A Alimentação dos Dobermanns This article is verified by a vet

O Dobermann

Características dos Dobermanns

Antes de falarmos sobre a alimentação dos Dobermanns, vamos conhecer um pouco melhor esta famosa raça. A postura e atitude dos Dobermanns saltam à vista. Trata-se de uma raça de cães com um corpo forte e musculoso. No entanto, o aspeto dos Dobermann é elegante e bem proporcionado. Assim, para muitos amantes de cães, o Dobermann configura a imagem do cão ideal. O peso e altura dos Dobermanns varia de acordo com o sexo. Assim, enquanto as fêmeas pesam entre 32 e 35 kg e atingem entre 63 e 68 cm, o peso dos machos varia entre 40 e 45 e a altura entre 68 e 72 cm.

O pelo é castanho ou preto e é geralmente curto, duro e espesso, sem qualquer camada interior. No entanto, pode apresentar manchas vermelho ferrugem no focinho, antepeito e pernas.

Origem dos Dobermanns

Esta raça relativamente recente é originária da Alemanha. A sua criação iniciou-se nos anos 70 do século 19 pelas mãos de Friedrich Louis Dobermann no atual estado alemão da Turíngia. Como deve ter reparado, esta raça recebeu o nome do seu criador, o que é um facto único na história das raças de cães. De acordo com dados recolhidos, Friedrich Louis Dobermann era cobrador de impostos e também recolhia cães abandonados. Assim, é fácil perceber que ele não era uma pessoa muito apreciada na sua comunidade.

Sentindo necessidade de se proteger contra possíveis ameaças, o Senhor Dobermann resolveu desenvolver uma raça cuja aparência assustasse intrusos. Mas o Senhor Dobermann não se ficou pela aparência, pretendia também que a sua nova raça de cães pudesse realmente dissuadir pessoas estranhas de entrarem na sua propriedade. Assim, resolveu cruzar cães com um elevado instinto de proteção mas também muito corajosos e com personalidade forte. As raças escolhidas para os cruzamentos foram o Rottweiler e o Pastor Alemão. E assim surgiram os Dobermanns, cães ágeis, persistentes e de personalidade forte.

Os Dobermanns no dia-a-dia

Além das mencionadas características físicas, os Dobermanns também possuem sentidos muito apurados, grande instinto de proteção e capacidade de distinguir o certo do errado. Este último aspeto é particularmente relevante. Sem orientação por parte dos donos, o Dobermann vai estabelecer por si próprio o que é certo e errado, o que pode não corresponder aos objetivos do dono. Por isso, os Dobermanns devem ser ensinados desde muito cedo para que compreendam o que os donos entendem por certo e errado.

Além disso, estes patudos reagem mesmo a estímulos menores. As características físicas e de personalidade dos Dobermanns tornaram esta raça muito apreciada para tarefas de vigilância, guarda e para a caça. Assim, no início do século 20, forças policiais em todo o mundo adotaram os Dobermanns como parceiros principais. Em consequência os Dobermann ficaram conhecidos como cães Gendarm. No entanto, o Dobermann é um cão amigável e que estabelece laços fortes com os seus donos. Assim, estes patudos são ótimos cães de família e adoram crianças.

A alimentação dos Dobermanns: aspetos a ter em atenção

Os Dobermann pertencem à categoria dos cães de porte médio/grande. E os filhotes de raças grandes requerem alguma atenção. É muito importante que os pequenos patudos não atinjam o peso máximo da raça cedo demais pois o seu esqueleto pode ainda não estar completamente desenvolvido. Por exemplo, peso a mais nos filhotes pode causar mau desenvolvimento ou posicionamento incorreto dos membros. Assim, é importante certificar-se que a comida do seu pequeno patudo não tem calorias em excesso. A percentagem de calorias ingerida pelo seu jovem Dobermann deve estar de acordo com a sua atividade, ou seja, com a energia que ele consome. No entanto, para um crescimento equilibrado também é essencial proporcionar uma percentagem adequada de minerais. O desenvolvimento de um esqueleto forte depende também da ingestão correta de, por exemplo, cálcio e fósforo, assim como de vitaminas.

A quantidade de ração recomendada para um cachorrinho depende do seu peso e também do seu peso esperado quando chegar à idade adulta. O peso esperado pode ser calculado de acordo com o peso do progenitor do mesmo sexo.

Qual a melhor ração para o meu filhote de Dobermann?

A ração Royal Canin Maxi Puppy Active é bastante aconselhada para o seu pequeno Dobermann.

Royal Canin Maxi Puppy Active:

  • Contém uma quantidade adequada de cálcio e fósforo para o desenvolvimento ósseo
  • Inclui glucosamina e sulfato de condroitina, assim como EPA e DHA, para garantir a saúde das cartilagens e das articulações
  • Contém um complexo antioxidante exclusivo que contribui para o fortalecimento das defesas naturais

A ração Bosh Junior com cordeiro e arroz é igualmente adequada para cachorros.

