Coelhos Holland Lop

Os Holland Lop são coelhos absolutamente adoráveis! O seu ar fofinho e as suas longas orelhas caídas conquistam o coração de qualquer um. Com os cuidados corretos e muito mimo, estes pequenos roedores são o animal de estimação ideal para qualquer família. Descubra aqui mais sobre esta fantástica raça de coelhos anões.

Quem são os Holland Lop?

Os Holland Lop pertencem à família dos coelhos com orelhas caídas. São coelhos domésticos muito populares, pois encantam toda a família.

Qual a origem dos Holland Lop?

Muito antes de os Holland Lop serem criados nos Países Baixos, já eram criados em Inglaterra e França coelhos com orelhas caídas. De facto, os Holland Lop são o resultado do cruzamento entre um coelho anão neerlandês e um French Lop. Os coelhos desta ninhada foram depois cruzados com um English Lop. Assim nasceu a raça Holland Lop com as suas muito características longas orelhas caídas.

Qual o aspeto dos Holland Lop?

O que chama mais à atenção nestes coelhos anões são as suas orelhas, pois são estas que os tornam especialmente fofinhos. O comprimento do corpo dos Holland Lop vai de 20 a 40 centímetros. No entanto, as orelhas podem atingir até 28 centímetros e por isso cobrem na totalidade os lados do focinho deste fantástico coelho. O comprimento das orelhas depende dos cruzamentos. Por isso, não se preocupe quando vir os pequenos coelhinhos com as orelhas para cima. As orelhas dos Holland Lop começam a descair lentamente a partir da 4 a 6 semana de vida. Estes coelhos anões têm um corpo robusto e as patas traseiras são grandes. Também a cabeça é igualmente grande e nela assenta um nariz arrebitado e bochechas proeminentes.

Quanto pesa um Holland Lop?

Na idade adulta, os Holland Lop pesam entre 1.4 a 2 quilos. Para que o seu coelhinho se mantenha saudável e feliz, o seu peso não deve ultrapassar os 2 quilos.

Quantos anos vive um Holland Lop?

Com os cuidados adequados, estes simpáticos coelhos vivem aproximadamente 12 anos.

Quais as cores dos Holland Lop?

O pelo macio dos Holland Lop pode ter qualquer cor, textura ou padrão. Por exemplo, associações alemãs reconhecem oficialmente mais de 40 cores para os Holland Lop. Assim, estes coelhos podem ter a pelagem vermelha, preta, amarela, ou combinações de cores. Na verdade, os Holland Lop podem ter praticamente qualquer cor conhecida. A cor dos olhos destes coelhos depende dos progenitores.

Qual a personalidade dos Holland Lop?

Os Holland Lop são coelhos extremamente sociais que não gostam de viver sozinhos. Eles precisam de conviver com pelo menos um outro coelho para se sentirem felizes. Mas não se preocupe, os seus coelhos vão-se apegar muito à sua família humana. Pois, mesmo que vivam em pares ou em grupo, os animais rapidamente aprendem a confiar nas pessoas. Os Holland Lop são por natureza muito amigáveis e não se assustam facilmente. Assim, estes pequenos roedores são um animal de estimação ideal para uma família com crianças. De facto, as crianças divertem-se e aprendem muito ao cuidar destes coelhos.

O que deve ter em atenção se tiver um Holland Lop?

Raramente vê um Holland Lop sozinho. Isto deve-se ao facto de esta raça de coelhos ser extremamente sociável. Assim, se está a pensar em adquirir um Holland Lop, conte com pelo menos dois. Se não pretende que os seus coelhos procriem, não deve juntar machos e fêmeas ou considere a esterilização ou castração.

Em termos práticos, vamos começar pelo equipamento mais importante para os coelhos – a gaiola ou coelheira. Para os Holland Lop a coelheira deve ter pelo menos 150 cm largura x 60 cm comprimento x 50 cm altura.

De acordo com as normas de proteção dos animais, a superfície da gaiola deve ter pelo menos 4 metros quadrados por cada dois coelhos. Naturalmente, se puder ter uma gaiola maior, ainda melhor para os seus pequenos roedores.

Os Holland Lop devem ficar dentro ou fora de casa?

Estes flexíveis coelhinhos vivem satisfeitos dentro ou fora de casa. Se os mantiver em casa, não coloque a gaiola perto de uma fonte de calor, como por exemplo, aquecedores. Além disso, a gaiola não deve ficar exposta ao sol ou a correntes de ar. Se pretender habituar o seu coelho que vive em casa a viver no exterior, deve fazer a transição lenta e cuidadosamente, pois o seu coelhinho vai precisar de algum tempo para se adaptar física e emocionalmente. Na verdade, os animais que vivem no exterior tornam-se extremamente fortes. Por exemplo, os pequenos roedores suportam temperaturas de até 15 graus negativos no inverno. No verão é importante manter a gaiola num local com bastante sombra.

