Gatos tricolores

Escrito por Bärbel Edel
Os gatos tricolores são raros.

Com um padrão fora do comum, os gatos tricolores chamam a atenção de qualquer pessoa.

Com pelo laranja, preto e branco, os gatos tricolores saltam à vista. Mas qual a origem do pelo colorido e fascinante destes gatos? E por que razão os gatos tricolores são sempre fêmeas? Leia o nosso artigo e descubra tudo sobre estes especiais gatos.

O que é um gato tricolor?

Os gatos tricolores não constituem uma raça de gatos. A distinção feita a estes pequenos felinos deve-se exclusivamente ao padrão fora do comum do pelo.

Estes gatos são também conhecidos como gatos calicó ou calicô. Esta designação tem origem no Reino Unido e remete para os tecidos coloridos de algodão indianos. Por fim, em países como por exemplo a Alemanha, acredita-se que estes gatos trazem sorte.

Encontramos exemplares de gatos tricolor nas seguintes raças:

Origem do pelo tricolor

Por vezes as pessoas têm dificuldade em distinguir os gatos tricolores e os gatos carapaça de tartaruga. Uma diferença clara é a pele dos pequenos felinos. Enquanto a pele dos gatos carapaça de tartaruga é da cor do pelo, ou seja, preta ou laranja, os gatos tricolores têm a pele branca. No entanto, são fatores genéticos semelhantes que explicam o aparecimento de gatos tricolores e de carapaça de tartaruga.

Cores básicas do pelo dos gatos: preto e vermelho

Todas as cores e padrões dos pelos dos gatos baseiam-se em duas cores básicas: preto e vermelho. O pigmento eumelanina é responsável pelo aparecimento de pelos pretos, enquanto o pigmento feomelanina dá origem ao pelo vermelho. Estes pigmentos variam em termos de proporção no pelo do gato dando assim origem às várias cores dos gatos. Se além do pelo, o gato também tiver a pele com manchas pretas e laranja estamos em presença de um gato carapaça de tartaruga.

Manchas brancas

Quando um gato apresenta manchas brancas no pelo isso significa que o gene conhecido como white spotting gene está ativo. No entanto, o tamanho e distribuição destas manchas é aleatório.

Os gatos carapaça de tartaruga, ou seja, com um padrão preto e laranja transformam-se em gatos tricolores quando este gene se ativa para criar zonas de pelo brancas. Esta combinação de fatores genéticos é extremamente rara e por isso é preciso sorte para encontrar um destes pequenos felinos.

Gato tricolor deitado ao sol sobre um tronco de árvore.
Os gatos tricolores são raros e muito apreciados.

Por que razão os gatos tricolores são fêmeas?

Quando se cruzar com um gato tricolor pode assumir que se trata de uma fêmea. Para perceber o porquê vamos ver as razões genéticas por trás das cores do pelo dos gatos.

Em primeiro lugar é importante saber que os genes que determinam a cor do pelo dos gatos estão no cromossoma X. E qualquer animal do sexo feminino tem dois cromossomas X, um que herda da mãe, outro do pai. Assim, em termos genéticos, uma gata pode ter pelos pretos e laranjas se, por exemplo, o pelo do pai for preto e o da mãe laranja.

No entanto, durante a fase de desenvolvimento embrionário um dos cromossomas X torna-se mudo, ou seja, deixa de influenciar as cores do pelo. Mas como este processo é gradual ainda há tempo para a segunda cor se mostrar. E assim nascem gatinhas com manchas coloridas. É impossível saber se é o cromossoma do pai ou o da mãe que perde capacidade de dar cor ao pelo. Por fim, as manchas brancas resultam da intervenção do white spotting gene, que funciona de forma independente.

