Appaloosa

Escrito por Sabrina Quente
cavalo appaloosa a correr no campo

Com o seu pelo malhado, esclera branca visível e cascos listrados, o appaloosa é simplesmente inconfundível.

A appaloosa é mais conhecida como uma raça de cavalos de origem nativo-americana. Além da fascinante história por detrás da sua origem, estes cavalos de pelo malhado têm outras características especiais. Conheça estes animais únicos e descubra o que faz dos appaloosa cavalos de família e de lazer tão populares.

Qual o aspeto de um appaloosa?

Os appaloosa, carinhosamente chamados appi, são uma raça de cavalos bem musculosa de sangue quente. O seu porte é atlético e a altura oscila entre 1,42 e 1,62 metros.

O seu dorso curto, a garupa inclinada e fortemente musculada e cascos profundos conferem-lhe uma base sólida.

A linha do seu nariz é elegante e direita. As orelhas são de tamanho médio e os olhos encontram-se bem afastados.

Os cavalos appaloosa contam também com várias particularidades visuais que os distinguem. É possível reconhecer de imediato um appaloosa a partir das seguintes três características típicas:

  • Esclera branca visível
  • Pele malhada em zonas da pele sem pelo
  • Cascos com listras verticais em resultado das manchas do pelo

Variedade de cores nos appaloosas

Além de diferenciadoras, as cores da pelagem dos appaloosas são também particularmente variadas. Então, há um total de sete categorias usadas para descrever os padrões de pelo e 14 cores de base. Para complicar ainda mais as coisas, as manchas na pele nem sempre correspondem às manchas do padrão do pelo.

Apesar disso, determinar a cor de base é um verdadeiro desafio. Na verdade, a designação da cor de um cavalo nem sempre corresponde à cor predominante em termos de extensão. A cor da cabeça, pernas e das zonas do corpo de pelo comprido também determinam a cor de base.

A propósito de manchas, muitos dos appaloosa são cavalos manchados, cobertos em parte ou na totalidade por pintas. Porém, existem também animais unicolores. O seu pescoço é preto e o dorso totalmente branco ou com pintas, parecendo, então, que têm uma manta nas costas. À exceção do cinzento, todas as cores são permitidas.

cavalo appaloosa de perfil
Os cavalos appaloosa são considerados especialmente amigáveis e calmos.

Carácter dos appaloosa: como se comportam estes cavalos?

Ter um appaloosa é ter a seu lado um companheiro fiável e calmo. Mas apesar da sua aparência colorida e estimulante, a personalidade destes cavalos é equilibrada. E apesar de tranquilos, são muito atléticos e com uma enorme capacidade de resistência.

São considerados cavalos extremamente versáteis e orientados para as pessoas. É por este motivo que são tão populares como cavalos de família, entre outras coisas. Graças ao facto de serem tão recetivos em relação às pessoas, são animais desejosos de aprender e bem capazes de ensaiar truques.

Que talentos têm os cavalos malhados?

Os appaloosas são mais frequentes na zona do Oeste. Os cavalos possuem o chamado cow sense, um talento natural para trabalhar com gado e guiá-lo autonomamente, instinto pelo qual a raça american quarter horse é a mais famosa. É por esta razão que os appis são cavalos ideais para a disciplina de captura do gado na equitação western.

Além disso, os versáteis animais são indicados como cavalos de competição para outros desportos ou podem ser usados em caminhadas. Com a sua personalidade amigável e a sua enorme serenidade, os appis são também muito populares como cavalos de lazer para toda a família.

Como ter um appaloosa de acordo com as necessidades da espécie?

Trate-se de um puro-sangue, de um cavalo de sangue quente ou de um cavalo de sangue frio, estes animais precisam de bastante espaço e de contacto social para se sentirem bem. Também os appaloosa gostam de circular, brincar com outros cavalos e comer sempre que queiram. Portanto, são muitos os criadores que tentam ter os appi tão próximos da natureza quanto possível.

A forma mais fácil de implementar uma resposta às necessidades da espécie é mantê-lo num estábulo aberto. Uma área protegida do calor e das condições climatéricas e uns quantos companheiros da mesma espécie são os melhores pressupostos para o seu appaloosa se sentir totalmente confortável.

A Magazine da zooplus dá-lhe muitas outras dicas sobre este e outros temas na secção da Magazine exclusivamente dedicada a cavalos.

Quais as preferências alimentares dos appaloosa?

Os appaloosa são oriundos dos Estados Unidos da América (EUA), onde têm vivido sobretudo em regiões com canyons, planaltos e estepes áridas. Nesses locais, a oferta alimentar era escassa. Portanto, o seu organismo aprendeu a rentabilizar a comida de modo tão eficaz.

