A gata e a sua ninhada
O nascimento de novos gatinhos é uma experiência emocionante e tão especial que nenhum criador pode perder. Porém, com poucas exceções, as pessoas pouco ou nada interferem no parto. As gatas dão à luz os seus bebés com tanta naturalidade, que é como se não fizessem outra coisa! Sentar-nos e ir falando com a gata é a única coisa que nós, humanos, podemos fazer. Do mesmo modo, os veterinários só devem ser chamados em caso de complicações.
Como saber se a minha gata está grávida?
O nascimento dos gatos
Chegado o momento do parto, decorrem aproximadamente duas horas entre as contrações e o nascimento do primeiro bebé. Fale com a sua gatinha e acaricie-a. Cada gatinho precisa apenas de alguns minutos para sair do ventre materno. No entanto, o tempo que medeia entre cada nascimento pode ser superior a uma hora.
Nascido o gatinho, a mãe lambe-o de imediato de forma a limpar o líquido amniótico e estimular a sua respiração. Depois de expelida a placenta, a gata morde o cordão umbilical e ingere a placenta. Embora não nos pareça particularmente apetitosa, a verdade é que é rica em nutrientes.
Por norma, a gata dá à luz entre três a cinco gatinhos. Uma vez nascidos todos os elementos da ninhada, começa a batalha pela comida. Assim, cada animal luta por assegurar para si uma teta, defendendo-a vigorosamente como sua propriedade durante todo o período de amamentação.