A alimentação dos beagle This article is verified by a vet

São meigos, atentos, adaptam-se com facilidade e estão sempre bem-dispostos. Assim, são populares cães de família. O seu passado como cão de caça faz com que aproveite qualquer oportunidade para dar largas a esta sua paixão. Além de inteligentes, são animais teimosos e perseverantes. Em resultado destas características precisam de treino intensivo e consistente.

Os beagle são provavelmente originários de Inglaterra ou de França e terão sido criados a partir do cruzamento dos southern hound com os foxhound. A origem do nome "beagle" não está ainda esclarecida.

É provável que derive do termo em inglês antigo "bein", do celta "beag" ou do francês antigo "begh". Estas três palavras correspondem à palavra "pequeno" e eram usadas para designar as matilhas de cães pequenos.

Os beagle são cães de caça criados como cães de matilha, especificamente para rastrearem lebres e coelhos. Este instinto de busca e exploração corre-lhes ainda no sangue. Dentro do grupo dos cães de caça, os beagle distinguem-se por comerem de tudo e em grandes quantidades e sem mostrarem agressividade perante a comida. A sua tendência para comer em excesso pode explicar-se pelo facto de serem cães de matilha.

Desde o início – a alimentação saudável dos cachorros beagle

Os beagle são cães de médio porte e medem na idade adulta entre 33 a 40 cm de altura. Além disto, e de acordo com o tamanho e o sexo, pesam entre 9-18 kg.

Já que os beagle têm bastante apetite, é importante ajustar o valor energético dos alimentos desde tenra idade. Com a educação apropriada é possível ensinar-lhes bons hábitos alimentares e prevenir a obesidade. Porém, há quem diga que o melhor é alimentar um beagle com horários irregulares ou o animal cola-se ao dono bem antes da hora das refeições.

No fundo, cada dono deve encontrar o melhor método para si e para o seu patudo. E apesar das regras de educação estabelecidas, um beagle nunca deve ser deixado sozinho com comida ao seu alcance.

Em relação à alimentação de um cachorro beagle é importante considerar quantidades apropriadas e equilibradas de energia, minerais, oligoelementos e vitaminas. Os cachorros devem ser alimentados três a quatro vezes por dia e, após a mudança dos dentes, duas vezes por dia.

As recomendações alimentares dependem do peso atual do cão e do peso previsto na idade adulta. Para tal, use como referência o peso do progenitor do mesmo sexo. Além do mais, as quantidades dependem do nível de atividade do cachorro.

Qual a comida húmida indicada para o meu cachorro beagle?

Para cachorros beagle recomendamos a comida húmida zooplus Selection Junior.

Zooplus Selection Junior:

  • Para um crescimento harmonioso de cachorros e cães jovens
  • Cuidadoso processo de produção para a conservação dos nutrientes
  • Baixo teor de hidratos de carbono para um aporte de energia apropriado
  • Com óleo de linhaça, rico em ácidos gordos omega 3 e omega 6

E a ração para cachorros beagle?

Quanto à ração para cachorros beagle recomendamos a comida Concept for Life Medium Junior.

Concept for Life Medium Junior:

  • Fornecimento equilibrado de nutrientes para cachorros de raça média
  • Proporção equilibrada cálcio-fósforo
  • Elevada quantidade de proteínas altamente digeríveis
  • Vitaminas do complexo B, zinco e ácidos gordos omega 3 e 6 para pelo brilhante e pele saudável

Quantidades recomendadas para um cachorro beagle com nível normal de atividade

Peso atual
Peso final em adulto
Comida Quantidade aproximada (g/dia)
6 kg 13 kg Zooplus Selection Junior 670 g
6 kg 13 kg Concept for Life Medium Junior 210 g
10 kg 13 kg Zooplus Selection Junior 710 g
10 kg 13 kg Concept for Life Medium Junior 225 g

A quantidade recomendada de comida para cachorros deve ser dividida em várias doses diárias. Além do mais, deve haver sempre água fresca ao dispor do cão.

A alimentação dos beagle adultos

Logo que o beagle tenha chegado à idade adulta ou após a mudança dos dentes, comece a dar-lhe comida para cães adultos. Como já referimos, para estes cães é mais importante a quantidade do que a qualidade da comida. Na verdade, é bastante raro encontrar um beagle exigente com a comida. O comportamento alimentar dos beagle deve-se ao seu passado como cães de caça e de matilha.

