A puberdade nos gatos

Os gatos na puberdade também têm mudanças de humor. Às vezes querem mimos, outras vezes ficam irritados

Todos os gatinhos crescem e chegam à puberdade, altura em que testam os seus limites. Neste artigo explicamos quando chega a puberdade nos gatos e as consequências para os donos.

Quando chega a puberdade nos gatos?

A puberdade é o momento da vida do seu gato em que ele atinge a maturidade sexual. Esta fase inicia-se assim que o corpo começa a produzir as hormonas sexuais. No caso das gatas o corpo produz progesterona e estrogénio, no caso dos gatos produz testosterona. Regra geral, este processo inicia-se entre os três e os cinco meses de idade.

Se tiver uma gatinha em casa pode esperar pelo primeiro cio entre o sexto e o décimo segundo mês de vida. Por outro lado, os gatos costumam atingir a maturidade sexual entre o quinto e o sétimo mês. No entanto, o momento exato quer nas gatas, quer nos gatos, depende da raça e de fatores individuais.

Regra geral o seu gato atingirá a puberdade quando tiver cerca de seis meses.

Quais são as raças com puberdade precoce?

Os gatos que atingem a puberdade precocemente atingem a maturidade sexual entre o quarto e o quinto mês de vida. Os gatos de raças orientais como os Abissínios, os Birmanos ou os Siameses são exemplos de raças que atingem a puberdade cedo.

Quais são as raças com puberdade tardia?

Os gatos com puberdade tardia só atingem a maturidade sexual com um ano de vida. Raças de gatos com esta característica são por exemplo, o Maine Coon e o Norueguês da Floresta.

Quais os sinais da puberdade nos gatos?

A puberdade nos gatos tem algumas semelhanças com puberdade nos humanos, por exemplo, os gatos também têm alterações de humor e irritam-se com mais facilidade. Regra geral a puberdade nos gatos é menos intensa do que nos humanos. Ainda assim, entre os sinais da puberdade nos gatos temos:

1. Humor instável

Acabou de brincar com o seu gato e ele parece contente. No entanto, esta boa disposição pode durar pouco. E de repente ele começa a bater com as patas no brinquedo e a bufar. Estas alterações de humor são muito comuns em gatos

2. Marcação de território

À medida que o seu gato cresce ele começa a interessar-se por potenciais companheiros. Assim, começa a marcar o território para afastar rivais. É por isso que especialmente os gatos machos costumam marcar o território com urina. A urina dos gatos contém feromonas importantes que atraem as gatas e afastam outros gatos machos.

3. As gatas ficam com o cio

A produção hormonal nas gatas é o sinal de que já podem procriar.  Para chamar a atenção dos machos, as gatas no cio deitam-se no chão e miam muito alto. Também gostam muito de mimos. Com efeito, as gatas no cio podem ficar muito carentes.

4. Os gatos sentem-se mais autoconfiantes

Quando os gatos chegam à puberdade ficam mais autoconfiantes e corajosos. Assim, não se espante se o seu gato resolver dar aquele grande salto que já tinha tentado mas que nunca se tinha atrevido a dar.

Os gatos na puberdade marcam repetidamente o território.

Aspetos a ter em atenção durante a puberdade nos gatos

Os gatos são por natureza emocionalmente sensíveis, por isso os donos de um gato na puberdade devem ter alguma paciência. Tente manter a calma e seja compreensivo quando o seu gato fizer coisas inesperadas ou marcar o tapete novo com urina.

No entanto, como qualquer animal, mesmo durante a puberdade o seu gato precisa de ter limites. Assim, recompense o seu pequeno felino sempre que ele se portar bem. Quando ele fizer alguma coisa que não deve, como por exemplo, saltar para a bancada da cozinha, aja rapidamente dizendo "Não." com firmeza. No entanto, não deve ralhar com o seu gato.

Se o seu gato lhe parecer muito ansioso durante a puberdade pode ajudá-lo a lidar melhor com esta fase. Existem alguns produtos com feromonas ou brinquedos com valeriana.

Os gatos devem ser castrados durante a puberdade?

Os gatos que podem sair de casa à vontade devem ser castrados por razões sanitárias. Por um lado reduz-se o número de gatos que vivem nas ruas e por outro lado evita-se que os gatos se firam em lutas territoriais. Mas qual o melhor momento para castrar os gatos?

Castração de gatos machos

Os gatos machos devem ser castrados por volta do sexto mês de vida. Assim, o risco de o gato se ferir em lutas territoriais baixa significativamente. Reduz-se igualmente os comportamentos de marcação de território com a urina, que constitui um problema para quem partilha a casa com um pequeno felino.

Sabia que se um gato for castrado antes de os ossos estarem completamente desenvolvidos, os gatos vão ficar com pernas longas?

Castração das gatas

As gatas que saem de casa devem ser castradas cedo, se possível antes do quinto mês de vida. Assim evita que passe noites em claro durante o cio e também evita o aparecimento de piometra, uma doença uterina. A longo prazo a castração das gatas evita também o aparecimento de cancro da mama. Por fim, evita que se veja a braços com vários gatinhos com os quais não contava.

Se pretende castrar o seu gato deve falar com o seu veterinário.

Os nossos artigos mais relevantes