Como dar comprimidos a gatos: Truques para tornar esta tarefa mais fácil

O seu gato tem que tomar um comprimido? Se usar um truque a tarefa é fácil!

O seu gato está doente e o veterinário prescreveu medicamentos. E agora, como fazer o meu gato engolir os comprimidos? Neste artigo damos alguma dicas para tornar fácil dar comprimidos a gatos!

Dar comprimidos a gatos: um desafio!

Abra a boca do seu gato, coloque o comprido e pronto, já está! Era fantástico se dar comprimidos a gatos fosse tão simples. Como a maioria dos donos sabe, fazer o seu gato tomar um comprimido é um desafio sério. E em muitos casos o tratamento acaba por ser interrompido por causa da recusa dos pequenos felinos em engolir os medicamentos.

Infelizmente não conseguimos explicar aos nossos gatos a importância dos comprimidos. Assim, a solução é usar a imaginação e enganar o seu gato. Neste artigo encontra os melhores truques para dar a volta ao seu gato.

Em princípio existem três alternativas para dar um comprimido ao seu gato:

  1. Esmagar os comprimidos e misturá-los com comida húmida ou água.
  2. Esconder o comprimido numa guloseima e esperar que o gato não dê por ele.
  3. Colocar o comprimido diretamente na boca do gato.

É possível que tenha de experimentar as várias alternativas para descobrir a que melhor se adequa ao seu gato. Acima de tudo não desanime, de certeza que um dos truques vai funcionar.

Dar comprimidos a gatos: esmagar e esconder!

Para levar o seu gato a tomar um comprimido, comece por esmagá-lo até ficar em pó. Em seguida misture o pó com pasta para gatos, comida húmida ou água. Para isto a única coisa que precisa é de um almofariz para desfazer os comprimidos. No entanto, se optar por misturar o pó em água é provável que precise de uma seringa para dar o líquido à boca do seu gato.

Se o seu gato precisar de tomar comprimidos por um período longo vale a pena comprar um almofariz especial. Por exemplo, nas farmácias encontra almofarizes para comprimidos que são muito úteis nestas situações.

Importante: Pergunte ao veterinário se os comprimidos podem ser esmagados.

Dar comprimidos com pasta

Depois de esmagar o comprimido, misture-o com a pasta para gatos preferida do seu pequeno felino. Em alternativa pode usar patê para gatos. Também neste caso pode usar um almofariz para desfazer o comprimido em pó fino. De seguida misture o pó numa quantidade pequena de pasta para gatos, por exemplo uma colher de chá.

Agora deixe o seu pequeno felino desfrutar da sua guloseima. Com sorte ele nem se apercebe do pó do comprimido!

Misturar o comprimido em pó na comida

Também tem a possibilidade de dar comprimidos a gatos misturados na comida. Para este método também precisa de um almofariz. Em primeiro lugar triture o comprimido até ficar em pó, em seguida misture na comida.

Este método é mais eficaz se o comprido não tiver sabor. Se não for o caso coloque algumas guloseimas bem saborosas no almofariz. Pode por exemplo usar Catisfactions (Dreamies). Misture tudo muito bem antes de juntar à comida.

Atenção: alguns medicamentos não devem ser ingeridos com produtos lácteos. Assim, para ter a certeza pergunte primeiro ao seu veterinário se pode dar os medicamentos com pasta de gatos de queijo ou com snacks de queijo.

Dissolver o comprimido na água

Ainda tem a possibilidade de dissolver o comprimido em água ou em outro líquido, como por exemplo caldo de frango. No entanto, para este método precisa de uma seringa. Assim, aspire o líquido para a seringa e em seguida despeje o líquido na boca do seu gato. Naturalmente a seringa não pode ser usada com a agulha. Também deve ter cuidado durante o procedimento para não magoar a boca ou o focinho do seu pequeno felino. A seringa compra-se no veterinário ou numa farmácia.

Não é possível calcular a dose exata do medicamento

Quando tritura o comprimido é inevitável que saltem pequenas porções do almofariz. Assim, uma pequena quantidade do medicamento perde-se e a dosagem deixa de ser exata.

Tal como as pessoas, também os gatos ficam com menos apetite quando estão doentes. Por isso, é possível que o seu gato não se interesse pela sua pasta de gatos favorita ou que não coma a ração. Nesses casos, o melhor é dar o comprimido diluído ou dá-lo inteiro.

Dar comprimidos a gatos: uma acessório útil é uma seringa para dar o medicamento diluido
Pode dar o comprimido diluído ao seu gato através de uma seringa.

Truques para dar comprimidos inteiros a gatos

Nalguns casos dar comprimidos a gatos misturados em alimentos não é possível. Por exemplo, se ele estiver muito doente e não quiser comer. Alguns gatos rejeitam mesmo as suas guloseimas preferidas quando estão doentes. Nesses casos a solução é dar o comprimido inteiro.

