Pode ter caranguejos ermita tanto em aquários ou terrários (paludarium). No entanto, as dimensões mínimas do espaço devem ser de 80 x 40 x 40 centímetros, mas, naturalmente, quanto maior, melhor!
Valores recomendados de temperatura e humidade
Para dar aos seus caranguejos ermita as condições de vida adequadas, deve manter a temperatura e humidade determinados níveis. Assim, a temperatura deve situar-se entre os 26°C e 28°C e nunca deve estar acima de 30 °C por muito tempo. À noite, baixe a temperatura do ar para os 21 °C. Neste caso, não deixe que a temperatura fique abaixo desse valor por muito tempo. A forma mais simples de manter a temperatura sob controle é instalar um termômetro no terrário.
No que se refere à humidade, esta deve situar-se entre 70 e 90 por cento. Para tal pode borrifar o terrário. No entanto, verifique regularmente o espaço onde vivem os caranguejos para ter a certeza que não se forma bolor. De forma a ter a certeza de que a humidade dentro do espaço onde vivem os seus caranguejos-ermita está dentro dos valores adequados instale um higrômetro.
Qual o melhor substrato para os caranguejos-ermita?
Pode usar cascalho, areia, húmus e casca de pinheiro para cobrir o chão do terrário, certificando-se que este material tem uma altura de pelo menos dez centímetros. Os seus caranguejos-ermita vão divertir-se a escavar e a madeira ajuda a reter a humidade. Por fim, pode também instalar uma lâmpada de luz vermelha para manter o terrário aquecido.
Importante: os caranguejos-ermita são excelentes alpinistas e, por isso, encontram com facilidade uma saída se viverem num terrário pouco protegido. No entanto, escalar faz parte do comportamento natural destes animais, assim, coloque pedras, raízes ou tapetes de coco no terrário e assim os caranguejos podem escalar em segurança.
Água e plantas
Os caranguejos eremitas terrestres gostam muito de ter água por perto. Assim, coloque uma tigela com água doce para eles beberem e humedecerem as brânquias. Uma tigela de água salgada também não deve faltar, visto que os caranguejos absorvem nutrientes importantes, por exemplo, cálcio através desta água.
As plantas devem também estar presentes na casa dos seus caranguejos-ermita visto que oferecem esconderijos e são uma zona de brincadeira. Quase todas as plantas livres de poluentes que estejam adaptadas às condições climáticas do terrário são adequadas. Assim, pode colocar por exemplo, samambaias ou musgo. Uma tigela com um osso de choco é também bastante útil como uma fonte de cálcio.
Conchas de caracóis
Os caranguejos-ermita crescem ao longo da vida e é por isso que mudam de exoesqueleto de tempos em tempos. O exoesqueleto tem a importante função de proteger o corpo dos caranguejos contra ameaças externas. Assim, não se esqueça de pôr à disposição dos seus caranguejos casas de vários tamanhos, como conchas de caracóis.