Tal como várias outras espécies de aves exóticas, o mainá da montanha também é particularmente sociável. Assim, esta ave nunca deve viver sozinha. Em cativeiro tenha pelo menos um casal de graculas religiosas ou um pequeno grupo.
Por fim, nunca subestime o impacto do estilo de vida das suas aves na sua saúde. Lembre-se que a solidão causa enorme stress e ansiedade no mainá da montanha, que por sua vez pode causar várias doenças.
O tamanho da gaiola
Pode ter as suas graculas dentro ou fora de casa, numa gaiola com dimensões mínimas de 2 x 1 x 1,8 metros. No entanto, se as mantiver no exterior tenha também um abrigo. No que se refere ao formato da gaiola, nunca compre uma gaiola redonda para estas aves. Esse tipo de gaiola impede que os pássaros tenham o seu comportamento normal de voo e eles podem magoar-se ou ferir-se ao tentar voar.
O equipamento
As barras da gaiola não devem ter intervalos superiores a 2 centímetros. Além disso, para que as aves se sintam confortáveis elas precisam de ter a possibilidade de dar saltos. Assim, instale vários poleiros que devem ser de madeira natural, por exemplo, ramos de faia ou de árvores de fruta não tratados com produtos químicos. Disponha os ramos de forma que as gracula religiosas possam dar o seu famoso salto triplo.
Esta ave exótica adora tomar banho e, por isso, uma banheira grande com água fresca é um acessório essencial. Mas tenha em atenção o tamanho, já que as clássicas banheiras para periquitos são muito pequenas para a gracula religiosa.
Para dar às suas aves uma casa confortável deve também ter plantas na gaiola, visto que o mainá da montanha gosta de estar cercada de verde. Assim, escolha plantas como bambu ou junco.
A temperatura na zona da gaiola
O mainá da montanha precisa de viver num ambiente com temperatura acima dos 10 graus Celsius. No entanto, estas aves não gostam de estar expostas ao sol ou de temperaturas muito elevadas. Assim, se as mantiver no exterior, organize o espaço envolvente à gaiola de forma que elas tenham sempre zonas de sombra.
Além da temperatura, tenha também atenção ao ritmo dia-noite destas aves. Assim, o nível de iluminação da gaiola deve ser de 200 lux por pelo menos 10 horas por dia. A fase noturna deve durar pelo menos 6 horas, altura em que as aves devem estar em total escuridão.