O meu cão não bebe água This article is verified by a vet

Escrito por Franziska G.
Se o seu cão não bebe água pode ficar desidratado, por isso deve ir com ele ao veterinário

Por vezes os cães deixam de beber água como habitual. Às vezes o problema está apenas no bebedouro e é fácil de resolver.

Por vezes os donos deparam-se com um problema inesperado: o seu cão não bebe água! Neste artigo indicamos as possíveis causas deste problema. Além disso, damos algumas dicas para incentivar o seu patudo a beber água.

Por que razão o meu cão não bebe água?

Se o seu cão deixou de beber água é natural que se preocupe. Abaixo encontra explicações para esta situação:

Medo

Uma das razões mais comuns para os cães deixarem de beber água é terem medo do bebedouro. Esta situação é mais frequente quando o bebedouro é de metal e não tem proteções de borracha na base. Assim, quando o bebedouro se mexe faz um barulho alto e incomodativo que assusta o seu patudo. Visto que o patudo associa o barulho ao bebedouro evita aproximar-se.

Comportamento dominante

Se tem um novo patudo na família é possível que este tenha assumido a posição dominante dentro do grupo. Nesse caso, o primeiro cão não se pode aproximar do bebedouro como habitual e assim acaba por deixar de beber água.

Doenças

Doenças, especialmente as doenças do sistema digestivo, que causam diarreia e vómitos podem influenciar o comportamento do cão relativamente à água. Por exemplo, estes sintomas podem provocar fortes dores de barriga ou náuseas e por isso o cão evita ingerir o que quer que seja, incluindo água. Assim, se além de não beber água, o seu patudo também estiver apático leve-o ao veterinário rapidamente.

Alterações na alimentação

Se o seu cão passou a comer comida húmida em vez de ração é provável que ele beba menos água. Nesse caso, a situação é fácil de compreender. Enquanto a ração tem uma percentagem de humidade máxima de 14 %, a comida húmida contém entre 70% e 85% de água. Assim, é natural que ao passar a comer comida húmida as necessidades de água do cão diminuam significativamente.

Hábitos

Muitos cães são verdadeiros animais de hábitos. Assim, muitos recusam-se a beber água de um bebedouro desconhecido. Esta situação acontece quando, por exemplo, vai viajar e leva um bebedouro alternativo. Outro exemplo é quando fica em casa de amigos alguns dias e usa o bebedouro da casa para o seu cão.

Cadelas no cio

Alguns cães têm reações radicais às cadelas no cio. Ou seja, alguns patudos podem mesmo deixar de comer ou de beber água apenas por sentirem a presença de cadelas no cio nas proximidades.

Anestesia e operações

Por vezes os patudos precisam de ser anestesiados para uma operação ou para fazer a limpeza dos dentes. E os efeitos da anestesia e da operação podem fazer-se sentir por vários dias. Assim, é comum os cães beberem menos água depois da intervenção. Uma das razões principais é que durante a operação os cães recebem fluidos via intravenosa e portanto, estão bem hidratados.

Stress

O stress influencia negativamente a saúde dos cães e pode mesmo interferir com a vontade de beber água. Assim, evite colocar o seu cão sob stresses desnecessários. Procure antes criar rotinas, como por exemplo estabeleça horas para ir passear ou comer. Brincadeiras, como por exemplo esconder objetos para o seu cão ir buscar são também muito úteis além de divertidas. Este tipo de brincadeiras estimula mentalmente o seu patudo e alivia o stress.

Se o seu cão não bebe água use truques para o incentivar
Cachorrinhos que não querem beber água.

Qual é o tratamento para a desidratação nos cães?

Se o seu cão não bebe água suficiente ele acaba por ficar desidratado. E por conseguinte o funcionamento dos órgãos é afetado, podendo levar a uma situação fatal. Assim, se o seu cão não bebe água regularmente há algum tempo leve-o ao veterinário.

O veterinário faz então a avaliação do estado de saúde do patudo e aplica-lhe fluidoterapia para o hidratar. Se o veterinário não conseguir encontrar uma doença que explique o comportamento do patudo, recolhe informações sobre as rotinas da família junto com os donos. No entanto, nestes casos a explicação pode não ser imediata, porque o comportamento anormal do cão tem origem psicológica.

O seu cão não bebe água: como incentivar o seu patudo

Se o seu cão bebe menos água do que o recomendável por um período longo deve encorajá-lo a beber. Abaixo encontra algumas dicas e truques:

  • Coloque alguma água por cima da comida do seu patudo. Desse modo ele é forçado a ingerir a água quando come.
  • Para atrair a atenção do seu cão à água pode misturar pedaços triturados de ração ou de snacks. Pode igualmente colocar uma pequena quantidade de fruta triturada, como por exemplo mirtilos, que tornam a água mais saborosa ao mesmo tempo que são uma fonte de vitaminas.
  • Coloque vários bebedouros pela casa.
  • Compre um bebedouro fonte. Assim, beber água é mais divertido e o seu cão tem sempre água fresca.

Encontra o bebedouro fonte ideal para o seu cão na loja online zooplus.

Qual a quantidade de água que os cães devem beber?

Os cães devem beber cerca de 60 mililitros de água por quilo todos os dias. A tabela seguinte baseia-se nesta regra:

Peso em quilos Quantidade de água por dia em mililitros
5 300
10 600
15 900
20 1200
30 1800
40 2400
50 3200

É importante sublinhar que a quantidade de água que um cão deve beber por dia não depende só do peso. Por exemplo, o tipo de alimentação – comida húmida ou ração – e a temperatura ambiente também influenciam a quantidade de água que os cães devem ingerir.

Em conclusão: os cães grandes precisam de mais água do que os pequenos. Se o seu cão come ração ele deve beber mais água. Também durante o pico do verão o seu patudo perde mais água do que durante o inverno. Assim, ele vai ter mais sede e naturalmente beber mais água.

Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?