Quarter horse

Escrito por Natalie Decker
quarter horse no campo com acessórios para montar

Os quarter horse são muito populares como cavalos para fins recreativos junto dos praticantes de equitação western.

O quarter horse é a raça de cavalos mais difundida no mundo. São vários os cavalos da raça que protagonizaram filmes bem conhecidos, como o Black Beauty, que entrou no adaptação cinematográfica de 1994 do livro com o mesmo nome, e Pilgrim, do filme O Encantador de Cavalos. Ágil e versátil, estes cavalos não fazem só boa figura no grande ecrã.

Aspeto: alto desempenho num corpo compacto

Esta raça  também é designada american quarter horse. O corpo retangular e musculoso e a cabeça curta e em forma de cunha são duas principais características da raça. A sua altura ronda os 145-165 centímetros. Relativamente ao peso, este situa-se entre os 450 e os 600 quilos.

Os regulamentos de criação reconhecem 17 cores de pelo diferentes, desde o preto passando pelo fulvo até ao cinzento. O padrão de pelo "bucksin" é bastante comum. Trata-se de um castanho-claro, fazendo lembrar pele de veado curtida.

quarter horse no campo com acessórios rosa
Todas as cores de pelo são permitidas nos quarter horse, exceto a cor pinto.

Qual a diferença entre o quarter horse e o paint horse?

Os cavalos quarter horse não apresentam muitas marcas no corpo. Animais com marcas brancas bem acentuadas, como por exemplo o blaze largo ou o rosto careca, são, portanto, atribuídos ao american paint horse.

Ambas as raças têm os mesmos antepassados, residindo a única diferença nas suas marcas no pelo. Além disso, saiba que se um dos progenitores do potro pertencer à raça paint horse, só pode ser registado junto da American Paint Horse Association como paint horse.

Cavalos robustos do oeste

Pernas traseiras fortes e nádegas robustas são duas características do quarter horse. Afinal, esta raça americana é considerada o cavalo do oeste por excelência. Portanto, cowboys e praticantes de equitação western valorizam os quarter horse como animais rápidos, agéis e que mostram total dedicação muito para além dos rodeos e da condução das vacas.

Além disto, a raça caracteriza-se por um peito bem musculado e largo, uma garupa musculosa e uma boa posição de sela.

Carácter: quais as características típicas do quarter horse?

Os quarter horse são conhecidos por serem cavalos extremamente amigáveis e espertos. Por um lado, mostram uma enorme vontade de aprender e um elevado nível de motivação. Por outro lado, são calmos e seguros.

Sensibilidade para com o gado

Estes animais sensíveis e sociáveis são fáceis de treinar. Na verdade, muitos deles têm o chamado "cow sense". Esta designação diz respeito à sua habilidade, parcialmente inata, parcialmente treinada, para manter as manadas de vacas em ordem.

Também devido à sua personalidade agradável, o american quarter horse é, atualmente, o cavalo mais popular do mundo. Assim, estão registados cerca de 4,6 milhões de animais desta raça - mais do que de qualquer outra raça de cavalos.

bonito quarter horse creme em pose
Corpo forte, cabeça pequena: os quarter horse são considerados os mais musculados entre os cavalos.

Aptidão: perfeito para equitação westerm

Este é um cavalo de sela sobretudo usado nas várias disciplinas western. Aqui se inclui, por exemplo, o reining. Nesta modalidade, cavalo e cavaleiro executam uma tarefa estipulada a galope.

O reining inclui várias manobras, como círculos, spins e sliding stops. Entre outras disciplinas western contam-se o cutting, western pleasure, trail e ranch riding. Existem mesmo diferentes tipos de criação de cavalos quarter horse especificamente concebidos para as diferentes disciplinas.

Uma das raças de cavalos mais rápidas do mundo

Embora este companheiro de quatro patas seja considerado um típico cavalo de cowboy, é muito versátil. Portanto, não é um cavalo só para western riding, espectáculos e rodeos. Devido à sua versatilidade, pode também ser usado noutras disciplinas equestres, como corrida.

Sabia que?
Os quarter horses estão entre as raças de cavalos mais rápidas do mundo a percorrer distâncias curtas, pois conseguem acelerar muito depressa. No entanto, no que diz respeito a distâncias mais longas, o puro-sangue inglês ocupa o pódio.

Será o quarter horse um cavalo apropriado para principiantes?

Por serem tão afáveis e serenos, estes cavalos também são indicados para principiantes. Como cavalos de lazer confiáveis, são o parceiro ideal para aprender equitação (western).

Portanto, quem quer que tenha ganho o gosto por este desporto, pode mais tarde andar a cavalo no campo, num trilho ou aventurar-se a com o gado.

Ter um quarter horse: a alimentação correta é essencial

O modesto quarter horse não é muito exigente quanto à sua manutenção. Portanto, são cavalos que lidam bem com o calor e o frio. Um abrigo seguro e limpo é suficiente para estes animais.

Proteínas para músculos fortes

Porém, há alguns aspetos que devem ser considerados relativamente à alimentação do quarter horse. Já que estes cavalos têm tendência ganhar peso rapidamente, precisam de uma dieta equilibrada e de exercício físico suficiente.

À semelhança das outras raças de cavalos, erva ou feno são a base da alimentação dos quarter horse. Tratando-se de animais bastante musculados, pode ser-lhes oferecida uma fonte de proteína vegetal, como sementes de cânhamo.

Os cereais, por outro lado, não devem fazer parte da dieta do quarter horse. Dependendo da sua predisposição, os cavalos podem reagir mal aos cereais, desenvolvendo problemas como laminite ou cólicas.

Saúde: doenças hereditárias nos quarter horse

Os quarter horse são considerados cavalos bastante robustos. No entanto, algumas doenças hereditárias são comuns nestes animais. Um exemplo é a paralisia periódica hipercalémica, uma doença metabólica. Trata-se do resultado de uma mutação genética e desencadeia episódios de fraqueza muscular incurável que pode mesmo provocar paralisia.

Além disto, há outra doença metabólica observada com frequência nos cavalos quarter horse. Chama-se miopatia por acúmulo de polissacarídeos. Aqui, a acumulação de moléculas de açúcar nos músculos provoca tensão, rigidez e dores nos cavalos.

Porém, podem ser feitos testes genéticos para determinar se os animais sofrem destas doenças hereditárias.

Compra: em média qual o valor de um quarter horse?

O valor de um quarter horse depende de vários fatores, como da idade. Os preços rondam os 8000 e os 9000 euros por um macho e por uma fêmea, respetivamente.

Um quarter horse bem treinado e capacitado pode custar cerca de 12 000 euros. Mas animais de cores especialmente cobiçadas ou raras podem ser ainda mais dispendiosos.

E quanto às tipologias de criação?

Se quer comprar um quarter horse, é importante definir de que tipologia de criação deve o animal corresponder. Por exemplo: quer um cavalo para cuidar do gado ou um cavalo de corrida? Naturalmente, os preços também diferem.

Pode comprar o seu quarter horse em leilões, numa coudelaria ou a um particular.

Origem: de onde é oriundo o quarter horse?

O american quarter horse evoluiu a partir das raças de cavalos trazidas para o continente americano pelos colonos europeus entre os séculos XVI e XVIII. Entre estas contavam-se, por exemplo, os cavalos árabe, berbere e andaluz.

À medida que mais e mais europeus emigravam para o continente americano, juntavam-se outras raças de cavalos, como o pónei irlândes e o puro-sangue inglês. Portanto, o quarter horse teve a sua origem nesta combinação.

Porém, a criação oficial só teve início em 1940 com a formação da American Quarter Horse Association (AQHA). A partir da década de 1960, a raça também conquistou a Europa.

Die offizielle Zucht begann jedoch erst im Jahr 1940, mit der Gründung der American Quarter Horse Association (AQHA). Ab Mitte der 60er-Jahre hat diese Rasse dann auch Europa erobert.

Criação: os quarter horse são cavalos puro-sangue?

Os quarter horse são considerados cavalos de sangue quente. Portanto, têm tanto as características dos cavalos de sangue frio como de puro-sangue. Mas em relação à criação, existem diferentes tipos.

Então, dependendo das características especiais do cavalo, a percentagem de puro-sangue pode ser maior ou menor. Os designados Foundation Horses correspondem aos antigos cavalos de trabalho, usados para puxar as carruagens ou os arados. Estes têm pouco de puro-sangue.

Quarter horses para qualquer necessidade

Os Pleasure Horses, por outro lado, têm maior percentagem de puro-sangue. Estes cavalos são maiores e mais elegantes do que os cavalos do tipo Foundation Horses. Outros tipos de criação incluem o Reining Horse, um cavalo pequeno e desportista, e o Racinh Horse, uma cavalo especialmente rápido e atlético.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes