga, por exemplo) forma um complexo a partir do alérgeno e do anticorpo. Em consequência, surgem os vários sintomas de uma alergia.
Em teoria, qualquer substância com a qual o gato tenha contacto, interna ou externamente, pode causar uma reação alérgica. Porém, há um pré-requisito: que tenha havido contacto prévio.
No caso das alergias alimentares em gatos, o animal deixa, de repente, de conseguir tolerar uma fonte de proteína ou de hidratos de carbono. Portanto, embora o seu patudo tenha tolerado a sua comida favorita durante anos pode, repentinamente, desenvolver uma alergia.
No topo da lista de alérgenos encontramos:
- Peixe
- Carne de vaca
- Laticínios
- Carne de frango
- Borrego e milho
De resto, aromatizantes, corantes e conservantes artificiais muito raramente são a causa da alergia. No fundo, tratam-se normalmente de intolerâncias e não de alergias no sentido clássico.
Quais as diferenças entre alergia alimentar e intolerância alimentar em gatos?
Mas será uma alergia alimentar o mesmo que uma intolerância alimentar? De modo algum! Como mencionado acima, uma alergia é uma reação do sistema imunitário. Pelo contrário, o sistema imunitário do gato não desempenha qualquer papel nas intolerâncias alimentares.
Na realidade, uma intolerância é a incapacidade do corpo para processar determinadas substâncias. A intolerância ao leite é, então, um dos exemplos mais conhecidos. Neste caso, o organismo não tem a enzima apropriada (a lactase) para processar o açúcar do leite. Em consequência, surgem sintomas como flatulência e diarreia.