Insolação em gatos This article is verified by a vet

insolação_gatos_1

Temperaturas elevadas podem causar mal estar aos gatos e no pior dos casos uma insolação.

Com o verão chegam também as temperaturas altas. E se nós tomamos bebidas frescas e podemos dar um mergulho para refrescar, os gatos não. Por isso, o calor e sol em excesso podem tornar-se um problema para os gatos. Aqui explicamos como identificar a insolação em gatos e como ajudar o seu pequeno felino.

Como identificar a insolação em gatos

Felizmente existem alguns sinais que indicam que o seu gato não está a lidar bem com o calor. Os principais sintomas de insolação grave, ou seja, que pode ser fatal para o seu gato ou outros animais de companhia são:

  • Aumento da frequência respiratória. Nesses casos os gatos passam a respirar pela boca.
  • Fraqueza geral, exaustão e falta de vontade de se mexer. Muitos gatos ficam também muito inquietos.
  • Os gatos podem apresentar vómitos.
  • Sintomas graves que indicam que o gato pode ter entrado em estado de choque: mucosas pálidas, aumento da pulsação cardíaca, respiração superficial.
  • Aumento da temperatura corporal acima dos 40 graus.

Como intervir em caso de insolação?

Se o seu gato apresenta sintomas de insolação deve agir rapidamente, pois, sem ajuda, o seu pequeno felino corre perigo de vida.

E felizmente existem algumas medidas simples de primeiros socorros que os donos devem adotar para ajudar o seu gato. No entanto, em primeiro lugar é importante manter a calma. O pânico dos donos é facilmente percecionado pelos gatos que ficam ainda mais ansiosos. E infelizmente, o stress também provoca um aumento de temperatura, ou seja, tudo o que quer evitar.

Assim, com calma, procure um local fresco e à sombra e leve para lá o seu gato. Em seguida dê-lhe água fresca para beber. O passo seguinte é arrefecê-lo ativamente. Para isso envolva o seu pequeno felino em toalhas molhadas ou dê-lhe um banho com muito cuidado. Com estas medidas a humidade da pele evapora e o corpo fica numa atmosfera mais fresca.

Gato malhado a ofegar. A insolação em gatos manifesta-se por um ofegar intenso.
Os gatos não transpiram, por isso eles geralmente ofegam para arrefecer o corpo. Assim, um ofegar intenso é um sinal de insolação.

Quando é a altura de ir ao veterinário?

Se o estado geral do seu gato não melhora ou se ele mostrar sinais de estar em estado de choque deve ir com ele ao veterinário. Nesse caso certifique-se de que o gato está num ambiente fresco durante o percurso até ao consultório. Por exemplo, cubra-o com toalhas molhadas.

No consultório o veterinário tem os equipamentos necessários para monitorizar o estado do seu gato e de estabilizar a circulação. Geralmente, os veterinários fazem um tratamento de fluidoterapia subcutânea ou intravenosa para tratar a insolação em gatos. Além disso, os veterinários usam mantas e tapetes refrescantes para ajudar o corpo do gato a arrefecer. Por fim, como uma insolação em gatos pode ter consequências trágicas, o veterinário mantém o gato sob observação até todos os parâmetros vitais estarem estáveis.

O que é uma insolação?

Em termos médicos, uma insolação é uma situação que resulta da exposição prolongada ao calor. Nestes casos os mecanismos de arrefecimento natural do corpo não conseguem agir atempadamente com consequências graves. Considera-se uma insolação quando a temperatura corporal do gato sobe acima dos 40 graus, provocando alterações no sistema circulatório.

Como é que o organismo dos gatos controla a temperatura?

A temperatura corporal, quer nos gatos, quer nas pessoas é controlada pelo hipotálamo, que se situa no cérebro. Espalhados por todo o organismo existem recetores especializados que indicam ao hipotálamo qual a temperatura interna do corpo. Em seguida, o hipotálamo compara a temperatura medida com a temperatura ótima. Quando a temperatura interna e a temperatura ótima não correspondem, o corpo adota então mecanismos à disposição para corrigir esta situação.

Temperatura interna muito baixa

O corpo produz calor através de um aumento da atividade interna, por exemplo, o corpo produz arrepios.

Temperatura interna muito alta

Os gatos ofegam, procuram locais à sombra ou lavam o pelo para o humedecer. Estes comportamentos permitem aos gatos baixar a temperatura corporal.

Causas da insolação em gatos

Para conseguir evitar uma insolação no seu gato é importante saber como é que problema surge. As duas principais causas de insolação são:

  • Permanecer por longos períodos de tempo em locais com temperatura muito elevada, sem possibilidade de sair. Os carros são os locais típicos.
  • Fazer um esforço físico intenso num local em que não é fácil perder calor. Esta situação acontece tipicamente em locais de elevada humidade no ar.

Os gatos transpiram?

Existem essencialmente dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e apócrinas. Enquanto as glândulas sudoríparas écrinas controlam o equilíbrio térmico, a principal função das glândulas sudoríparas apócrinas é a produção de odores.

Os gatos, contrariamente a nós humanos, praticamente só têm glândulas sudoríparas apócrinas. As glândulas sudoríparas écrinas encontram-se na pele do nariz que não tem pelos, nas almofadas das patinhas e entre os dedos. Assim, sendo poucas e com uma localização muito específica, estas glândulas pouco podem fazer para regular a temperatura corporal.

Como evitar a insolação em gatos?

Importante: Mesmo com temperaturas à volta dos 20 graus, a temperatura dentro de um carro atinge rapidamente valores muito elevados independentemente das janelas estarem ou não abertas. Assim, os gatos, cães ou outros animais não podem ficar muito tempo dentro do carro.

Nos dias quentes é importante que os seus gatos tenham sempre água fresca à disposição. Além disso, se possível feche, por exemplo, os estores da sua casa. Locais escuros são mais frescos e confortáveis para os gatos quando está muito calor. Para incentivar o seu gato a beber água pode usar um bebedouro fonte, assim evita também que ele fique desidratado

Os tapetes refrescantes ou, em alternativa, toalhas ou mantas húmidas são também excelentes formas de ajudar o seu gato a manter-se fresco. Por fim, se o seu gato sofre muito com o calor fale com o seu veterinário sobre a possibilidade de lhe fazer uma tosquia, visto que nem todas as raças de gatos devem ser tosquiadas.

Dicas para combater a insolação nos gatos

Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?