Arranhadores para gatos vs. Postes arranhadores

Arranhadores ou postes arranhadores?

O mercado tem uma oferta diversificada, desde simples tábuas até tapetes para arranhar, desde postes até arranhadores de todos os tamanhos. Mas qual é a melhor opção para o seu gato? Arranhadores ou postes arranhadores? Em suma, é importante que o seu gato satisfaça a necessidade de afiar as unhas. Os arranhadores de vários tipos e tamanhos têm vantagens e desvantagens.

Porque têm os gatos a necessidade de arranhar?

Arranhar é uma necessidade básica para os felinos. Não só os gatos domésticos, mas também os gatos de exterior precisam de arranhar algo para aparar as unhas. Além disso, o gato marca o seu território ao arranhar um determinado espaço. Os traços que ficam à vista enviam uma mensagem muito clara: aqui vivo eu. As almofadinhas das patas são um dos pontos onde se encontram as glândulas odoríferas que segregam uma hormona de bem-estar. Ao arranhar, cada bichano deixa o seu próprio cartão de visita.

Quando temos um gato em casa, tão importante como o comedouro e bebedouro e ainda a caixa de areia é ter um objeto para o animal afiar as unhas. Se o gato não tiver a possibilidade de satisfazer esta necessidade da espécie nalgum objeto criado especificamente para esse fim, ele vai ter de recorrer a móveis e sofás. Este não é um comportamento de rebeldia do felpudo. Ele simplesmente não tem outra forma de satisfazer os seus instintos inatos!

Que tipo de arranhador é mais adequado para o meu gato?

Quem gosta de gatos e vive num pequeno apartamento, muitas vezes duvida que os gatos possam ser felizes num espaço assim. Mas temos boas notícias: para o bem-estar dos gatos, não é o número de metros quadrados que conta, mas sim o uso que se faz do espaço existente. Os arranhadores grandes podem oferecer ao gato a chamada "terceira dimensão": muitas plataformas com a oportunidade de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Num trepador, o gato não só pode satisfazer a necessidade de arranhar, mas também pode brincar, fazer a sesta ou observar toda a zona envolvente. Os arranhadores grandes são perfeitos para lares onde há vários gatos e muito ativos! Os trepadores pequenos dão ao gato menos oportunidades de satisfazer o instinto. Há uma variedade de postes arranhadores que incluem uma plataforma, mas nestes o gato não pode subir tão alto como acontece nos trepadores que vão do chão ao teto. Há muitas tábuas e tapetes que são facilmente aplicáveis numa parede e que, assim, oferecem ao seu gato a oportunidade de se esticar e de arranhar a seu bel-prazer. Porém, nestas opções não há oportunidade de subir e observar tudo em volta a partir de cima.

Por esse motivo, os tapetes e as tábuas de arranhar exigem muito menos espaço do que a maioria dos trepadores. E, por isso, são particularmente adequados para os amantes de gatos que vivem em espaços pequenos. Embora o gato não possa subir verticalmente, sempre que for possível combinar outros pontos de vista e outras opções de brincadeiras, qualquer móvel para arranhar e que proporcione economia de espaço pode igualmente estar apropriado à espécie! Outra opção, por exemplo é o dono reservar uma estante só para o seu gato, aplicando uma almofada aconchegante e definindo aquele como o espaço do bichano, para ele se aninhar e relaxar.

O design

Quando o dono se empenhou de alma e coração na decoração da casa, pode acontecer que um trepador não encaixe no seu conceito de design. Mas já não tem de se preocupar porque existe uma vasta oferta de modernos trepadores, arranhadores, tábuas e tapetes de arranhar que ficam bem em qualquer casa.

A decisão: arranhador ou poste arranhador

Tábua para arranhar, poste arranhador, tapete para arranhar ou trepador? A decisão depende inteiramente das suas preferências pessoais e das do seu gato. O seu felpudo é muito ativo ou é calmo? O seu gato gosta de trepar ou aprecia mais poder dormir? Muitas vezes, um olhar mais atento ao seu lar também ajuda: há alguma área que não é utilizada e que poderia ser o sítio ideal para um trepador? É mais importante que o novo acessório para arranhar encaixe bem com todo o espaço envolvente ou que seja antes um objeto economizador de espaço?

Desejamos ao seu gato muita diversão, a arranhar, a escalar, a brincar e a fazer a sesta!

Os nossos artigos mais relevantes