Durante as caçadas os beagle gastavam uma enorme quantidade de calorias, que precisavam de repor depressa. Portanto, é da responsabilidade do dono garantir a boa constituição física do animal.

Os beagle são muito sociáveis e não gostam de estar sozinhos, pelo que pode levar o seu patudo para onde quiser. Precisam de muita atividade e entretenimento. Jogos de busca, truques e maintrailing são apenas algumas das opções - a inteligência e determinação dos beagle tornam estas aprendizagens possíveis.

Parte da dose diária de comida pode ser dada como recompensa durante o treino. É importante subtrair essa porção da dose diária. Croquetes da ração e snacks com pouca gordura são boas recompensas.

O tipo de comida que oferecer ao seu patudo depende, por um lado, da preferência do animal e, por outro, deve adaptar-se ao estilo de vida do dono. Todos os tipos de comida têm as suas vantagens. É também possível uma alimentação à base tanto de ração como de comida húmida. Experimente dar ao seu beagle comida húmida em casa e ração durante os treinos, por exemplo.

Em comparação com a da ração, o teor de humidade da comida húmida é maior. Ou seja, o animal sente-se mais cheio e saciado. O valor energético da comida húmida é menor. Além disto, a ingestão de líquidos é também superior na comida húmida.

A alimentação dos beagle adultos: comida húmida recomendada

Naturediet Adult

  • Disponíveis variedades monoproteicas
  • Com vegetais nutritivos e arroz de qualidade como fontes de hidratos de carbono
  • Sem aditivos artificiais

A ração tem algumas vantagens como recompensa durante o treino dos beagle. No entanto, as porções de ração oferecidas durante o treino devem ser deduzidas do total diário e não oferecidas como comida complementar. Assim, a alimentação dos beagle mais ativos pode basear-se em ração, pois o seu valor energético é superior ao da comida húmida. Por norma, a ração é mais barata, mais fácil de armazenar e produz menos resíduos de embalagens do que a comida húmida.

Ração recomendada para os beagle adultos

A ração Josera Nature Adult com salmão e batatas é a que recomendamos para os beagle adultos:

  • Com ingredientes de digestão fácil como salmão e batatas
  • Sem corantes, aromatizantes nem conservantes artificiais
  • Mistura de ervas e frutos suaves para o estômago
  • Sem cereais, soja, açúcar nem produtos lácteos

Quantidades recomendadas para um beagle adulto com nível normal de atividade

Tipo de comida Quantidade aproximada em g por 13 kg de peso
Naturediet Adult cerca de 535 g
Josera Nature Adult com salmão e batatas cerca de 180 g

Se combinar ração e comida húmida em partes iguais, as quantidades recomendadas são reduzidas para metade.

A alimentação dos beagle seniores

Os cães seniores têm necessidades diferentes dos mais jovens. O seu corpo sofre mudanças e também as suas exigências nutricionais se alteram. Tanto a redução do nível de atividade física e do metabolismo diminuem as suas necessidades energéticas.

Sendo assim, para que o animal não ganhe peso, recomendamos reduzir a quantidade de calorias da dieta. Além disto, os cães seniores perdem parte do olfato e do paladar, pelo que deve optar por alimentos mais saborosos.

Comida húmida recomendada para beagle seniores

Rinti Kennerfleisch Senior

  • Nutricionalmente adaptado com menos gordura para os cães seniores
  • Com fibras para regular a digestão
  • Com óleo de linhaça, rico em ácidos gordos omega-3

Ração recomendada para beagle seniores

Bosch Senior

  • Retarda o envelhecimento celular
  • Com complexo imunitário de mananoligossacarídeos e beta-glucanos para fortalecer o sistema imunitário
  • Relação equilibrada de ácidos gordos essenciais omega 3 e omega 6

Quantidades recomendadas para um beagle sénior

Tipo de comida Quantidade aproximada em g por 13 kg de peso
Rinti Kennerfleisch Senior cerca de 600 g
Bosch Senior cerca de 190 g

A alimentação dos beagle: snacks

Os ossos semi-húmidos Chewies são ótimos para os beagle como recompensas durante os treinos. Ricos em carne, são muito bem aceites pelos cães, pelo que são ideais para os treinos. É importante não esquecer que a quantidade de snacks deve ser deduzida do total da alimentação diária.

Os nossos artigos mais relevantes