A gravidez nas gatas This article is verified by a vet

Um sinal de gravidez nas gatas é o aumento do tamanho da barriga.

A barriga da sua gata cresceu de repente? É um sinal de que pode estar grávida

Tem uma gata grávida em casa? Nesse caso, parabéns! Esperamos também que os próximos meses sejam calmos e até divertidos. Neste artigo explicamos os aspetos mais importantes sobre a gravidez nas gatas e como apoiar a sua gata até o seu grande dia.

Primeiros sinais de gravidez

Se decidiu e planeou acasalar a sua gata já está à espera das primeiras alterações no seu corpo. No entanto, há que esperar entre 15 e 18 dias antes de as maminhas da sua gata começarem a inchar ligeiramente e adquirir uma cor rosada.

5 semanas após o acasalamento a barriga dela já se nota. Nesta fase a sua gata precisa de uma quantidade superior de nutrientes, quer para si mesma, quer para os seus gatinhos. Assim, é natural que ela coma mais e que aumente de peso em cerca de 2 quilos até ao fim da gravidez.

Tal como as mulheres grávidas, também as gatas podem sentir enjoos durante a gravidez. Como seria de esperar, é igualmente possível que a sua gata vomite algumas vezes.

Muitos donos também reportam alterações no comportamento da sua gata durante a gravidez. Assim, algumas gatas tornam-se mais carentes e seguem os donos para todos os lados. Já outras preferem afastar-se e nem se quer gostam de receber miminhos.

Os veterinários acompanham a gravidez nas gatas através de exames

Como ter a certeza de que uma gata está grávida?

Se a sua gata não se comporta como habitualmente e se tem a barriga maior é provável que esteja grávida. No entanto, para ter a certeza de que o acasalamento foi bem-sucedido a sua gata tem que ser examinada por um veterinário.

A partir da terceira semana de gravidez, o veterinário consegue ter praticamente a certeza de que a gata está gravida através de uma ecografia. Durante o exame, é possível identificar os batimentos cardíacos dos gatinhos separadamente.

Após 40 dias de gravidez o veterinário consegue estimar quantos gatinhos a sua gata terá através de um raio X. No entanto, um gatinho maior pode esconder outros irmãos. Assim, o veterinário raramente pode dizer com total certeza quantos gatinhos vão nascer. Um exame de raio X é também muito útil para avaliar a saúde dos gatinhos e da própria mãe. Com o raio X é possível verificar se há acumulação de ar na gata ou malformações nos gatinhos.

Quanto tempo dura a gravidez nas gatas?

Independentemente da raça, os gatos atingem a idade fértil entre os 4 e os 12 meses de idade. Além disso, visto que contrariamente ao que se passa com as cadelas, as gatas têm o cio a cada 2 ou 3 semanas podem ter até 3 ninhadas por ano.

Uma gata tem os seus gatinhos entre 64 e 69 dias depois da conceção. Em média o parto dá-se ao 66º dia.

Cuidados a ter com uma gata grávida

A gravidez consome imensa energia à gata. Assim, nesta fase ela precisa de uma atenção e cuidados especiais. De forma a garantir que a gravidez da sua gata é calma e que os gatinhos se desenvolvem bem, siga as seguintes dicas:

  • Deve dar miminhos e festinhas à sua gata sempre que ela pedir.
  • Evite dar grandes festas em casa quando a sua gata estiver grávida. Evite também fazer grandes alterações na rotina familiar, por exemplo, se possível não mude de casa nesta fase.
  • Uma gata grávida deve fazer algum exercício físico. No entanto, não exagere.
  • Dê-lhe espaço para ficar sozinha sempre que quiser.
  • Lembre-se que as necessidades energéticas da sua gata quase duplicaram. Assim, certifique-se que ela ingere calorias em quantidade suficiente. Certifique-se também que as proteínas da sua comida são de elevada qualidade. Assim está a cuidar da saúde da sua gata e da ninhada.
  • Leve-a regularmente ao veterinário. Além disso, vacine e desparasite a sua gata e se possível o gato com o qual ela vai acasalar, antes da gravidez.

Na loja online zooplus para gatos encontra ração para gatos adequada a gatas grávidas.

Complicações: quando é a altura de ir ao veterinário?

Regra geral as gatas não têm problemas durante a gravidez. No entanto, podem sempre acontecer surpresas. Por exemplo, a gata pode recusar-se a comer. A gata pode também apresentar um corrimento vaginal com sangue. Nestes casos uma visita o veterinário é imprescindível.

Além disso, se a sua gata for iniciar um tratamento médico deve informar o veterinário antecipadamente da gravidez. Certos medicamentos podem ter um impacto negativo na gravidez e nos gatinhos por nascer.

Uma gata grávida deve ficar separada dos gatos machos?

Apesar de grávida, uma gata ainda pode engravidar de um outro macho. Isto deve-se ao facto de o ato de acasalar desencadear automaticamente a ovulação nas gatas. No entanto, os gatinhos do segundo acasalamento são geralmente mais fracos e podem mesmo morrer antes do nascimento. Assim, é importante que uma gata grávida não tenha contato com outros machos durante as 3 primeiras semanas de gravidez.

Para saber tudo sobre o nascimento dos gatinhos leia o nosso artigo o nascimento de gatos.


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?