Como controlar o peso dos seus gatinhos

O peso dos gatinhos deve ser controlado regularmente.

A sua gatinha teve bebés? Parabéns! Para ter a certeza que os gatinhos estão a crescer e a desenvolver-se bem é importante pesá-los com regularidade. Este artigo pretende orientá-lo acerca do peso adequado e mostrar-lhe a que aspetos deve estar atento quando pesa o seu pequenote.

Quanto pesa um gato recém-nascido?

Um gatinho recém-nascido pesa aproximadamente 100 gramas, o peso de uma tablete de chocolate. O tronco não tem mais do que 10 cm, ou seja, o bebé cabe facilmente na palma da mão de um adulto.

O peso ao nascimento depende, entre outros fatores, da raça dos progenitores e do tamanho da ninhada. Gatinhos oriundos de ninhadas maiores são, por norma, mais pequenos em comparação com animais de ninhadas mais pequenas. Por exemplo, um Bosque da Noruega recém-nascido pesa bem mais do que um Siamês.

Também as condições de vida da progenitora durante a gravidez têm a sua influência. Stress, doenças e má nutrição podem afetar negativamente o peso dos gatinhos à nascença. Uma mãe gata bem nutrida e equilibrada terá, à partida, bebés mais gordinhos.

 

Regra geral, o peso de um gatinho recém-nascido deve rondar entre 2 a 3% do peso da mãe. Então, se a progenitora pesar 4 kg, o gatinho deve pesar entre 80-120 gramas.

Leite materno: fundamental para um crescimento saudável

Os gatinhos nascem cegos e surdos. Precisam de 10 a 14 dias para abrirem os olhos e começarem a ouvir.

Nos primeiros dias de vida, os recém-nascidos são totalmente dependentes da mãe, que lhes proporciona calor, proteção e alimento. O leite materno assegura o seu crescimento saudável. Além disso, o leite segregado logo após o parto (colostro) é especialmente rico em proteínas, enzimas e anticorpos, fortalecendo o sistema imunitário dos pequenos patudos.

Aproximadamente até às quatro semanas, o leite materno é a única fonte de alimento dos gatinhos. A partir dessa idade, começam lentamente a habituar-se aos alimentos sólidos.

Sabia que todos os gatinhos têm uma "teta favorita"? Esta é a forma ardilosa que a natureza encontrou para evitar as discussões entre irmãos.

Comida e acessórios especiais para gatinhos estão disponíveis na loja online da zooplus.

Kitten trinken Muttermilch
Os gatinhos bebés são das coisas mais fofas do mundo. Para que se mantenham saudáveis é fundamental controlar o seu peso! Descubra como o fazer neste artigo da Magazine.

Evolução do peso nos gatinhos

É comum os gatinhos perderem algum peso entre o segundo e o terceiro dias de vida. No entanto, depois disso devem ganhar peso continuamente. Até às doze semanas o ideal é que aumentem entre 70 a 100 gramas por semana. Quando os dentes de leite surgem é natural os animais terem menos apetite e ganharem peso mais lentamente.

Até à oitava semana de vida, o desenvolvimento é igual entre machos e fêmeas. A partir daí, a diferença entre os sexos torna-se notória: os machos ganham peso com maior rapidez do que as fêmeas.

A seguinte tabela pretende guiá-lo em relação ao peso dos seus gatinhos em determinada idade. Naturalmente, os valores apresentados correspodem à média:

Tabela: Evolução do peso dos gatinhos

Idade Fase do desenvolvimento Peso em gramas
Peso à nascença 100
1 semana Olhos fechados. O tempo é passado a dormir e a mamar. 200
2 semanas Os gatinhos começam a abrir os olhos. 300
4 semanas Surgem os primeiros dentes de leite. Lentamente, podem começar a ingerir comida sólida. 500
8 semanas Os machos ganham peso mais depressa do que as fêmeas. 900
12 semanas Os dentes definitivos substituem os dentes de leite. 1.700
6 a 8 meses Puberdade. Aos 8 meses os gatos têm cerca de 80% do seu peso final. 4.000
12 meses O gato é adulto. 5.000

Pesar corretamente os gatinhos

Para estar sempre ao corrente do peso dos seus patudos é importante pesá-los duas vezes por dia - idealmente sempre à mesma hora. Vá anotando o peso. Assim, rapidamente dará conta se o peso de algum dos animais estagnar ou até baixar.

Para a pesagem, recomendamos utilizar a balança da cozinha. As balanças comuns são demasiado imprecisas para os gatinhos, pelo que não são indicadas. Então, basta pôr o animal dentro de uma caixa de plástico ou de uma pequena caixa de cartão. Não se esqueça de subtrair o peso do recipiente ao peso total.

Sobretudo durante as primeiras semanas de vida, sendo os gatinhos ainda bastante pequenos e indefesos, estes não devem ser separados da mãe por demasiado tempo. Assim sendo, o que deve fazer é aproximar a balança dos animais, evitando ter de carregar os pequenotes até à cozinha para a pesagem.

Gewicht eines Kätzchen mit einer Küchenwaage bestimmen
Os gatinhos bebés são das coisas mais fofas do mundo. Para que se mantenham saudáveis é fundamental controlar o seu peso! Descubra como o fazer neste artigo da Magazine.

Causas para peso a menos

Se o seu gatinho mal tem conseguido ganhar peso, esta situação pode ter várias explicações. Por exemplo, a mãe pode não produzir leite suficiente ou pode dar-se o caso de o leite não ser suficientemente rico em nutrientes.

Na lactação, fase em que a mãe gata produz leite para os filhotes, o seu corpo requer mais energia - entre mais 1,3 a 2,5 do que o habitual. As necessidas de proteína aumentam especialmente. Deste modo, as recém-mamãs precisam de ingerir alimentos de fácil digestão, ricos em nutrientes e que lhes forneçam bastante energia. E nunca se esqueça de disponibilizar água fresca - sempre e em abundância.

Peso a menos: é fundamental consultar o veterinário

No caso de o seu gatinho pouco peso ganhar, ou mesmo se perder peso, a ideia a reter é: dirijam-se ao veterinário o quanto antes! Os gatinhos são criaturas extremamente sensíveis e o peso insuficiente rapidamente se pode tornar fatal.

Parasitas, como os vermes, podem ser os responsáveis pela situação. E o médico veterinário pode prescrever medicação para ajudar o animal. Outra possibilidade: o gatinho estar doente e não ter forças para sugar a teta da mãe. Pode ainda dar-se o caso de o animal sofrer de alguma malformação congénita, como a fenda palatina.

Por precaução, e com o objetivo de se avaliar a presença de doenças congénitas, os recém-nascidos devem ser examinados pelo veterinário após o parto.

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Vacinas para gatos

Tem um gatinho em casa? Então leia este artigo para saber mais sobre as vacinas para gatos incluindo as suas vantagens e indicações.