Florais de Bach para gatos This article is verified by a vet

A terapia com Florais de Bach para gatos tem como objetivo reestabelecer o equilíbrio mental e emocional dos gatos. Os Florais de Bach têm um efeito calmante, especialmente em gatos ansiosos ou traumatizados. Algumas pessoas afirmam igualmente que os Florais de Bach também têm propriedades curativas de doenças físicas. No entanto não existem provas científicas que comprovem a eficácia dos Florais de Bach nessa área.

O que é a terapia com Florais de Bach?

Nos anos 30, o médico inglês Edward Bach (1886-1936) desenvolveu uma intervenção terapêutica para certas doenças em seres humanos. Esta terapia com essências florais ficou conhecida pelo nome do seu criador e é um tratamento da medicina alternativa.

De acordo com Bach existem 38 estados emocionais negativos, entre os quais a solidão, medo ou insegurança. Bach estabeleceu uma correspondência entre estes estados emocionais e 38 plantas e assim o tratamento consiste em ingerir as essências florais diretamente relacionadas com o estado emocional em desequilíbrio. Além disso, o restabelecimento do equilíbrio emocional poderia também levar à cura de doenças físicas.

Qual a eficácia dos Florais de Bach?

Os efeitos da terapia com Florais de Bach foram estudados cientificamente em experiências controladas, no entanto até hoje não foi possível comprovar qualquer eficácia médica desta terapia. Assim, a administração de Florais de Bach é considerada cientificamente ineficaz.

No entanto, a terapia com Florais de Bach pode desencadear o chamado efeito placebo. Ou seja, a ingestão de uma substância neutra, neste caso os Florais de Bach, tem efeitos positivos sobre queixas físicas ou psicológicas.

Os cientistas pensam que os efeitos positivos destas substâncias são o resultado da produção de endorfinas, a hormona da felicidade. Este fenómeno já foi comprovado cientificamente também em animais. Assim, é possível que os Florais de Bach tenham um efeito positivo sobre os gatos acalmando-os. No entanto, não existe nenhuma garantia de que a terapia com Florais de Bach para gatos seja eficaz.

O que são os Florais de Bach?

Edward Bach identificou 38 plantas que podem ter um efeito positivo sobre o estado emocional negativo. Cada planta tem um número, uma designação e atua sobre uma determinada condição. Por exemplo:

  • 3: Beech (Faia)
  • 12: Gentian (Genetiana)
  • 26: Rock Rose (Helianthmus)
  • 35: White Chestnut (Castanheiro das Índias)

Edward Bach desenvolveu dois métodos de preparação das essências florais:

  • Método solar: Segundo este método, deve colher as flores já desabrochadas e colocá-las num frasco com água. As flores devem ficar completamente cobertas de água. De seguida, coloque o frasco ao sol. Quando as flores estiverem murchas e a água apresentar bolhas é sinal de que a essência passou para a água. O passo seguinte é separar o líquido das flores e por fim misturar em partes iguais este líquido com conhaque.
  • Método de fervura: Este método está especialmente indicado para plantas como arbustos, cuja essência é retirada de hastes ou folhas. Assim, o primeiro passo é colocar as hastes numa panela, cobrir de água e deixar ferver por cerca de meia hora. O líquido passa a ter então a essência da planta e deve ser filtrado várias vezes antes de ser também misturado com álcool.

Situações em que a terapia é indicada

A Terapia com Florais de Bach pertence à área da medicina alternativa desde os anos 30. E 50 anos mais tarde entrou também na área da medicina veterinária. Os gatos foram dos primeiros pacientes desta terapia, pois são especialmente sensíveis e ficam facilmente ansiosos. Assim, é frequente observar alterações no comportamento dos gatos stressados. Por exemplo, os gatos podem tornar-se medrosos, agressivos ou começarem a urinar em casa.

Os defensores da terapia com Florais de Bach para gatos consideram que esta tem um efeito particularmente positivo em situações de stress. Assim, é frequente indicar esta terapia para situações como:

  • Depois de maus tratos físicos ou psicológicos
  • Após situações traumáticas graves, como lesões físicas, mudanças repentinas na rotina caseira ou mudança de casa
  • Perturbações obsessivo-compulsivas, como o lamber compulsivamente

Administração das essências

Existem cerca de 38 essências de Florais de Bach que podem ser combinadas de formas variadas. Assim, alguns fabricantes desenvolveram preparações especiais para animais de estimação. Estas preparações consistem geralmente na mistura e diferentes essências e estão disponíveis em gotas.

Pode dar as gotas por exemplo antes de uma viagem, durante uma tempestade ou quando leva o seu gato ao veterinário. No entanto, estas preparações não são um medicamento e por isso geralmente não existem indicações claras sobre a dosagem a administrar. Assim, os especialistas nesta área aconselham a dar 24 gotas por dia divididas em quatro tomas, ou seja, seis gotas de cada vez.

Se o seu animal de estimação tem tendência para se sentir ansioso, encontra na loja online da zooplus suplementos para combater o stress.

Os Florais de Bach têm como finalidade acalmar gatos ansiosos ou inseguros. Os preparados Florais de Bach para gatos vêm geralmente em gotas.

Florais de Bach para gatos têm efeitos secundários?

Visto que esta terapia não tem efeitos cientificamente provados, não se considera que possa haver sobredosagem. Da mesma forma, os fabricantes não identificam efeitos secundários e interação com outros medicamentos.

Florais de Bach: medicamento ou suplemento alimentar?

Visto que as essências florais não têm efeitos reconhecidos pela comunidade médica, não são consideradas medicamentos. Assim, os Florais de Bach encontram-se na categoria de suplementos alimentares de produtos naturais.

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?