Cheiros que os gatos não gostam

Escrito por Natalie Decker
Kitten in a kitchen

O cheiro dos citrinos não agrada aos narizes sensíveis dos nossos gatos.

Em comparação com os seres humanos, os gatos têm um super olfato. O que é natural, visto que as células olfativas dos pequenos felinos são duas vezes maiores que as nossas. Além disso, os gatos têm dez vezes mais células olfativas do que nós. Assim, os gatos sentem os odores com particular intensidade. Mas quais são os cheiros que os gatos não gostam?

Cheiros desagradáveis para os gatos

Determinadas plantas, como a valeriana ou o catnip, provocam reações de entusiasmo e excitação nos gatos. É comum os pequenos felinos mordiscarem as folhas destas plantas ou até mesmo rebolar nelas. E por isso é que brinquedos com estas plantas fazem tanto sucesso.

No entanto, outras plantas têm efeitos opostos. Por exemplo, a planta Plectranthus caninus, também conhecida como Coleus canina ou ainda como “espanta gatos e cães” afasta os gatos devido ao seu cheiro intenso para os narizes sensíveis dos nossos patudos. Cães e coelhos também sentem o cheiro desta planta e tal como a maioria dos gatos, não gostam de se aproximar dela. Por outro lado, os seres humanos mal notam o cheiro da Coleus canina, apenas sentem um ligeiro cheiro a menta quando aproximam o nariz das folhas. O odor resulta de óleos presentes nas folhas e é particularmente forte durante o dia.

Manter o seu gato afastado das flores

O lugar de eleição do seu gato para fazer as suas necessidades é exatamente onde plantou flores ou vegetais? Então, coloque nessa zona a planta Plectranthus ornatus que é do mesmo tipo que a Plectranthus caninus. Esta planta também emite um odor forte e desagradável para o nariz dos gatos e, por iss,o ele vai evitar essa zona. Além disso, esta planta é geralmente inofensiva quer para as pessoas quer para os animais. Apenas quem sofre de alergias deve ter algum cuidado e evitar estar muito próximo da Plectranthus ornatus.

Cheiros que os gatos não gostam afastam-os de locais com flores
Plantas com odor forte ajudam a afastar os gatos.

Cheiros que os gatos não gostam: alfazema

Uma outra planta que os gatos não costumam gostar nada é a alfazema. As flores lilases emanam um aroma que tem um efeito calmante nas pessoas. Mas os gatos não são da mesma opinião, e geralmente afastam-se da alfazema. Claro que alguns pequenos felinos não se importam com o cheiro adocicado desta planta. Também neste caso é a presença de alguns óleos naturais que produzem o odor característico da alfazema.

Cuidado, planta venenosa!

Importante: Existem vários tipos de lavanda e alguns têm substâncias tóxicas para os gatos, podendo causar envenenamento. Por exemplo, a espécie Lavandula latifólia, conhecida como alfazema brava e a espécie Lavandula stoecha, conhecida como rosmaninho são venenosas para os gatos, podendo causar cãibras quando ingeridas. No entanto, é muito raro os gatos sofrerem envenenamentos com estas plantas, pois eles evitam-nas ativamente.

Gato jovem deitado numa tábua de madeira junto de plantas
Muitos gatos não apreciam o cheiro da alfazema, enquanto outros ficam indiferentes.

Cheiros que os gatos não gostam: visão geral

Nas nossas casas, quintais e jardins existem diversos cheiros desagradáveis para os gatos. Mas, pior que isso, algumas substâncias que deitam odores são extremamente tóxicas para os nossos pequenos felinos! Abaixo encontra um apanhado geral destes odores e substâncias.

Na cozinha, o alho, cebola, alho francês e cebolinho deitam um cheiro que os sensíveis narizes dos gatos sentem intensamente e que lhes é desagradável. Assim, é natural que quando estiver a cozinhar alguns pratos o seu gato se mantenha longe da cozinha.

É importante lembrar que estas plantas têm compostos de enxofre que são tóxicos para os gatos. Independentemente de estarem cozidas, cruas ou secas, se o seu gato comer uma delas ele pode ficar com diarreia, ter um aumento da frequência cardíaca ou mesmo ficar com anemia.

Muitos gatos não gostam dos cheiros fortes dos perfumes, óleos aromáticos e velas perfumadas. Além disso, também acham os aromas dos produtos de limpeza desagradáveis. Esta é uma informação importante que deve ter em conta ao limpar a caixa de areia do seu gato. Prefira sempre produtos de limpeza inodoros ou com aroma muito, muito suave.

A propósito das caixas de areia, contrariamente aos seres humanos, alguns gatos não gostam de areias perfumadas. Nesses casos, os gatos podem mesmo desistir de usar a sua caixa de areia e preferir fazer as suas necessidades num outro canto da casa.

O vinagre de maçã é considerado um produto saudável e nalguns casos usado como repelente de pulgas. No entanto, muitos gatos não gostam nada do cheiro a vinagre. Assim, antes de pulverizar o seu gato com uma mistura de vinagre de maçã e água como forma de desparasitação fale com o seu veterinário.

Muitas pessoas recorrem a remédios à base de plantas para aliviar sintomas de doenças ligeiras como, por exemplo, tosse ou congestão nasal. Assim, é comum encontrar óleos de eucalipto ou hortelã em pomadas, chás, xaropes para a tosse ou em sais de banho. Mas se tiver um gato, ele pode fugir de si a sete pés se sentir o cheiro destas plantas.

O odor destes medicamentos é desagradável para os pequenos felinos, o que faz todo o sentido porque estas plantas são tóxicas para os gatos. Se o seu gato ingerir folhas de eucalipto é provável que ele fique com diarreia, vómitos e que espume da boca. Assim, para evitar qualquer problema, o melhor é manter todo e qualquer medicamento fora do alcance dos seus animais de estimação.

Os gatos não costumam gostar do cheiro de citrinos, por exemplo, laranjas, limões ou limas. Alguns donos aproveitam-se disto para manter os seus pequenos felinos longe do sofá ou de outros locais da casa. Se quer evitar que o seu gato ande por cima de certos móveis basta pulverizar a zona com líquidos aromáticos e muito provavelmente tem o problema resolvido.

Por outro lado, não use produtos de limpeza com cheiro a citrinos quando for limpar a caixa de areia do seu gato.

Fumar faz mal à saúde das pessoas e dos gatos. Por um lado, o fumo dos cigarros incomoda os sensíveis narizes dos gatos, por outro lado, ao fumar ao pé do seu gato transforma-o num fumador passivo. O que na pior das hipóteses pode provocar um cancro de pulmão ao seu gato. Assim, se tem um gato e é fumador, fume no exterior e feche portas e janelas para que o fumo dos cigarros não entre dentro de casa.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes