Camarão Amano (caridina multidentata)

Uma forma diferente de manter o aquário limpo

Algumas pessoas nunca teriam “animais rastejantes” como estes camarões no seu aquário, enquanto outras não imaginam o seu aquário sem eles. Mas na verdade, tal como na natureza, o delicado Camarão Amano desempenha um papel crucial para o equilíbrio do ecossistema do aquário. Ele percorre incansavelmente o aquário à procura de comida e usa as suas delicadas ferramentas para a apanhar. Assim, o Camarão Amano come restos de comida, plantas mortas e mesmo peixes mortos. No entanto, a sua principal fonte de alimentação são as algas e é por isso que são muito apreciados pelos donos de aquários. Atualmente encontram-se cada vez mais camarões Amano à venda em lojas da especialidade e muitos aquaristas não prescindem da sua preciosa ajuda para a manutenção do aquário.

Aspeto do Camarão Amano

O corpo do Camarão Amano é translúcido com pequenos pontos escuros. De acordo com a qualidade da água podem ter uma cor esverdeada ou avermelhada. O corpo das fêmeas adultas tem aproximadamente 7 cm de comprimento e as pernas cerca de 2 cm. Visualmente, os machos são apenas ligeiramente menores que as fêmeas. Assim, é difícil distinguir os sexos destes camarões.

Como manter os Camarões Amano no aquário

A dureza da água não é um problema significativo para estes camarões. A temperatura da água deve situar-se entre os 23ºC e os 27ºC. No entanto, dados indicam que temperaturas extremas entre os 15ºC e os 28ºC, não têm um impacto negativo na vida dos Camarões Amano. O valor do pH não deve ser superior a 7,5, pois com valores superiores os camarões entram em letargia, ou seja, não se sentem bem.

Para o Camarão Amano o mais importante é que os parâmetros da água do aquário sejam constantes. Estes camarões não lidam bem com alterações bruscas. Assim, é aconselhado mudar a água do aquário frequentemente, mas em poucas quantidades, por exemplo 30% de cada vez. Desta forma manterá os valores da água estáveis. É também importante saber que o Camarão Amano gosta de água rica em oxigênio.

Encontra mais informações sobre os parâmetros da água no nosso artigo “Testar os parâmetros da água”.

Os Camarões Amano são animais amistosos, que partilham o aquário sem problemas com peixes maiores não agressivos. No entanto, deve ter cuidado com peixes maiores e predadores, pois este camarão indefeso pode ser visto como um petisco. Os Camarões Amano vivem mais satisfeitos em grupo, por isso deve ter pelo menos 10 destes exemplares no seu aquário. O seu comportamento é discreto dentro do aquário. Geralmente ficam entre as plantas ou no chão do aquário e procuram comida nas proximidades. Quando nadam, estes camarões fazem lembrar pequenos fantasmas translúcidos a flutuar calmamente na água. Assim, os Camarões Amano não são apenas fantásticos agentes de saúde pública do aquário, como também criaturas fascinantes que pode observar durante horas.

Alimentação dos Camarões Amano

Estes camarões vivem satisfeitos em aquários relativamente pequenos, com cerca de 30 cm de comprimento. No entanto, o aquário deve ser relativamente escuro e ter plantas. Caso não tenha algas, os camarões devem ser alimentados com pastilhas de algas ou outros produtos com algas, como por exemplo, os alimentos para peixe gato disponíveis em lojas para animais. Pode também aumentar a exposição à luz do aquário permitindo assim que cresçam algas, que são a base da alimentação destes camarões. Existem outras possibilidades que agradam aos Camarões Amano, como flocos, alimentos congelados ou mesmo comida viva pequena. No entanto, as algas não devem faltar na dieta destes animais, pois são a sua principal fonte de alimentação.

Quanto tempo vivem os Camarões Amano?

Os Camarões Amano vivem mais tempo em aquários do que em estado selvagem. Se tratados de forma adequada, a esperança de vida estes camarões é de 6 a 8 anos.

Criação de Camarões Amano

Criar Camarões Amano é uma tarefa complexa, pois enquanto os camarões adultos vivem em água doce, as larvas desenvolvem-se em água salobra. Em estado selvagem, assim que eclodem, os camarões são arrastados pela corrente para as águas mais salgadas dos estuários dos rios. Quando chegam à idade adulta, os Camarões Amano regressam às zonas de água doce. Assim, para criar Camarões Amano vai precisar de dois aquários.

Procedimentos para criar Camarões Amano

  • Comece por colocar a fêmea no outro aquário, ainda com água doce, antes da eclosão das larvas.
  • Assim, que larvas eclodirem volte a colocar a fêmea no aquário original.
  • De seguida use água do mar especifica para aumentar a salinidade do segundo aquário. Assim, os Camarões Amano podem-se desenvolver e crescer.
  • Após mais ou menos 40 dias os camarões estão totalmente desenvolvidos e podem ir para o aquário principal.

Em alternativa, pode deixar os camarões eclodirem na água doce. Neste caso tem que os transferir cuidadosamente para o aquário de água salobra, previamente preparado.

Encontra na loja zooplus todos os produtos para aquários, como comida para peixes, aquários ou plantas para aquários.

Os nossos artigos mais relevantes

Ciclídeos

A maioria dos elementos da família dos ciclídeos fazem parte do grupo dos peixes ornamentais originários dos trópicos e subtrópicos.

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.

Ciclídeo-borboleta

Conheça todas as características da espécie ciclídeo-borboleta. Como se reproduz, como socializa, a sua aparência.