Cuidados a ter com os cães no inverno

Neve, frio e sal nas estradas – não há problema nenhum! Mas é preciso ter alguns cuidados...

Quem gosta verdadeiramente de ar fresco, não tem medo do mau tempo. Haja lama, neve ou sal no chão – tanto o cão como o dono ou dona fazem caminhadas durante horas e aproveitam o inverno. No entanto, não se deve esquecer que estas condições meteorológicas desgastam as patas do seu amigo de quatro patas. Não é invulgar apresentarem rachaduras nas patas ou nos dedos, o que pode dificultar a locomoção e causar lesões. Mas com alguns truques simples tudo pode ser resolvido:

Prevenção

  • Cortar o pelo

O pelo longo nas patas favorece a formação de bolas de neve no inverno. É necessário cortar com cuidado o pelo longo entre os dedos das patas!

  • Proteção

Uma fina camada de nata de leite ou sebo protege as patas e a área sensível entre os dedos do sal na estrada e previne as rachaduras na pele!

Durante a caminhada

  • Vigilância

Verifique as patas do cão regularmente em caminhadas longas de inverno. A neve que fica colada entre os dedos irrita a pele e pode causar atrito e ferimentos! Retire-a com cuidado.

No final de cada caminhada

  • Limpeza

Os cães gostam de lamber as zonas escondidas das patas, no inverno. No entanto, o sal da estrada pode provocar irritação no estômago. Na pior das hipóteses, pode levar a diarreia! Portanto, limpe as patas do animal imediatamente após a caminhada de inverno usando um pano húmido ou um banho morno.

  • Lesões menores

Deve tratar as rachaduras na pele das patas com um banho de camomila e aplicar creme e pomada cicatrizante nas áreas sensíveis e com ferida. Isso fará o seu patudo sentir-se bem e acelera o processo de cicatrização.

Na zooplus encontra muitos produtos para cuidar das patas do seu cão. Agora nada o impedirá de dar longos passeios no inverno! Leia mais informações úteis no nosso artigo sobre roupa para cães.

Os nossos artigos mais relevantes

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?

Dermatite canina

Se o seu cão se coça demasiado deve apurar-se a origem do prurido, pois isso restringe o seu bem-estar e reduz a sua qualidade de vida.