Alimentação vegetariana para cães: uma verdadeira alternativa?

As cenouras são saudáveis, mas os cães também precisam de proteína.

A alimentação vegetariana já é bem mais do que uma moda. São cada vez mais as pessoas que conscientemente evitam comer carne e peixe, pelo menos numa base diária. Na verdade, uma dieta vegetariana bem planeada é deliciosa, saudável e amiga do ambiente. Mas e a alimentação vegetariana para cães - será uma verdadeira alternativa?

Motivos para uma alimentação vegetariana para cães

Sendo a dieta vegetariana atualmente bastante popular, não é de estranhar que alguns donos, eles próprios vegetarianos, queiram dar aos seus cães comida sem carne nem peixe.

Por norma, quem opta por deixar de consumir carne e peixe não o faz por deixar de gostar do sabor. A ética e a saúde são dois motivos principais. O bem-estar animal é, então, bastante importante para os vegetarianos

Além do mais, são cada vez mais as pessoas conscientes da associação entre a produção de carne e o aumento da pegada ecológica. A comida para animais domésticos também tem impacto.

Por outro lado, os motivos para uma alimentação vegetariana para cães não se ficam por aqui. Existem cães com intolerâncias alimentares ou alergias e que, portanto, precisam de uma dieta alternativa.

Os cães são animais carnívoros?

Se os cães são puramente carnívoros é uma questão conversa. Assim, é difícil dar uma resposta inequívoca. De vez em quando, até os lobos gostam de mordiscar vegetação e, embora não por vontade própria, têm dias vegetarianos. Leões ou tigres, pelo contrário, nunca o fariam: os gatos são totalmente carnívoros.

Os cães, por outro lado, fazem melhor uso os alimentos vegetais do que os lobos. Na verdade, estes patudos - e a sua digestão - têm-se vindo a desenvolver de modo diferente ao longo dos milénios. Estudos mostram que alguns cães têm predisposição genética para processar amido melhor do que os lobos. Porém, é necessária mais investigação nesta área.

Assim, serão os cães omnívoros ou canívoros? Alguns peritos referem-se aos cães como "carni-omnívoros", embora comam sobretudo carne.

Os cães são "carni-omnívoros", isto é, omnívoros com preferência por carne. Mas também conseguem digerir alimentos de origem vegetal.

Quais os nutrientes em falta na alimentação vegetariana para cães?

Uma alimentação exclusivamente vegetariana para cães é um desafio para os donos, pois têm que atender a todas as suas necessidades. Tanto o trato gastrointestinal dos cães, curto em comparação com o nosso, como os seus dentes evidenciam que o foco da alimentação canina é carnívora.

Os fornecedores de energia mais importantes para os cães são as proteínas e os aminoácidos essenciais. No fundo, são componentes essenciais para os músculos e a renovação celular. A carne é e será uma fonte de proteína de grande qualidade para os cães.

Além do mais, os cães precisam, aproximadamente, do triplo do cálcio e de seis vezes mais de zinco por dia do que nós, em comparação com o peso corporal. Para tal, a carne é ideal - mas existem alternativas!

Alimentação vegetariana para cães: é possível?

Hoje em dia, os donos têm bem mais opções para elegerem a comida certa para o seu companheiro de quatro patas. A comida vegetariana está disponível em ração e comida húmida. Mas será suficiente para proporcionar ao seu cão uma dieta saudável?

A resposta é: em princípio, sim. Comida vegetariana composta de forma pensada terá tudo o que o seu patudo precisa. No entanto, é aconselhável clarificar previamente as alterações na dieta com um veterinário. O profissional de saúde dar-lhe-á dicas preciosas, excluindo, ao mesmo tempo, riscos para a saúde.

Uma alimentação vegetariana para cães adequada

Se pretende alimentar o seu cão sem recorrer à carne e ao peixe, o melhor é optar por alimentos vegetarianos completos para cães. Estes contêm tudo o que o seu patudo precisa. As proteínas animais são substituídas por proteínas vegetais.

Para tal, os fabricantes utilizam tremoços, proteína de batata ou ervilhas. Estão também disponíveis alimentos completos com proteína animal, como requeijão ou ovo.

Não há nada de errado em juntar uns pedaços de cenoura à comida do seu cão. Porém, preparar diariamente refeições com as quantidades certas de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais é desafiante.

Se pretende fazê-lo, elabore um plano alimentar e discuta-o com um veterinário especializado em nutrição. Este pode ajudá-lo a considerar os nutrientes adequadamente e também as interações entre os ingredientes.

Os flocos de aveia são ricos em zinco, por exemplo. Mas as proteínas e os aminoácidos de origem animal promovem a absorção de zinco, enquanto o ácido fítico das plantas ou grandes quantidades de cálcio podem reduzi-la. Em resumo, há muita coisa a ter em conta.

Encontra uma boa seleção de comida vegetariana para cães na loja da zooplus.

A mudança para a comida vegetariana

A mudança para a comida vegetariana deve ser feita lentamente. Assim, misture diariamente uma porção desta comida com a habitual e vá aumentando a dose.

Se o seu patudo tolerar bem a dieta vegetariana, pode ocasionalmente suplementar com snacks, como ovo cozido ou queijo quark. Em qualquer caso, a dieta deve ser monitorizada no check-up anual com o veterinário.

Quais as alternativas à alimentação vegetariana para cães?

Sejam as motivações éticas ou intolerâncias alimentares: existem boas alternativas à dieta vegetariana para cães. Mas quais as suas vantagens e desvantagens?

Comida para cão biológica

A comida para cão biológica é uma boa alternativa, sobretudo para donos para os quais a sustentabilidade da comida para cão e o bem-estar animal são importantes.

Assim, o patudo alimenta-se de carne de animais criados de forma saudável e em condições adequadas ao seu bem-estar. As matérias-primas são de elevada qualidade e oriundas de cultivo biológico. Win-win para cão e dono - e também para o ambiente!

Encontra uma vasta seleção de comida húmida e ração biológicas para cão na loja online da zooplus.

Comida para cão de insetos

Comida para cão feita de insetos? Parece estranho! Porém, a maioria dos cães gosta! Muitos dos patudos que não podem consumir proteína animal conseguem tolerar proteína de inseto.

A criação de insetos provoca emissões de dióxido de carbono baixas. Assim, esta é uma alternativa inteligente do ponto de vista da sustentabilidade.

Comida para cão vegan

Se é vegan é provável que queira proporcionar uma alimentação à base de plantas ao seu cão, ou seja, nada de carne, peixe nem quaisquer derivados, como os ovos e o leite. Esta dieta é possível, embora bem mais complexa do que a vegetariana. Trata-se de um assunto controverso para investigadores e veterinários.

Uma dieta vegan para cães requer um conhecimento profundo da correta composição da comida. O objetivo é evitar carências nutricionais. Deste modo, não é uma alimentação recomendada a longo prazo para novatos.

Opte por oferecer ao seu cão uma alimentação vegetariana ou não: os nossos votos de bom apetite para o patudo!

Os nossos artigos mais relevantes