Hamster-sírio

Escrito por Sabrina Quente
hamster-sírio em cima de uma pedra

Embora o hamster-sírio tenha um aspeto muito amoroso e pareça pronto para receber mimos, não é bem esse o caso.

Entre as várias raças de hamster, o hamster-sírio é o mais famoso. Devido ao facto de ter um corpo compacto, tem fama de não precisar de muitos cuidados. Portanto, diz-se que é ideal para principiantes. Porém, estes pequenos roedores fazem grandes exigências aos donos. Leia este artigo e fique a saber do que se trata.

Aspeto: o que distingue o hamster-sírio

O corpo do hamster-sírio tem entre 12 a 18 centímetros de comprimento. Além de pequenos, são leves: pesam entre 85 a 150 gramas. Pertence ao grupo dos hamsters de tamanho médio. Pois, na verdade, algumas espécies de hamster são ainda mais pequenas. E outros são um maiores do que o hamster-sírio.

Estes amorosos roedores têm cauda e pernas curtas e pés pequenos. Os olhos e orelhas, por outro lado, são grandes. Afinal, os roedores são noturnos e, portanto, precisam de ter os órgãos sensoriais bem adaptados e a funcionar.

Quais as cores do pelo do hamster-sírio?

O pelo do hamster-sírio é normalmente suave, curto e creme. Mas o pelo no meio das costas e debaixo das orelhas costuma ser um pouco mais escuro.

No entanto, existem outras variantes de pelo e cores:

  • Albino (branco com olhos vermelhos e orelhas sem cor)
  • Champanhe (lilás-acinzentado)
  • Malhado com três cores
  • Cinzento com preto
  • Chocolate
  • Sépia (castanho-amarelado até bege com sombreado cinza)
  • Branco
  • Cor de canela

Dependendo das cores e do pelo, usam-se as seguintes designações para o hamster-sírio:

  • Malhado (manchas de cores diferentes)
  • Faixa branca (várias cores com uma faixa branca em redor do corpo)
  • Hamster siamês ou russo (com cores claras como os albino, com olhos vermelhos ou pretos)
  • Hamster cetim ou seda (o pelo é especialmente brilhante)

Carácter: o hamster-sírio é um notívago tímido

Se pretende adotar um hamster-sírio com a ideia de lhe fazer muitas festinhas, é melhor pensar duas vezes. Pois estes roedores não lhe poderão satisfazer esse desejo, embora se deixem tocar quando pegados com cuidado. No entanto, nunca perdem totalmente o medo do toque humano. Isto porque se habituaram a estar alerta aos inimigos que atacam desde o ar. E, infelizmente, é exatamente isso que uma mão a aproximar-se parece da perspetiva do hamster.

Será este hamster um animal indicado para crianças?

Por muito fofinhos que sejam, o hamster-sírio não é indicado para crianças. Afinal, quando os seus filhos vão dormir é quando estes noturnos animais despertam verdadeiramente. Então, cavam alegremente o seu material de cama, cuidam vigorosamente da sua higiene, saem do seu refúgio e estão prontos para a brincadeira. Pelo contrário, durante o dia, insistem em estar sossegados e não gostam de ser perturbados. Se assim não for, o mau humor noturno é inevitável.

Porém, crianças mais velhas são bem capazes de ter a paciência necessária para abordagens mais delicadas. Portanto, se os seus filhos se conseguirem adaptar às necessidades e períodos de descanso dos pequenos animais e manter a distância, não há nada de mal em comprar um hamster-sírio.

Ter um hamster-sírio: estes roedores são solitários?

Em ambiente selvagem, o hamster-sírio vive sozinho. Não apreciam a presença de outros hamsters no seu território e só os toleram excecionalmente durante a época de acasalamento.

O hamster-sírio deve ser mantido aos pares?

O hamster-sírio nunca largou a sua faceta de solitário, mesmo sendo um animal doméstico. Portanto, devem ser tidos sozinhos e nunca na companhia de um segundo hamster-sírio ou de outros animais de companhia. Se prefere ter vários hamster, o hamster-anão é uma espécie mais indicada os seus planos.

Estes pequenos animais precisam de muito ou pouco espaço?

Embora o hamster-sírio prefira estar sozinho, não se satisfazer com um "T1". Pelo contrário: prefere um alojamento de luxo com tanto espaço quanto possível. Porque o seu desejo por solidão é tão grande quanto a sua necessidade de atividade.

Percorrer grandes distâncias é algo que lhes está no sangue. Portanto, têm uma grande necessidade de correr. E a gaiola de um hamster-sírio deve corresponder a este desejo da melhor maneira possível. No entanto, uma roda não é suficiente. Além disso, permita que o seu hamster-sírio possa andar em liberdade com alguma frequência.

Atenção: Os hamsters não se inibem de roer cabos elétricos ou plantas que possam ser venenosas para eles com os seus dentinhos afiados. Portanto, tenha cuidado e certifique-se que a diversão não acaba mal. A melhor maneira de o fazer é criar uma zona separada no apartamento onde o seu hamster possa andar livremente e em segurança.

No nosso extenso guia acerca de hamsters, pode encontrar mais informação e dicas para ter o seu hamster de acordo com as exigências da espécie e também como limpar adequadamente a gaiola.

hamster-sírio a espreitar na abertura da gaiola
Os hamster-sírio têm grande necessidade de se movimentarem. Portanto, precisam de gaiolas com bastante espaço.

