Constipações em cães This article is verified by a vet

os cães também sofrem com constipação no outono e inverno

Tosse, pingo no nariz, rouquidão. Nem mesmo um cão está imune a uma constipação, sobretudo no outono ou inverno. Tal como nos seres humanos, especialmente nessas estações, o tempo frio e húmido pode provocar constipações nos cães. Até os sintomas são semelhantes, em cães e humanos.

Causas

Especialmente se o sistema imunológico estiver comprometido de alguma forma, o corpo corre o risco de sofrer infeções por vírus e bactérias. Este risco aumenta com o tempo frio. Se os cães não ficarem bem secos após um passeio à chuva ou na neve, isso pode facilmente levar a uma constipação. Do mesmo modo, qualquer doença pré-existente pode abrir caminho para infeções adicionais por agentes infecciosos. Na maioria dos casos, uma constipação é a causa da infeção por vírus da mesma; em casos mais graves ainda há bactérias, como por exemplo a chamada "tosse de cão", causada por um complexo de vírus e bactérias. Devido ao ar quente, as membranas mucosas do cão secam rapidamente e, portanto, ficam mais sensíveis e propensas a apanhar constipações.

Sintomas da constipação:

  • Tosse
  • Pingo no nariz
  • Secreção ocular, olhos ruborizados
  • Corrimento nasal
  • Aumento da temperatura corporal
  • Fadiga, apatia

Muitas vezes, os cães com constipações têm um apetite reduzido, comem menos e dormem muito. Ao caminhar, geralmente são menos ativos do que o normal e regressam por vontade própria.

Diagnóstico duma constipação

Não tomando os devidos cuidados, uma constipação sem importância pode transformar-se rapidamente num problema de saúde mais grave, como uma pneumonia. Portanto, é melhor consultar um veterinário imediatamente para evitar a progressão duma constipação comum. O exame clínico dum veterinário pode determinar se é uma constipação simples ou se está a evoluir para uma doença mais grave ou se esta até já está instalada. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário realizar exames adicionais, como raios-x ou análises ao sangue. Também pode ser necessário fazer um esfregaço para exame bacteriano e antibiograma.

Tratamento

Muitas vezes, se se tratar apenas duma constipação simples, uma boa dose de descanso, ingerir bastantes líquidos, um local quente e seco para dormir e ar fresco é tudo o que o animal precisa para recuperar. Nalguns casos, no entanto, a administração de medicamentos receitados pelo veterinário, como expectorantes, anti-inflamatórios, vários agentes imunológicos ou antibióticos, é uma ação necessária para controlar a doença. Antes de se aventurar na administração de "remédios caseiros", deve levar o patudo ao veterinário, pois muitas vezes esses remédios não são adequados para cães. Entretanto, deve evitar que o animal brinque com outros cães, vá nadar ou passear à chuva ou na neve.

Prevenir uma constipação

A prevenção vem antes da terapia. Uma constipação pode ser evitada fortalecendo o sistema imunológico com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, com muito exercício e ar fresco. Devido ao risco de infeção, deve-se evitar o máximo possível deixar o cão contactar com cães doentes, seja durante uma caminhada, na escola para cães ou noutra situação de socialização. Uma vacina pode enfraquecer uma infeção. Deve estar sempre atento para que o seu cão não coma neve. Por um lado, pode estar contaminada com sal da estrada; por outro lado, a neve pode irritar a garganta e o trato gastrointestinal do cão e causar outras doenças. Os cães com pelo muito curto e pelagem sem subpelo devem ser protegidos do frio com um casaco ou camisola nos períodos de baixas temperaturas. Se o cão se molhar, deve secá-lo completamente para protegê-lo do frio. Se o cão for sensível ao ar seco do aquecimento, recomenda-se que use um humidificador ou um recipiente com água no peitoril da janela. Com estas dicas simples em mente, esperamos que você e o seu cão fiquem bem e a salvo do frio.

Os nossos artigos mais relevantes
A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada?