Peixes tetra nariz de bêbado This article is verified by a vet

Cardume de peixes tetra nariz de bêbado no fundo do aquário

Um peixe extremamente elegante: os Hemigrammus bleheri ficam bem em qualquer aquário!

Um aquário cheio de peixes coloridos capta a atenção de qualquer pessoa. Mas os peixes tetra nariz de bêbado são adequados para os nossos aquário? E se sim, quais os cuidados a ter com a alimentação e manutenção do aquário? Descubra aqui tudo o que precisa saber para ter peixes nariz de bêbado saudáveis e felizes no aquário.

Aspeto dos peixes tetra nariz de bêbado

Existem diversas espécies de pequenos peixes de nariz vermelho, conhecidos no seu conjunto como peixes nariz de bêbado. Estes peixes pouco diferem no que se refere ao aspeto, mas pertencem a espécies diferente. Entre os aquaristas o peixe Hemigrammus bleheri é dos mais populares, seguindo-se o Hemigrammus rhodostomus e o Petitella georgiae.

As principais diferenças entre estas espécies de peixes são:

  • Hemigrammus bleheri: Estes peixes têm cores ligeiramente mais suaves do que os Hemigrammus rhodostomus. No entanto, o vermelho da cabeça estende-se para além das guelras. Além disso, estes peixes têm manchas pretas na barbatana caudal e a barriga pode assumir uma coloração azulada.
  • Petitella georgiae: Visualmente não é fácil distinguir os peixes Petitella georgiae dos Hemigrammus rhodostomus, já que a zona vermelha da cabeça é bastante semelhante em termos de tamanho. No entanto, os Petitella georgiae têm a faixa preta longitudinal ao longo do corpo mais comprida.
  • Hemigrammus rhodostomus: os peixes desta espécie distinguem-se especialmente pelas manchas escuras na zona imediatamente anterior à barbatana caudal.

A principal cor destes peixes é o prateado, mais ou menos intenso, que domina o corpo. No entanto, o que realmente distingue estes peixes é o vermelho da cabeça, cuja intensidade varia com a sua disposição e hmor. Um peixe satisfeito e bem-disposto apresenta um vermelho mais intenso na parte da cabeça. Além disso, a barbatana caudal destes peixes apresenta sempre listas pretas e brancas, que variam ligeiramente de acordo com a espécie. As fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos quando adultas, mas a diferença é demasiado pequena para ser percecionada a olho nu. Em termos de tamanho, estes peixes medem cerca de 6 centímetros.

peixe tetra nariz de bêbado sob um fundo verde
As espécies de peixe tetra de nariz de bêbado são muito parecidas: o Hemigrammus bleheri facilmente se confunde com o Hemigrammus rhodostomus

O aquário perfeito para os peixes tetra nariz de bêbado

Cada espécie de peixe tem as suas próprias necessidades a que os aquaristas devem ter atenção. Assim, para construir o aquário perfeito informe-se com antecedência sobre o equipamento que deve ter na nova casa dos seus peixes.

Para manter os seus peixes tetra nariz de bêbado felizes e saudáveis, tenha os seguintes cuidados:

O tamanho do aquário

O aquário deve ter uma largura de pelo menos 100 centímetros e ter capacidade para cerca de 180 litros.

Decoração e plantas do aquário

A maioria dos peixes de aquário de água doce precisa de ter plantas no aquário que proporcionem sombra e um local para eles se esconderem. Neste aspeto, os peixes tetra nariz de bêbado não são a exceção. Para estes peixes mais pequenos escolha plantas de folhas largas e finas, contudo, como eles gostam bastante de um ambiente mais escuro, inclua também plantas flutuantes na sua seleção. Por fim, não encha o aquário de plantas ou outros objetos decorativos, lembre-se que os peixes precisam de espaço para nadarem à vontade.

Peixes tetra nariz de bêbado num aquário
Num aquário onde vivem peixes tetra nariz de bêbado, o cascalho escuro é particularmente adequado para cobrir o chão.

Parâmetros da água

A água do aquário dos seus peixes deve ter os seguintes parâmetros:

Dureza da água < 10° dGH
KH (dureza de carbonatos) < 7° dGH
Valor de pH 5,5 – 7,0
Temperatura 24 – 27 °C

Convivência dos peixes tetra nariz de bêbado

Sendo peixes de cardume, os pacíficos peixes tetra nariz de bêbado não podem viver sozinhos. O ideal é ter no seu aquário entre 15 e 20 peixes da espécie que escolheu. No entanto, estes peixes também podem partilhar a sua casa com peixes de outras espécies e famílias. Por exemplo, com dânios ou ciclídeos.

Cardume de peixes tetra nariz de bêbado
O Hemigrammus bleher só sente bem se viver num cardume.

A alimentação dos peixes nariz de bêbado

Em estado selvagem, os tetra de nariz bêbado alimentam-se de comida viva, especialmente animais invertebrados. Assim, estes peixes pouco exigentes ficam muito contentes se lhes der comida viva, por exemplo larvas de mosquito. Este tipo de comida é mais caro do que a comida convencional para peixes, como as misturas de flocos, mas é mais saborosa para os peixes. Além disso, os peixes tetra nariz de bêbado ficam com as cores mais vivas se comerem larvas ou outro tipo de comida viva.

Em alternativa, pode dar alternadamente comida viva e comida convencional aos seus peixes. Por exemplo, pode dar comida congelada ou viva uma ou duas vezes por semana e o resto dos dias dar comida seca.

Saúde: estes são peixes sensíveis?

Com uma esperança de vida de aproximadamente 10 anos, bem cuidados os peixes tetra nariz de bêbado podem colorir o seu aquário por muitos anos. Entre os cuidados principais está a qualidade da água e, portanto, deve verificar regularmente os parâmetros da água e corrigir rapidamente qualquer desvio. Uma dieta adequada é igualmente determinante para garantir uma vida longa e saudável aos seus peixes.

No entanto, por vezes não é possível evitar o aparecimento de doenças, para saber mais sobre este tema leia o nosso artigo doenças dos peixes. Visite também a seção Cuidado do aquário e tratamento da água da nossa Magazine para mais informações sobre a manutenção correta dos aquários.

Onde encontro peixes tetra nariz de bêbado?

Por serem peixes de aquário muito populares não costuma ser difícil encontrar exemplares. Lojas de animais que tenham seção de peixes geralmente têm vários exemplares destas espécies, mas também encontra na internet ofertas de aquaristas.

Além disso, como o preço destes peixes situa-se abaixo dos 3 euros, consegue ter um cardume no seu aquário sem gastar muito dinheiro. No entanto, lembre-se que além do preço dos peixes vai ter despesas com a alimentação, acessórios para o aquário e, por vezes, com cuidados médicos.

Origem: América do Sul

O ictiólogo francês (um zoólogo dedicado ao estudo dos peixes) Jacques Géry e o entomologista austríaco Volker Mahnert descreveram pela primeira vez estes peixes em 1986. No entanto, decidiram homenagear o ictiólogo alemão Heiko Bleher, que descobriu estes peixes em 1965, usando o seu nome para a designação científica dos peixes.

Estes peixes prateados de água doce pertencem à família Characidae e vivem em águas turvas de rios na América do Sul. Assim, é muito comum encontrar estes peixe no Rio Negro, situado no Brasil, e no Rio Orinoco na Colômbia. Estes peixes preferem viver em zonas perto das margens, onde encontram o melhor equilíbrio entre a força da corrente e os parâmetros da água.

Conclusão: os peixes tetra nariz de bêbado são adequados para iniciantes?

Felizmente, estes belos peixes tanto podem estar ao cuidado de aquaristas muito experientes como de iniciantes, visto que são peixes pouco exigentes. Além disso, com cores chamativas, estes peixes tornaram-se extremamente populares e encontram-se em quase todos os aquários de água doce particulares.


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.