Sons de gatos

Sons de gatos: o miar tem muitos significados

Miau! Este gato definitivamente quer alguma coisa. Talvez mais comida?

Os gatos produzem uma enorme variedade de sons que usam para exprimir os seus sentimentos. Os sons de gatos que melhor conhecemos são o miar, o ronronar e bufar. Neste artigo traduzimos o significado dos principais sons de gatos em linguagem humana.

Qual o significado dos sons de gatos?

Os gatos comunicam quer com a linguagem corporal quer através dos sons que produzem. Por exemplo, a cauda levantada significa confiança. Por outro lado, as pupilas dilatadas podem indicar alegria, mas também dor ou medo. E se o gato se agachar significa que se sente ameaçado. Outro meio de comunicação utilizado pelos gatos são os odores. Por exemplo, o conhecido comportamento de marcar território indica aos outros gatos a posse desse espaço. Por fim, os gatos também emitem uma grande variedade de sons para se exprimirem. Os especialistas denominam estes sons como vocalizações. Cada um dos sons de gatos tem um determinado significado. No entanto, o significado depende muito do contexto. Assim, para compreender o que o seu gato lhe está a dizer deve sempre ter em conta a situação em que se encontram.

Mesmo os gatos surdos aprendem a fazer os sons de gatos

Ao contrário das pessoas que aprendem a linguagem oral através da audição, os gatos surdos podem aprender na mesma alguns sons. Ou seja, aparentemente a capacidade de os gatos emitirem sons é inata e vai sendo aprimorada ao longo da vida.

Miau – um som com diversos significados

Se perguntar a uma criança como faz o gato, a resposta é com certeza miau! Assim, miau é o som mais característico dos gatos. Mas afinal o que é que significa o miado dos gatos? Na verdade o significado depende da situação. Os significados mais frequentes são:

  • "Eu ainda tenho fome."
  • "Brinca comigo!"
  • "Preciso de ajuda!"

O som do miado vai de um claro "mi" até um comovente miaaauuu. Além disso, cada pequeno felino desenvolve o seu próprio dialeto de miaus. Alguns gatos miam mais, outros menos. Isso depende da personalidade, mas também da raça. Por exemplo, os siameses são considerados gatos que falam pouco. Também o miar durante a noite tem diversas causas. Por exemplo, tédio ou fome. Mas o gato pode miar para comunicar um desconforto real em consequência de uma doença. Se o seu gato mia continuamente à noite, deve levá-lo ao veterinário.

Curiosidade: Sabia que os gatos adultos raramente miam para comunicar uns com os outros? Miar é uma forma de comunicação reservada aos gatinhos. Assim, quando os gatos miam eles estão a usar a sua linguagem de criança com os seus donos.

Ao ronronar um gato mostra que se sente bem

Ronronar – um sinal de bem-estar

O ronronar é um som único entre os sons de gatos. O barulho é muito parecido com o de um motor a trabalhar baixinho. E se o pequeno felino está a ronronar, é porque se sente bem. Por exemplo, os gatos ronronam quando recebem festinhas ou quando estão perto de comida que lhes agrada particularmente. Além disso, se um gato ronrona ao pé de outro está a dizer-lhe "Estou mesmo bem disposto!". Os gatos começam a ronronar com uma semana de idade e assim comunicam à mãe gata que está tudo bem. Também a mãe gata ronrona quando volta para junto dos seus gatinhos para lhes assegurar que não há problemas.

O sentimento de bem-estar transmitido pelo ronronar dos gatos também tem efeitos sobre as pessoas. Assim, ter um gato a ronronar ao colo é relaxante e de acordo com especialistas este som ajuda a baixar a pressão arterial.

Ronronar também pode indicar dor

Atenção: os gatos também ronronam quando estão muito ansiosos, quando sentem dores fortes ou quando estão a morrer. O ronronar nestas situações funciona como uma forma de relaxamento do próprio gato.

O chilrear ou trinado

O chilrear dos gatos é um som que mistura o miar e o ronronar com uma frequência específica. Geralmente, quando os gatos produzem este som estão a pedir algo aos donos. Trata-se de uma variação mais amigável e subtil do miar.

Como é que os gatos ronronam?

Os gatos conseguem ronronar em praticamente todas as situações e por várias horas seguidas se quiserem. Assim, um gato ronrona ao inspirar, expirar, ao comer, ao mamar ou ao dormitar. O processo físico pelo qual os pequenos felinos ronronam ainda não está completamente explicado. Alguns especialistas dizem que este som é produzido pelos músculos da laringe, que se expandem e estreitam a glote. Outros especialistas defendem que a produção deste som está diretamente ligada ao osso hioide, que se situa na garganta dos gatos. Uma terceira teoria considera que o ronronar é produzido pela vibração da pele situada perto das cordas vocais. Um facto curioso, nem todos os felinos ronronam corretamente. Só os gatos, linces, pumas e chitas conseguem realmente ronronar.

Os sons de gatos: Murmúrio

De vez em quando o seu gato faz um barulho parecido com um pombo? O simpático "mrrp" significa que o seu gato quer conversar e que está particularmente bem disposto. Assim, mrrp quer dizer "Olá! Que bom que estás aí!", ou "Estou aqui!" ou ainda pode querer dizer "Vem comigo!". Este som deve ser entendido como um cumprimento a pessoas e a outros gatos. A mãe gata murmura com intensidade quando os seus gatinhos voltam ao ninho. Além disso, alguns gatos machos murmuram romanticamente quando estão próximos da sua escolhida.

O uivar dos gatos

Um dos sons de gatos mais desconcertante é o uivar que os machos fazem quando disputam território. Trata-se de um som específico e inquietante aos ouvidos humanos, pois faz lembrar o choro desesperado de um bebé. O conflito e as vocalizações podem durar até meia hora, ou seja, até se iniciar a luta física ou até um dos gatos desistir. Os machos também usam os seus dotes vocais para "cantar" a uma gata no cio pela qual estão apaixonados.

Sons de gatos: Um gato muito zangado ou assustado mostra os dentes e bufa
Um gato muito zangado ou assustado mostra os dentes e bufa

Os sons de gatos a ter em atenção: bufar, sibilar, rosnar

Quando os pequenos felinos estão muito chateados ou se sentem seriamente ameaçados eles bufam. Para emitir este som os gatos abrem a boca, puxam o lábio superior para cima e mostram os dentes. Em seguida, arqueiam a língua até ao céu da boca e expiram com força. A expressão facial severa e o barulho do bufar significa claramente "Para!". Se o bufar não for o suficiente para afastar o inimigo, o gato tenta afastá-lo com sibilar forte, ou seja, o gato expele ar repentinamente e ao mesmo tempo emite um som alto e assustador. O rosnar é provavelmente o som mais sério de um gato, pois significa que ele está mesmo muito chateado. Se um gato rosnar é um aviso sério que a seguir segue-se uma patada.

Sons de gatos: o curioso tagarelar

Muitos gatos de casa fazem um barulho estranho, ou seja, tagarelam. A maioria dos gatos começam a tagarelar quando se sentam à janela e veem uma presa como por exemplo um pássaro. O chamado tagarelar assemelha-se ao bater dos dentes. Mas o que significa este som? Não há certezas, mas uma teoria considera que ao bater os dentes os gatos exercitam a mordida com a qual iriam abater a presa.

Uma outra teoria defende que o tagarelar indica frustração, pois o gato sabe que não consegue apanhar a presa apesar de esta estar à frente do seu nariz.

Os nossos artigos mais relevantes