Em termos genéticos os machos têm um cromossoma X e um cromossoma Y. Assim, como o gene da cor do pelo está no cromossoma X, os gatos machos só podem ter pelos ou pretos ou laranja. No entanto, se o white spotting gene se ativar, estes gatos podem naturalmente apresentar manchas brancas. Ou seja, encontramos gatos pretos e brancos ou laranja e brancos, mas nunca gatos tricolores.

Síndrome de Klinefelter

Existe no entanto uma exceção. Se o gato apresentar uma rara anomalia genética chamada Síndrome de Klinefelter, ele vai ter 2 cromossomas X e um cromossoma Y. Nesse caso é possível que ele tenha pelos com três cores diferentes. Esta anomalia provoca também infertilidade, pelo que um gato com esta síndrome não consegue procriar.

Personalidade dos gatos tricolores

Por vezes as pessoas consideram que os gatos tricolores têm uma personalidade especial. Chegando mesmo a defender que são mais agressivos do que os outros gatos. Não entanto, não existem ainda dados científicos consistentes que sustentem esta ideia.

Investigação sobre a agressividade dos gatos tricolores

Em 2015, uma equipa de cientistas norte americanos da Universidade da Califórnia estudou a ligação entre a personalidade e a cor do pelo dos gatos. Neste estudo participaram 1.000 donos de gatos que preencheram um questionário sobre o comportamento dos seus pequenos felinos. Os resultados indicaram que os gatos tricolores, gatos com pelo preto e branco e com pelo cinzento são vistos como mais agressivos.

No entanto, o comportamento dos pequenos felinos dependia muito da situação em que se encontravam. Por exemplo, os gatos com pelo preto e branco não gostam muito de receber festas. Já os gatos cinzentos e brancos não eram muito simpáticos para o veterinário e os tricolores parecem ser mais teimosos no dia-a-dia.

Este tipo de investigação deve ser encarado com prudência, já que os comportamentos agressivos dos gatos podem ter várias causas. Por exemplo, alguns machos ficam mais agressivos depois de serem castrados. É muito pouco provável que a cor do pelo tenha qualquer influência na personalidade dos gatos.

Se quer saber se o seu gato é feliz leia o nosso artigo 10 sinais de que o seu gato é feliz.

Gatos tricolores são os gatos da sorte

Em algumas culturas, os gatos tricolores são considerados gatos da sorte, provavelmente por serem tão raros.

Por exemplo no Japão, estes gatos têm uma posição de destaque. Antigamente, os japoneses costumavam levar estes gatos em viagens de barco para proteger a tripulação de doenças e para afastar o mau tempo. Ainda hoje, o Maneki Neko é um popular amuleto da sorte no Japão. Trata-se de uma estatueta de um gato sentado com uma pata levantada que acena. Na verdade, Maneki Neko significa literalmente “gato que acena”. Um Maneki Neko de três cores traz sorte e prosperidade à casa e à família.

Também no Reino Unido, o gato calico é considerado um gato da sorte. Por fim, o Estado de Maryland nos EUA adotou o gato tricolor como mais um símbolo do Estado. Visto que as cores do pelo deste gato fazem lembrar o corrupião-de-Baltimore, que já simbolizava este Estado.

Dois gatos tricolores jovens deitados no sofá.
Os criadores não conseguem controlar as cores e os padrões do pelo dos seus gatos.

Adquirir um gato tricolor

As cores e padrões do pelo dos gatos dependem de fatores genéticos que os seres humanos não controlam. Assim, o nascimento de um gato tricolor é sempre um acaso. Se gostava de ter um destes gatos na família fale com criadores das raças que indicámos acima.

Valor de um gato tricolor

O valor de um gato tricolor depende exclusivamente da sua raça. Da mesma forma, as necessidades nutricionais, de atividade, etc. dependem também da raça do gato e a cor do pelo não tem qualquer influência. Assim, por exemplo, os cuidados e alimentação destes gatos deve seguir as necessidades da respetiva raça.

Pode também encontrar gatos tricolores sem raça definida em zonas rurais ou em associações que acolhem gatos para adoção.


Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes