Gravidez nas cadelas

A gravidez nas cadelas é atestada com segurança pelo veterinário.

Como lidar com a gravidez nas cadelas?

Após cerca de 63 dias de uma gestação bem-sucedida, a cadela dá à luz os seus cachorrinhos. É possível determinar a gravidez nas cadelas a partir do vigésimo dia de gestação. Porém, ter a certeza absoluta da gravidez e do número de cachorrinhos só é possível através de uma ecografia. No entanto, não é um exame barato.

Sinais externos da gravidez nas cadelas

Os primeiros sinais visíveis de uma gravidez nas cadelas incluem o crescimento das tetas e a descoloração das glândulas mamárias - ambos a partir da quinta semana. Além disto, a cadela pode estar mais calma do que o habitual. A partir da sexta ou sétima semanas, a barriga começa gradulamente a crescer e o animal evacua com mais frequência. Mais tarde, da oitava semana em diante, as glândulas mamárias desenvolvem-se vigorosamente. Quando pressionadas com cuidado, libertam secreções aquosas.

Alimentação nutritiva

Se a alimentação da sua cadelinha já era saudável antes da gravidez, não tem que fazer quaisquer alterações na dieta. Apenas no início das últimas duas ou três semanas deve optar por uma alimentação mais proteica. Dê-lhe a comida em três a quatro pequenas doses, já que com os bebés não lhe sobra muito espaço no estômago.

Durante a gravidez da cadela, em nenhuma circunstância lhe ofereça comida demasiado rica em gordura ou hidratos de carbono. Recomendamos, por exemplo, uma ração concentrada, normalmente dada a cães de trabalho. Ou então comida para cachorros, que restitui à futura mãe os nutrientes essenciais que forneceu às crias.

Caixa de parto confortável

Cerca de duas semanas antes do parto, coloque uma caixa de parto numa zona sossegada. Forre-a com papel de jornal e mantas. Estas caixas costumam ser de madeira ou plástico e compram-se em lojas especializadas.

As paredes da caixa devem ser suficientemente baixas para que a cadela saia e entre facilmente. Ao mesmo tempo, devem ser altas o suficiente para os cachorros não caírem. Além disto, a caixa deve ser bastante grande, permitindo que a cadela se estique longitudinalmente e que haja espaço para os recém-nascidos.

Para evitar que, acidentalmente, a cadelinha pressione os recém-nascidos contra a parede da caixa, damos-lhe uma dica. Coloque uma tábua de madeira de cada um dos lados da caixa a uma altura e a uma distância de 10 centímetros da sua parede interna. Assim, antes de a cadela se deitar em cima dos cachorros, estes podem deslizar para baixo e ficar a salvo.

Check-up no veterinário

Ainda que sejam capazes de dar à luz sem intervenção humana, é aconselhável uma visita ao veterinário durante a gravidez das cadelas. Ainda que o objetivo principal seja preparar o dono para o momento e exigências do parto iminente.

Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?