Ter tartarugas-almiscaradas: o que deve ter em conta?
As tartarugas-almiscaradas são consideradas fáceis de manter e, portanto, são indicadas para principiantes. No entanto, para que a sua tartaruga-almiscarada se sinta realmente confortável, é necessário corresponder às suas necessidades básicas.
Imperativo: ter as tartarugas-almiscaradas sozinhas
As tartarugas-almiscaradas adultas são solitárias e não querem partilhar o tanque com outros exemplares da espécie. Somente animais jovens se dão bem uns com os outros.
Assim, os machos devem ser tidos sozinhos ou tornam-se agressivos. Ter duas fêmeas no mesmo espaço pode, em determinadas circunstâncias, resultar. Mas são exceções à regra.
Tamanho do tanque e nível da água
As tartarugas-almiscaradas sentem-se bem em aquários relativamente pequenos. Para um Sternotherus odoratus adulto vai precisar de um tanque de água doce de, pelo menos, 112 litros (aproximadamente 80 x 40 x 40 centímetros). Naturalmente, a sua tartaruga aquática também será feliz num tanque maior, com uma configuração variada.
Animais jovens, por outro lado, precisam de menos espaço. Os especialistas recomendam optar por tanques mais pequenos para tartarugas-almiscaradas jovens, porque, se assim não for, será difícil encontrá-las. Para exemplares com carapaça entre os quatro e os cinco centímetros, um aquário com 25 litros de volume (40 x 25 x 25 cm) é suficiente.
Já para tartarugas-almiscaradas adultas, os especialistas recomendam um nível de água de 30 centímetros, no mínimo. Ao ir habituando gradualmente os animais, um nível de água de 60 centímetros também é possível.
Para manter a sua tartaruga-almiscarada saudável, também vai precisar de um filtro de dimensões adequadas. Deste modo, a água está sempre límpida.
Temperatura da água
As tartarugas-almiscaradas contam com uma área de distribuição bastante extensa. Podem ser encontradas desde o sudeste dos EUA até à zona sudeste do Canadá. Portanto, a temperatura da água adequada para estes animais é diferente.
No caso da tartaruga-almiscarada comum, os especialistas recomendam que a água esteja entre os 22 e os 26 graus Celsius.
No entanto, durante o período de hibernação de cerca de três meses, a água deve, em qualquer caso, estar mais fria. Animais oriundos do norte exigem temperaturas entre os quatro e os cinco graus Celsius. Por outro lado, exemplares do sul hibernam com a temperatura da água entre os dez e os 15 graus.
Iluminação
Ter uma tartaruga-almiscarada de acordo com as necessidades da espécie significa também proporcionar-lhe suficiente luz e calor. Como répteis cuja temperatura corporal varia com a do meio ambiente, não têm a capacidade de produzir calor por eles próprios. Portanto, estão dependentes do calor do exterior e precisam de uma zona "ao sol" bem iluminada.
Ter tartarugas-almiscaradas em lagos de jardim
As tartarugas-almiscaradas comum também pode ser tidas em lagos de jardim durante o verão. Certifique-se de que as margens são pouco profundas e de a cerca é apropriada, para impedir que o animal se perca. Em situações de mau tempo, no entanto, irá precisar de um potente aquecedor de aquário para que a água no lago não fique demasiado fria.