Cuidados a ter

A seguir explicamos como pode dar um comprimido inteiro ao seu gato. No entanto, é aconselhável pedir ao seu veterinário que faça uma demonstração, pois pode não ser uma tarefa fácil. Muitos gatos têm tendência a morder nestas situações e por isso é preciso ter algum cuidado.

Segurar bem o gato

Em primeiro lugar, segure bem o seu gato no momento de lhe dar o comprimido. Geralmente esta tarefa torna-se mais simples se tiver ajuda. Sente-se no chão e em seguida segure firmemente o seu gato entre as pernas, com o rabo dele virado para si. Dessa forma, ele não pode fugir para trás.

Abrir o focinho com cuidado

Segure o comprimido entre o dedo indicador e o polegar. Use a mão direita ou esquerda conforme seja destro ou canhoto. Em seguida abra a boca do gato com a outra mão. Para conseguir abrir a boca dele de forma mais segura, deslize o indicador da mão livre no espaço imediatamente antes do canino. Enquanto isso, a cabeça do gato deve estar ligeiramente para cima.

Com o dedo médio da mão que tem o comprimido, pressione suavemente o queixo do gato para baixo. Por fim, empurre o comprimido para dentro da boca de frente para trás.

Coloque o comprimido no fundo da boca

Ao dar o comprimido ao seu gato coloque-o mesmo no fundo da boca. Caso contrário, quase de certeza que o gato o cospe.

Importante: Coloque os dedos sempre na parte da frente da boca do gato para evitar que ele o morda acidentalmente. É importante sublinhar que as mordidas dos gatos também são perigosas para nós. Assim, se tiver dúvidas, o melhor é escolher outro método.

Dar comprimidos a gatos: seringa para medicação

A forma mais segura de dar um comprimido inteiro ao seu gato é usar uma seringa especial, conhecida como lança-comprimidos ou seringa para medicação. Este aparelho é muito semelhante a uma seringa e funciona da mesma maneira.

Em primeiro lugar fixe o comprimido na ponta da seringa. Em seguida insira a seringa para medicação na boca do gato de forma que o comprimido caia no fundo da boca. Empurre o pistão e feche a boca do gato com a mão. Dessa forma, o gato não alternativa a não ser engolir o comprimido!

Apesar de mais seguro do que o método anterior, a utilização deste aparelho também requer cuidado e que o gato esteja imobilizado. Caso contrário, pode haver acidentes para o dono e para o gato.

Esconder completamente o comprimido

Os comprimidos podem ser bem disfarçados se estiverem envoltos em algo saboroso. Um requisito essencial para este método: o gato tem que adorar comer o que envolve o comprimido.

Sandes com sticks

A maioria dos gatos adora comer sticks. Assim, pode usar sticks ou barritas para esconder comprimidos.

Para fazer uma sandes destas precisa primeiramente de sticks. Precisa também de uma faca afiada. Comece por cortar os sticks em pequenas porções, cada uma com cerca de 5 centímetros. Em seguida, corte as porções longitudinalmente até mais ou menos meio. Agora, empurre o comprido na abertura que criou e pressione o stick com o comprimido. E assim, tem uma sandes!

Verifique que o comprimido não escorrega da sandes ao dar ao seu gato. Se o comprimido for muito grande o melhor é dividi-lo em duas partes e fazer duas sandes.

Dica: também pode enganar o seu gato com uma salsicha. Faça um corte longitudinal num pedaço de salsicha e empurre cuidadosamente o comprimido para dentro. Dê ao seu gato e espere que ele se delicie!

Outros acessórios para dar comprimidos a gatos

Se o método da sandes não for eficaz existem outras alternativas para esconder os comprimidos. Por exemplo, existem massas maleáveis onde é fácil dissimular o medicamento, como por exemplo do tipo easypill. Fale com o seu veterinário, pois ele pode ter este tipo de suplemento ou outros para o mesmo efeito.

Importante: ao usar um suplemento deste tipo comece por dar um bocadinho sem comprimido. Assim vê se o seu gato gosta e permite que ele se habitue.

Dar comprimidos a gatos: Fale com o seu veterinário

Quando o seu gato precisar de tomar medicamentos o primeiro passo é aconselhar-se junto do seu veterinário. Por um lado nem todos os comprimidos devem ser triturados ou diluídos. Além disso, nem todos os tipos snacks são compatíveis com a toma de medicamentos.

Se decidir dar um comprimido ao seu gato sem o esconder ou disfarçar em comida ou guloseimas prepare-se para a sua reação. Por fim, apesar de ser mais fácil dar um comprimido com a ajuda de uma seringa de medicação, lembre-se que esta não é uma situação agradável para o gato.

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?