Estes pequenos coelhos gostam de ir de vez em quando para um local calmo e seguro. Assim, uma casinha de madeira com palha e duas entradas é o lugar ideal para eles relaxarem. Se a casinha estiver no exterior proporciona sombra no verão. Por outro lado, no inverno protege do frio.

Um aspeto muito importante a ter em conta é que estes coelhinhos adoram fazer buracos pelos quais escapam para explorar o mundo. Assim, certifique-se que a casinha dos seus queridos Holland Lop está num local seguro. Pode também colocar uma caixa onde eles possam fazer buracos dentro da gaiola.

Descubra a nossa oferta de comida e acessórios para roedores onde encontra tudo o que precisa para o seu coelho! 

Exercício físico dos Holland Lops

Tal como outras raças de coelhos, os Holland Lop também precisam de exercício físico diário e espaço suficiente para saltitarem. Naturalmente, os Holland Lop preferem exercitar-se em liberdade num campo aberto. No entanto, um espaço seguro dentro de casa pode também ser muito divertido. Dedique pelo menos meia hora por dia a brincar com o seu Holland Lop. Assim satisfaz as suas necessidades de exercício e de interação consigo.

Qual o equipamento necessário para a coelheira?

Além do tamanho mínimo já mencionado, a coelheira deve estar preparada com outros equipamentos. Por exemplo, pode cobrir o chão com feno ou palha adequado para roedores. Também o bebedouro e comedouro são essenciais. No caso dos roedores é também aconselhável ter um dispensador de feno. Além disso, ao preparar a gaiola para os seus Holland Lop tenha também em consideração o seu bem-estar físico e mental. Assim, ponha à sua disposição brinquedos com os quais ele se possa exercitar. Visto que estes pequenos coelhos gostam de fazer buracos, roer e esconder-se, inclua na gaiola alguma madeira para ele roer, caixas para fazer buracos e locais onde ele possa relaxar tranquilamente. Neste âmbito, deixe-se guiar pela sua imaginação!

Resumo do equipamento básico para os Holland Lop

Cuidados a ter com os Holland Lop

Vamos começar pela limpeza da coelheira. Geralmente os coelhos escolhem um dos cantos para fazer a sua casa de banho. Este local deve ser limpo a cada 2 ou 3 dias. Para facilitar a limpeza dos dejetos pode colocar na gaiola uma caixa de canto própria para estes animais. O comedouro e bebedouro devem também ser lavados regularmente. Uma vez por mês a gaiola deve ser totalmente limpa. Este processo inclui trocar todo feno.

Os Holland Lop são relativamente fáceis de cuidar. Basta ter em conta meia dúzia de procedimentos para que o seu companheiro se mantenha saudável e feliz por muito tempo. Assim, é importante verificar as orelhas diariamente. As orelhas dos Holland Lop são muito sensíveis e facilmente acumulam sujidade. As unhas destes coelhinhos devem ser cortadas duas vezes por ano com uma tesoura própria. Por fim, é aconselhável escová-los uma vez por semana com uma escova macia.

Se os seus Holland Lop viveram no exterior, deve inspecioná-los regularmente para ver se não têm parasitas, como por exemplo, pulgas ou carraças.

Qual a alimentação adequada para os Holland Lop?

Para proporcionar uma alimentação equilibrada ao seu Holland Lop comece por garantir que ele tem sempre água e feno frescos disponíveis. Com a ajuda de um dispensador de feno consegue garantir que este alimento fundamental para os roedores está sempre fresco. É aconselhável dar-lhe diariamente forragem verde, como por exemplo, alface ou ervas e vegetais. Os coelhos gostam particularmente de fruta. Se os seus Holland Lop viverem no exterior pode dar-lhes porções extra de comida seca. Também pode dar sementes com elevado teor de gordura. Estas sementes vão ajudar a aumentar as reservas de gordura dos seus coelhos que são importantes para o tempo frio.

É importante lembrar que os Holland Lop têm tendência a ter estômagos sensíveis. Assim, é de evitar fazer alterações à sua alimentação. No entanto, em caso de necessidade, a alteração deve ser feita lentamente.

Onde posso comprar um Holland Lop?

Em Portugal, os Holland Lop não são muito fáceis de encontrar. No entanto, é possível encontrar estes fascinantes coelhos em lojas da especialidade ou junto a criadores particulares. Ao escolher onde e a quem vai adquirir o seu novo amigo é importante certificar-se que o vendedor é sério e responsável. Assim, a saúde do seu novo coelho deve ser a prioridade máxima. Os coelhos devem ser mantidos em instalações apropriadas e o seu estado de saúde acompanhado por um veterinário. Além disso, os coelhinhos não devem ser separados da mãe antes da oitava ou décima semana.

Quando o seu Holland Lop chegar a casa dê-lhe algum tempo para se ambientar e espere que ele venha ter consigo. A partir desse momento nada vai alterar a satisfação que vai sentir na sua companhia.

Os nossos artigos mais relevantes

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.

Hamster

Conheça as características dos hamsters e os cuidados que deve ter.