Alimentação: o que come o hamster-sírio?

A dieta do seu hamster-sírio deve ser equilibrada e variada. Deve ser, simultaneamente, uma fonte de nutrientes e de cuidados dentários para o pequeno animal. Portanto, procure oferecer ao seu pequeno animal apenas comida de excelente qualidade.

A comida ideal para o seu hamster-sírio deve ter ingredientes de origem animal e vegetal. Pode optar por comprar comida pronta ou pode ler o nosso artigo sobre hamsters e planear a refeição perfeita para o seu roedor. O ingrediente mais importante: água fresca disponível a qualquer hora do dia.

Os hamster-sírio precisam de duas colheres de chá de ração por dia. Em nenhuma circunstância devem ter ao dispor quantidades ilimitadas de comida. Porque estes gulosos têm tendência para o excesso de peso.

O que podem comer?

Embora os hamster não sejam exigentes em relação à comida, existem certos alimentos que não devem comer. Aqui se incluem, entre outros, os seguintes:

  • Restos de comida
  • Doces
  • Frutos secos gordos
  • Pão
  • Cebola
  • Frutos de caroço
  • Guloseimas com açúcar

Saúde: quanto tempo vive um hamster-sírio?

A esperança média de vida de um hamster-sírio saudável situa-se entre os dois e três anos. Para que tal aconteça, existem certos pré-requisitos: as necessidades da espécie devem ser respeitadas e, acima de tudo, a dieta dos roedores não deve conter açúcar e ser pobre em gorduras. Estas são as bases para uma saúde robusta e para uma vida longa.

Além disto, também é importante evitar que os hamster se magoem. Uma roda demasiado pequena, cabos espalhados pelo apartamento ou em cantos, convidando o animal a trepar são bastante perigosos. Podem magoar-se com gravidade ou cair.

Portanto, quando o seu hamster estiver fora da gaiola é fundamental estar sempre atento. Além disso, deve observar a sua linguagem corporal e aspeto diariamente.

Compra: as despesas com que deve contar

Se quer comprar um hamster-sírio, não deve deixar-se deslumbar pelo preço reduzido de um exemplar da espécie. Porque a compra por si não satisfaz todos os requisitos para uma vida apropriada à espécie.

Quanto custa um hamster-sírio?

Um hamster-sírio custa em média apenas 10 euros. Mas é claro que o seu pequeno companehiro quer viver numa gaiola bem equipada e precisa também de comida de elevada qualidade todos os dias.

Der reine Anschaffungspreis für Goldhamster liegt im Schnitt bei nur 10 Euro. Doch natürlich möchte Ihr goldiger Gefährte in einer schönen Hamsterunterkunft leben und benötigt außerdem täglich hochwertiges Futter.

  • Os custos de manutenção de um hamster-sírio saudável rondam os 200 euros por ano.
  • As despesas com o equipamento básico estão avaliados entre 200 a 300 euros.
  • Com idas frequentes ao veterinário, os custos aumentam em conformidade.

Se o seu hamster-sírio se mostrar saudável desde o início, os as despesas veterinárias são normalmente limitadas. Para encontrar e adotar um hamster-sírio saudável e feliz, deve confiar em criadores de confiança ou na experiência dos funcionários das lojas de animais.

Um sinal de que o seu hamster vem de boas mãos: por consideração à natureza notívaga dos animais, a venda só acontecerá ao final da tarde.

Origem: como é que o hamster-sírio se tornou um animal doméstico?

O hamster-sírio (nome científico: Mesocricetus auratus) pertence ao género dos Mesocricetus. O seu nome deve-se, então, ao facto de serem oriundos de uma pequena região fronteiriça entre o norte da Síria e o sul da Turquia.

Estão sobretudo concentrados no planalto de Aleppo, usado para agricultura. Nesta zona agrícola fértil, apesar de serem animais noturnos, é possível observar as fêmeas a procurar comida durante o dia. Porém, os roedores passam a maior parte do tempo debaixo de terra em passagens tubulares, onde percorrem grandes distâncias.

Curiosidade: o hamster-sírio é um animal de estimação bastante recente. Foi apenas em 1930 que o zoológo Israel Aharoni trouxe um hamster-sírio selvagem do deserto sírio para casa. Na verdade, os animais que encontrou são ainda atualmente considerados os progenitores dos nossos hamsters domésticos.

Conclusão: ter ou não ter um hamster-sírio?

Tendo em conta que o hamster-sírio é um animal pequeno e barato, muitas pessoas acreditam que são perfeitos como o primeiro animal de estimação para crianças. No entanto, o foco deve estar nas necessidades dos animais. A rotina diária do hamster-sírio encaixa-se melhor no estilo de vida de adultos que trabalham. Mas também idosos podem descobrir nos hamsters os companheiros ideais, sobretudo se a ideia de passear diariamente um cão lhes parece muito exigente.


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Animals have accompanied me for as long as I can remember - there is hardly a child's photo without a budgie on my head or a cat on my lap. For more than ten years, I have been writing as an editor about various topics ranging from health insurance to cat ownership. Always with me: my cat Mimi, who is the best source of inspiration for many texts and knows when it's time for a break from writing.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.
9 min

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.