O lusitano é um cavalo realmente versátil. Por isso, é usado com sucesso em muitas disciplinas. O seu excecional cavalgamento e a sua natureza meiga fazem dele um companheiro agradável tanto no recinto dos torneios como nas zonas de lazer.
Utilização como cavalo de dressage
As raízes do lusitano são portuguesas, onde era usado como cavalo de trabalho. Rapidamente se tornou claro junto da sua crescente comunidade de fãs que a sua vontade de trabalhar, a sua tranquilidade e a sua coragem o predestinaram para atividades mais exigentes, como o dressage, Alta Escola e working equitation.
Hoje em dia, o lusitano goza de uma excelente reputação como cavalo de dressage e é sempre reconhecido quando os limites do possível têm que ser testados.
O lusitano na atrelagem
Na condução de carruagens, o temperamento do cavalo tem um papel muito importante. Ou seja, para esta função são precisos cavalos calmos que se concentrem mais no condutor do que em estímulos externos.
Por este motivo, o lusitano é muito popular entre condutores de carraugens. Pois só perde a calma e descontração em situações extremas. Portanto, é considerado fiável e é muitas vezes usado como cavalo da frente.
É possível saltar com um lusitano?
Tendo em conta que os lusitanos conseguem fazer praticamente tudo, não há nada contra saltar com esta raça. Estes cavalos portugueses têm articulações saudáveis, resistentes e uma capacidade de salto que não deve ser desperdiçada.
No entanto, os desportos de saltos não são uma das suas disciplinas favoritas.
Mestre da working equitation
A disciplina de working equitation requer cavalos inteligentes que consigam lidar com stress físico e mental. O lusitano preenche estes requisitos com bravura: a sua rápida perceção permite-lhe avaliar as situações em segundos e reagir em conformidade.
Mesmo os padrões de movimento mais exigentes não constituem desafios para estes cavalos. Pois a sua agilidade e velocidade são impressionantes e é fascinante observá-los a executar estas manobras com a maior elegância e precisão.
Lusitano: ainda é usado em touradas
O lusitano também exibe o seu temperamento e serenidade nas praças de touros em Portugal e Espanha.
Ser atacado por um touro enfurecido é uma situação stressante com que poucos cavalos conseguiriam lidar. Mas o lusitano supera-o de forma incomparável, até aos nossos dias, tenho ganho reputação a nível mundial.
Sensação nos Jogos Olímpicos de 1992
O lusitano Orphée foi o primeiro cavalo ibérico a competir com os clássicos cavalos de dressage apesar (ou por causa de?) do seu treino tradicional. Desde aí que a carreira de dressage dos lusitanos vai de vento em popa.