Tenha cuidado para não lhes dar demasiados hidratos de carbono. Por outro lado, forragem, como feno, e água devem estar disponíveis em quantidade adequada. Os suplementos alimentares asseguram que o seu cavalo recebe minerais, vitaminas e oligoelementos em quantidade suficiente.

Porém, seja regrado quanto às guloseimas. Se pretende recompensar o seu appaloosa faça-o só com bons ingredientes e aventure-se a fazer os seus próprios docinhos.

Existem doenças típicas?

Os appaloosas são cavalos robustos. No entanto, o cruzamento com outras espécies pode resultar em algumas doenças hereditárias. Portanto, é importante para os criadores detetarem atempadamente estas doenças com a ajuda de testes genéticos.

Entre as doenças típicas da raça contam-se, como exemplo, as seguintes: as doenças musculares genéticas rabdomiólise por esforço e doença de armazenamento de glicogénio, a doença metabólica paralisia periódica hipercalémica e ainda visão noturna limitada.

Qual a esperança de vida de um cavalo appaloosa?

A esperança média de vida de um appaloosa é 25 a 30 anos. Se cuidar bem do seu cavalo e lhe fornecer uma dieta equilibrada, podem passar muitos e bons anos na companhia um do outro.

Onde posso encontrar um cavalo appaloosa?

Se está fascinado pela variedade de cores e pelo carácter desta raça de cavalos e quer comprar um exemplar, encontra-o junto de criadores ou de particulares.

Em qualquer caso, certifique-se de que a documentação do seu novo cavalo está completa. Verdadeiros appaloosas obtêm a documentação do Appaloosa Horse Club nos EUA.

Quanto custa um cavalo appaloosa?

Como acontece com a maioria das raças de cavalos, o preço de um appaloosa varia bastante, dependendo de fatores como idade e pedigree. Contudo, geralmente um destes exemplares custa entre 4000 a 10 000 euros.

Origem: por que motivo é considerada uma raça de cavalos nativo-americana?

É graças aos espanhóis e aos índios que a appaloosa é atualmente uma das raças de cavalos mais populares nos EUA. É provável que os colonos espanhóis tenham trazido os cavalos malhados até ao México por volta de 1500.

Desde aí, encontraram o seu caminho até aos EUA com os índios. No atual Idaho, os índios da tribo Nez Perce criaram especificamente cavalos malhados, estabelecendo, então, a criação sistemática de appaloosa.

No final do século XIX, alguns agricultores descobriram os cavalos malhados dos índios Nez Perce a viver nas proximidades do rio Palouse. Chamaram-lhes palousesys. Desde aí e ao longo do tempo, o nome evoluiu então para appaloosa.

Tragédia no Snake River

Mais tarde, quando os Nez Perce tiveram que fugir dos brancos, deu-se um acidente trágico. Durante a fuga, os índios atravessaram o Snake River e perderam uma grande parte da manada dos seus appaloosa.

A partir de 1938, e com a fundação do Appaloosa Horse Club, foi retomada a criação de appaloosa com os descendentes dos poucos sobreviventes da raça. São eles os antepassados dos appaloosas, atualmente tão populares por todo o mundo. Desde 1938 que foram registados mais de 700 000 exemplares.

Conclusão: os appaloosas são únicos em muitos aspetos

Apesar da sua trágica história, a raça de cavalos nativo-americana encontrou o seu caminho até ao coração de muitos admiradores de cavalos. Nos EUA, os appaloosa são verdadeiras estrelas e contam com uma imensidão de fãs pelo país fora. As suas qualidades são muito apreciadas, sobretudo no que diz respeito à equitação western.

Estes belos cavalos atraem a atenção tanto fisicamente, com o seu pelo malhado e tão diverso, e também psicologicamente, pela sua maneira de ser calma e serena. Portanto, se procura um cavalo bom para a família e, ao mesmo tempo, indicado para atividades de lazer e desporto, não procure mais: a appaloosa é a raça certa!


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Os animais fazem parte da minha vida desde sempre. Nas minhas fotografias de criança tenho sempre um periquito na cabeça ou um gato ao colo. Há mais de 10 anos que escrevo sobre vários temas relacionados com animais, desde seguros de saúde até como é a vida com um gato. A minha gata Mimi está sempre ao meu lado e é a minha fonte de inspiração para muitos textos. Além disso, ela lembra-me sempre quando está na hora de fazer uma pausa.


Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Frísio

Os frísios não são apenas uma das raças mais antigas, como também uma das raças de cavalos mais dispendiosas da Europa.