Posições dos gatos para dormir e o seu significado

Escrito por Natalie Decker
gato a dormir de costas numa manta

Se os gatos dormem com a sensível barriguinha a descoberto é porque se sentem seguros.

Ainda que tenham os olhos fechados, os gatos não estão sempre a dormir profundamente. Com alguma habilidade, é possível identificar, pelas diferentes posições para dormir, se o seu gato está a sonhar ou apenas a descansar e se está relaxado ou alerta.

Posições dos gatos para dormir: o que significam?

Os gatos adultos dormem até 16 horas por dia. Os predadores dentro deles precisam de recuperar energia para o próximo ataque. Para tal, dormem, assumindo uma enorme variedade de posições – desde completamente esticados a enrolados.

As diferentes posições para dormir dos gatos podem dar-nos informações interessantes: se o animal se sente confortável, se está familiarizado com o ambiente em seu redor ou se  está inseguro.

Quando os gatos se esticam, aumentam a área de superfície da pele. O objectivo: a maior transferência de calor possível, por exemplo, em frente ao fogão ou no chão da sala, quando os raios de sol atravessam a janela.

No verão, quando os gatos sentem demsiado calor, gostam de procurar superfícies mais frescas para se deitarem, por exemplo, no chão da casa de banho.

Quando os gatos se enrolam até ficarem uma bolinha, é provável que se queiram aquecer: põem a cabeça para baixo, puxam as patas para debaixo da barriga e enrolam a cauda em redor do corpo, como um cachecol.

Os gatos de exterior também adotam esta posição, nomeadamente quando decidem fazer uma pausa nos seus passeios à chuva ou na neve e procuram um sítio abrigado para se enrolarem assim.

Se o gatinho adotar esta posição dentro de casa é porque pode estar com algum frio. Ou pode simplesmente fazer o mesmo confortavelmente, no seu cesto.

Quando o gato dorme nesta posição, também puxa as patas para debaixo da barriga. Porém, a cabeça mantêm-se elevada e as orelhas estão muitas vezes viradas na direção da fonte de barulho. Portanto, nesta posição os gatos não dormem, apenas descansam. Dão conta de tudo o que se passa em seu redor e, sentindo necessidade, estão prontos para fugir.

Gatos que (ainda) não se sentem totalmente confortáveis na sua nova casa adotam muitas vezes esta posição e estão alerta. Por vezes, esta postura também pode ser indicadora de doença.

Quando um gato mostra a sua sensível barriguinha enquanto dorme é sinal de que se sente confortável e protegido na sua casa. Portanto, se vir o seu gato a dormir de barriga para cima e com as patas esticadas pode encará-lo como um verdadeiro sinal de confiança.

Por outro lado, se tiver mais do que um gato, apenas o animal que está no topo da hierarquina dorme desta forma.

O seu gato está a dormir de lado? Então, está a dormir profundamente. Todo o corpo, incluindo as patas, cabeça e cauda, estão descontraidamente no chão.

Músculos e articulações estão relaxados. Desta forma, o animal tem oportunidade de relaxar até à próxima caçada ao rato (de peluche). Durante esta fase, não deve perturbar o seu gato e apenas acordá-lo em circunstâncias excecionais.

Se o seu gato dorme agachado não é bom sinal. Se o animal puxar as pernas para perto do corpo e arquear o dorso, deve estar particularmente atento à posição da cabeça do seu gato.

Então, se a cabeça estiver para baixo em direção ao peito e as orelhas torcidas para baixo, o seu gato pode estar com dores. Um ritmo respiratório rápido também pode indicar que o seu patudo não se está a sentir bem. Neste caso, deve levar o animal ao veterinário o mais rapidamente possível.

Quando os gatos sonham

Já agora: se ouvir o seu patudo a miar suavemente durante o sono ou o observar a contrair as patas com movimentos rápidos, saiba que não há motivo para alarme. O seu gato estará provavelmente a sonhar – quem sabe com a caçada noturna ao rato ou mesmo consigo.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes