Comida para Border Collie

A que aspetos devo estar atento?

O fascinante Border Collie, tão amigável quanto inteligente, é um grande favorito entre os fãs de cães. A sua vontade de aprender, o seu entusiasmo pelo trabalho e a sua descontração constituem características únicas. Enquanto dentro de quatro paredes são animais meigos, calmos e afeiçoados, fora delas recordam-nos, através da sua inteligência, capacidade de vigilância e atenção, a sua utilização original como cães de pastoreio de ovelhas. A sua constituição atlética é a cereja no topo do bolo e o que faz deles, simultaneamente, excelente cães de pastoreio e de companhia.

Graças às suas apurada sensibilidade, capacidade de perceção e de reação expeditas, o Border Collie guia as ovelhas em qualquer direção, conduzindo-as através de portões, conseguindo mesmo isolar determinado animal do resto do rebanho. Apesar de dedicados ao pastoreio, estes animais não são cães de guarda de confiança, já que, por norma, reagem de forma neutra e até positiva em relação a estranhos.

Esta raça graciosa e bem proporcionada é oriunda da Grã-bretanha. Estes animais tão dedicados ao trabalho descendem de uma raça britânica medieval de cães de pastoreio, os Collies, tendo, mais tarde, dado início a uma nova raça, originária da zona fronteiriça entre a Escócia e a Inglaterra – foi assim que, em 1910, a raça obteve a designação Border Collie.

O pelo denso, entre o branco e preto, do Border Collie pode ocorrer em duas variantes: comprimento médio e ondulado ou curto e macio. Existe ainda uma camada interna de pelo, denso, macio e impermeável. O pelo comprido surge nas áreas do focinho e patas, ao passo que o pelo é curto e macio nas zonas da cara, orelhas, patas dianteiras e traseiras. Embora todas as cores sejam permitidas, o branco não deve ser predominante. Quanto a tamanho, os cães desta raça oscilam entre os 45 e os 55 cm e pesam entre 13 a 22 kg.

A utilização contínua do corpo como força de trabalho não é suficiente para o elegante Border Collie. Estes animais esperam não só que os donos lhes atribuam tarefas práticas, como também outras, que requeiram esforço mental. Por outro lado, tratando-se de animais que manifestam uma enorme vontade de agradar, não é incomum chegarem ao limite das suas forças.

Comida adequada para Border Collie

O Border Collie integra o grupo dos cães de raça média. Os animais desta raça são normalmente muito ativos, requerendo, assim, uma alimentação bastante energética. Apesar disso, são necessários cuidados para que a dieta seja consistente com o nível de atividade do cachorro. Uma alimentação excessiva pode fazer com que os pequenos patudos alcancem, ou mesmo excedam, o peso final geneticamente determinado antes do tempo, embora a sua estrutura óssea não esteja ainda estável o suficiente. Como consequência, os membros podem deformar-se. Os Border Collie precisam de um fornecimento adaptado de minerais, em especial cálcio e fósforo, oligoelementos e vitaminas, além de uma ingestão adaptada ao respetivo nível de atividade.

As quantidades recomendadas dependem do peso atual do cachorro e do peso previsto na idade adulta. Neste caso, o peso do progenitor do mesmo sexo constitui uma excelente diretriz. Além disso, também o nível de atividade do animal integra estes cálculos.

Qual a comida mais indicada para o meu cachorro Border Collie?

Recomendamos a ração Bosch Medium Junior para cachorros desta raça.

Características da ração Bosch Medium Junior:

  • Não contêm cereais com glúten
  • Com complexo imunitário de mananoligossacarídeos e beta-glucanos
  • Croquetes médios
  • Condroitina e glucosamina para o desenvolvimento das articulações
  • Teor equilibrado de ácidos gordos essenciais
  • Teor equilibrado de várias fibras vegetais solúveis para uma boa digestão
Bosch Medium Junior

Recomendamos também a ração para cachorros PRO PLAN Medium Puppy Sensitive Skin OPTIDERMA.

Características da ração  PRO PLAN Medium Puppy Sensitive Skin OPTIDERMA:

  • Combinação nutritiva clinicamente testada OPTIDERMA para uma pele saudável e um pelo brilhante
  • Proteína de excelente qualidade (salmão)
  • Croquetes médios
  • Sem glúten
  • Teor equilibrado de ácidos gordos essenciais
  • Teor equilibrado de fibras para uma boa digestão

Quantidade recomendada para um cachorro Border Collie com um nível de atividade normal

Peso atual Peso final como cão adulto Ração Quantidade aproximada em g/dia
5kg 18kg Bosch Medium Junior 240g
5kg 18kg Pro Plan Medium Puppy Sensitive Skin Optiderma 210g
12kg 18kg Bosch Medium Junior 305g
12kg 18kg Pro Plan Medium Puppy Sensitive Skin Optiderma 270g

As quantidades totais diárias devem ser divididas por diversas refeições. É fundamental que os animais tenham sempre água fresca ao dispor.

Sempre em ação – em forma na idade adulta com a alimentação adequada

O Border Collie é uma raça vivaz e sempre alerta. Como já mencionámos, remontando as suas origens às de cão de pastoreio, estes são animais que requerem muita ocupação – integrados numa família, devem ser estimulados física e psicologicamente. Naturalmente, as necessidades energéticas diferem de acordo com as tarefas e com o nível de atividade de cada Border Collie, mas não só – dependem também do tamanho, peso, idade e atividade de cada exemplar. Para a escolha da alimentação, devem também ser tidas em conta as doenças mais comuns do sistema motor.

Passados alguns meses, sendo agora o Border Collie um adulto, é chegado o momento de alterar a ração para uma variante para adultos. Para raças muito ativas, como é o caso, as rações devem ser ricas em hidratos de carbono, responsáveis pelo fornecimento de energia. Porém, se o seu patudo for mais calmo do que o habitual nesta raça, a quantidade de hidratos de carbono a ingerir deve ser moderada, de forma a evitar-se excesso de peso. Além do nível de atividade e da composição alimentar, as quantidades para o peso são decisivas. Os snacks e recompensas devem ser deduzidos da dose diária alimentar. Optar por uma dieta à base de ração ou de comida húmida ou, ainda, por uma combinação das duas, é uma questão de preferência do cão e do dono.

Hill's Canine Adult Huhn Hundefutter

Ração recomendada para um Border Collie adulto

Hill's Science Plan Adult 1-6 Advanced Fitness Medium com frango

  • Nutricionalmente equilibrada para fornecer aos cães de porte médio os cuidados de que necessitam ao longo de todo o ano
  • Com a fórmula Hill's Superior Antioxidant que suporta o sistema imunitário
  • Com proteínas de excelente qualidade para uma massa muscular magra
  • Graças aos ingredientes facilmente digeríveis, tem um sabor fantástico
  • Ácidos gordos Omega 3 para pele e pelo saudáveis

Pro Plan Medium Adult Sensitive Skin Optiderma

  • Proteína de excelente qualidade (salmão)
  • Sem glúten
  • Com o fórmula especial OPTIDERMA para pele saudável
  • Com ingredientes para articulações saudáveis
  • Croquetes saborosos para cães de médio porte
PRO PLAN Medium Adult Sensitive Skin OPTIDERMA

Quantidade recomendada para um Border Collie adulto com um nível de atividade normal

Ração Quantidade aproximada em g/dia para um cão com 18kg
Hill's Science Plan Adult 1-6 Advanced Fitness Medium com frango aprox. 230g
Pro Plan Medium Adult Sensitive Skin Optiderma  aprox. 230g

É fundamental que os animais tenham sempre água fresca ao dispor.

A tão merecida reforma – alimentação para seniores

Até o mais atlético e ativo dos cães envelhece – este processo é acompanhado pela alteração das suas necessidades, incluindo as nutricionais, diferentes das de um cão jovem ou adulto. Os Border Collie ficam mais tranquilos e calmos, já que as suas necessidades de atividade decrescem. Assim, e para evitar problemas como excesso de peso, os cães mais velhos devem ingerir menos calorias. Nesta fase da vida, alguns destes animais vêm reduzidas as suas capacidades olfativas e de paladar, e é neste sentido que os alimentos especialmente saborosos podem ser benéficos.

Bosch Senior

Ração recomendada para um Border Collie sénior

Bosch Senior

  • Com ingredientes especialmente selecionados para um processo de envelhecimento saudável
  • Com um complexo imunitário de mananoligossacarídeos e beta-glucanos para o fortalecimento do sistema imunitário
  • Com prebióticos para uma flora intestinal equilibrada
  • Ácidos gordos essenciais e zinco para um pelo brilhante e uma pele suave
  • Teor equilibrado de várias fibras vegetais para uma digestão saudável
  • Com antioxidantes que protegem as células dos radicais livres

 

Royal Canin Medium Ageing 10+

  • Ingredientes especialmente selecionados para um processo de envelhecimento saudável
  • Ingredientes especiais para um pelo brilhante e pele saudável
  • Com fibras para uma digestão saudável
  • Rico em EPA-DHA e com um complexo antioxidante exclusivo que ajuda a proteger as células dos radicais livres
  • Com glucosamina e condroitina para articulações saudáveis
Royal Canin Medium Ageing 10+

Quantidades recomendadas para um Border Collie sénior

Como recompensa durante os treinos ou como guloseima entre as refeições, recomendamos os snacks Dokas de peito de frango, pois são pobres em gordura e têm o tamanho apropriado para saciar o animal durante as sessões. São naturais, sem açúcar e apropriados como snacks monoproteicos para cães sensíveis.

Os nossos artigos mais relevantes