Hamster teddy

Escrito por Sabrina Quente
hamster teddy em fundo vermelho

Os hamster teddy são hamster-sírios com pelo comprido e muita energia.

Por muito amorosos e fofinhos que os hamster-sírios sejam – os hamster teddy são simplesmente irresistíveis. Portanto, se conseguir parar de olhar para estas pequenas bolas de pelo por alguns minutos leia este artigo e fique a saber alguns dos factos mais importantes acerca destes animais e de como os ter de forma adequada.

Aspeto: qual a aparência do hamster teddy?

Os hamster teddy são uma subcategoria dos hamster-sírio. O que une estas duas espécies de hamster é o seu aspeto amoroso e os seus doces olhos redondos grandes. A diferença: os hamster teddy têm pelo comprido e felpudo. Não é por acaso que em inglês são chamados “teddy bear hamster”. Pois são, sem dúvida, os ursinhos de peluche das raças de roedores.

O pelo dos hamster teddy

O seu pelo macio pode ter cerca de seis centímetros de comprimento. Um olhar mais atento à textura do pelo permite distinguir entre fêmeas e machos. Os últimos têm pelo comprido por todo o corpo, enquanto as fêmeas têm pelo mais comprido nas costas e na zona posterior do que no resto do corpo.

Os hamster teddy de pelo comprido com pelo rex são chamados hamsters angorá. Portanto, além de terem o pelo comprido, a camada de subpelo é encaracolada. Assim, o pelo tem um aspeto mais volumoso e macio do que já tem no hamster teddy.

Regra geral, os hamster teddy são cinzentos, bege ou têm as cores selvagens típicas dos hamster – o pelo é cinzento-acastanhado e os animais têm uma risca dorsal escura que vai desde a cabeça até à cauda.

Qual o tamanho de um hamster teddy?

Os amorosos teddy fazem parte das espécies de hamster de tamanho médio. Então, o seu comprimento oscila entre os 12 e os 18 centímetros. Dependendo do tamanho, pode pesar entre 80 a 190 gramas.

Carácter do hamster teddy

Os traços de carácter dos teddys em pouco ou nada diferem de outras espécies de hamster:

  • Preferem tratar dos seus assuntos importantes, como comer, brincar e cuidar da sua higiene pessoal, ao entardecer e à noite.
  • Também os pode observar a encher as suas bochechas de hamster com iguarias, transportando-as para a sua casinha para a comer.
  • Os hamster têm uma necessidade incontrolável de se mexerem. Repõem as baterias durante o dia e são muito ativos durante a noite.
  • Por vezes, podem fazer algum barulho.
  • É por isto que estes amorosos hamster são animais domésticos ideais para pessoas que trabalham e notívagos que não deixam de apreciar animais teimosos.

Sabia que? Os hamster fazem parte do grupo de animais que hibernam no seu habitat natural. Quando domesticados, não hibernam, pois têm comida suficiente mesmo no inverno e não precisam de temer temperaturas geladas abaixo de zero.

Os hamster teddy podem ser domesticados?

Embora o pelo dos hamster de pelo comprido seja convidativo a muitas horas de festas e carícias, os pequenos roedores não são animais domésticos. Embora, após cuidadosa familiarização, se possam domesticar o suficiente para os poder pegar, nem todos os exemplares se prestam a isto.

Mesmo que tenha uma boa relação com o seu teddy, só deve tocar-lhe com maior proximidade para lhe cuidar do pelo ou transferi-lo para uma caixa de transporte.

Todos os hamster têm uma coisa em comum. Devido ao seu tamanho, são muitas vezes tidos de forma nada adequada à espécie. Devido ao seu tamanho, assume-se que os pequenos roedores não precisam de muito espaço. No entanto, os hamster teddy são verdadeiras bolinhas de energia que adoram cavar, brincar e aperfeiçoar a sua arte de brincar às escondidas.

Por este motivo, a casa do seu teddy deve ser grande o suficiente. Uma gaiola na qual o seu hamster possa levar uma vida saudável e feliz inclui, entre outras coisas, palha com uma determinada altura, uma casinha para se refugiarem, banhos de areia, troncos, acessórios para não se aborrecerem e, claro, tigelas e bebedouros para o seu bem-estar geral.

No nosso grande guia para hamsters irá encontrar tudo o que precisa de saber acerca do tamanho ideal e do equipamento necessário para a gaiola do seu hamster.

Programa de bem-estar para o pelo do seu teddy

Ter um hamster teddy de forma apropriada também inclui cuidar com muito carinho do pequeno roedor. No caso dos teddy, o foco deve estar no pelo. O seu pelo comprido atrai, magicamente, palha e sujidade. Se o seu hamster não se conseguir livrar sozinho destes elementos, terá que o ajudar ocasionalmente.

Portanto, passe cuidadosamente os dedos pelo pelo, sem pressionar ou puxar. Assim, consegue libertar  o pelo de corpos estranhos. E os efeitos positivos não se ficam por aqui. Ao pentear o animal com tanto empenho, está, ao mesmo tempo, a remover pelo solto. Em consequência, são menos os pelos que entram no sistema digestivo do hamster.

Posso ter hamsters teddy aos pares?

Tal como a maioria dos hamsters, os teddy são solitários. Portanto, viverem na companhia de outros animais da mesma espécie está fora de questão. Idealmente, não tenha quaisquer outros animais domésticos.

Estes amorosos roedores devem ingerir todos os nutrientes importantes. Portanto, é recomendável dar-lhes misturas de comida para hamster e suplementá-las com frescos. No que diz respeito aos alimentos frescos, este teddy de pelo comprido gosta de variedade.

Cereais, proteína animal, ervas aromáticas e vegetais satisfazem os desejos do seu teddy. Complemente os menus com alguns galhos naturais para ajudar o seu pequenote a cuidar dos dentes.

O nosso guia sobre hamsters dá-lhe informação detalhada acerca da alimentação dos hamster.

Os problemas de saúde dos roedores são muitas vezes sinónimo de problemas dentários. Além disso, os hamster teddy também têm tendência para problemas digestivos, devido ao seu pelo abundante. Para que o seu hamster se mantenha feliz, precisa de uma gaiola limpa, de uma alimentação apropriada à espécie e da ajuda do dono para cuidar do pelo.

Qual a esperança de vida dos hamsters teddy?

Se quer adotar um hamster há uma coisa que deve saber desde o início: a maioria das raças de pequenos animais não tem uma esperança média de vida tão grande quanto cães e gatos. Portanto, um tedy que tenha uma vida confortável e receba os cuidados de que necessita irá fazer parte da sua vida durante dois a três anos.

Ao comprar um animal doméstico, deve apenas dirigir-se a lojas de confiança e a criadores legítimos. Tome algum tempo para se informar acerca dos criadores e lojas disponíveis e mantenha-se longe de ofertas online. Assim, o melhor é conversar pessoalmente com um criador ou recolher informação numa associação protetora de animais.

Em relação a valores, um hamster teddy não lhe irá custar mais de 20 euros. No entanto, existem despesas adicionais, como, por exemplo, a gaiola e todo o seu equipamento e também as idas ao veterinário.

Origem: de onde são oriundos os hamster teddy?

Os hamster-sírio, grupo onde se incluem os hamster teddy, são oriundos do deserto sírio. No início do século XX, os hamsters passaram de hamsters selvagens do deserto a animais de estimação. Portanto, foi desta forma que surgiu a variante teddy de pelo comprido.

Conclusão: será o hamster teddy o animal doméstico ideal para mim?

Embora as dimensões e os custos de aquisição do hamster teddy de pelo comprido sejam reduzidos, a suas necessidades de movimento e as suas exigências de manutenção são expressivas.

Além disso, por mais fofinhos que sejam, os teddy não pertecem nas mão de crianças, mas sim num ambiente tranquilo. Portanto, se conseguir manter a distância do seu pequeno roedor e for tão notívago quanto ele, nada o impede de passar uns quantos anos felizes com o seu hamster.


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Os animais fazem parte da minha vida desde sempre. Nas minhas fotografias de criança tenho sempre um periquito na cabeça ou um gato ao colo. Há mais de 10 anos que escrevo sobre vários temas relacionados com animais, desde seguros de saúde até como é a vida com um gato. A minha gata Mimi está sempre ao meu lado e é a minha fonte de inspiração para muitos textos. Além disso, ela lembra-me sempre quando está na hora de fazer uma pausa.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.
4 min

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.