Bosch Junior com cordeiro e arroz:

  • Contém cereais sem glúten
  • Tem um teor de energia adaptado às necessidades dos cachorros
  • Contém também condroitina e glucosamina para proteção das articulações
  • É rica em linhaça que fornece ácidos gordos Omega 3

Quantidade de ração para um cachorro Dobermann com nível de atividade normal

Peso atual Peso esperado em adulto Ração Quantidade em gramas por dia
10kg 39kg Royal Canin Maxi Puppy Active 410g
10kg 39kg Bosch Junior Cordeiro e Arroz 410g
25kg 39kg Royal Canin Maxi Puppy Active 550g
25kg 39kg Bosch Junior Cordeiro e Arroz 550g

A quantidade recomendada de ração deve ser dada em várias doses ao longo do dia. Além disso, o seu cachorro deve ter sempre água fresca disponível.

A alimentação dos Dobermanns: Como manter o seu patudo saudável

A alimentação dos Dobermanns deve ir de encontro ao seu nível de atividade e ao tipo de trabalho que desempenham. Se o seu Dobermann for um cão de guarda, as suas necessidades energéticas são altas e portanto também precisa de mais comida. No entanto, mesmo como cão de família, as necessidades energéticas dos Dobermann são elevadas. Pois, os cães desta raça precisam naturalmente de bastante atividade e exercício.

Assim, é muito importante que dê a oportunidade ao seu patudo de gastar energia. Pode fazê-lo por exemplo, através de jogos, prática de desporto ou através de longos passeios. Se proporcionar ao seu Dobermann a quantidade necessária de exercício físico, vai viver com um patudo calmo e equilibrado, que se sente muito feliz quando chega a hora de descansar. Outro aspeto a ter em consideração na alimentação do seu patudo são as suas características individuais, como por exemplo, tamanho, peso e idade. Assim, não é apenas a raça que indica as necessidades nutricionais do seu patudo.

Cuidado com as guloseimas

Desta forma, quando o seu Dobermann atinge a idade adulta precisa de uma ração para cães adultos. Os Dobermanns ativos e desportistas precisam de uma ração com elevada percentagem de hidratos de carbono para suprir as suas necessidades energéticas. Pelo contrário, os patudos mais calmos devem comer uma ração com menos hidratos de carbono para evitar que fiquem com excesso de peso. No entanto, para o controle de peso é importante ter em atenção não só o tipo de ração, como a quantidade. Outro ponto a ter em atenção para evitar excesso de peso são as guloseimas ou recompensas. Assim, a quantidade de guloseimas deve ser dada em conjugação com a quantidade de comida. A escolha entre ração ou comida húmida ou ainda uma combinação das duas depende unicamente do gosto do seu patudo e da conveniência do dono.

Comida húmida para Dobermanns

Wolf of Wilderness Adult

  • O teor proteico desta ração é elevado, o que facilita a digestão
  • Contém raízes frutos e ervas silvestres 
  • Produzida na Alemanha

MAC's Adult

  • Contém vegetais e massa como fonte de hidratos de carbono
  • Inclui mexilhoes de lábios verdes para proteger as articulações
  • Sem soja, corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais
  • Também é adequado para cães com sensibilidade alimentar

Quantidade de comida para um Dobermann adulto com nível de atividade normal

Marca da ração Quantidade recomendada em gramas para cães com cerca de 39 kg
Wolf of Wilderness cerca de 1230 g
MAC's Adult cerca de 1230 g

Mantenha sempre água fresca à disposição do seu cão.

Ração seca recomendada para Dobermanns

Hills Canine Adult 1-5 Large com frango

  • Contém glucosamina e condroitina para proteger a saúde das articulações
  • Inclui proteína animal de alta qualidade, para manter a massa muscular magra
  • Contém glucosamina e condroitina para proteger a saúde das articulações

Concept for Life Large Adult

  • Inclui pré-bióticos e fibras para proteção da flora intestinal
  • Contém ácidos gordos ómega-3, ómega-6, zinco e o complexo de vitamina B para manter a pele saudável e o pelo brilhante
  • Inclui uma elevada percentagem de carne fresca e ingredientes selecionados para garantir uma elevada tolerância por parte dos cães

Quantidade de ração para um Dobermann adulto com nível de atividade normal

Marca da ração Quantidade recomendada em gramas para cães com cerca de 39 kg
Hills Canine Adult 1-5 Large com frango cerca de 385g
Concept for Life Large Adult cerca de 385g

Mantenha sempre água fresca à disposição do seu cão.

A alimentação dos Dobermanns séniores

As necessidades nutricionais dos cães alteram-se com o passar dos anos, tal como acontece com os seres humanos. As alterações fisiológicas decorrentes da idade significam que os cães mais velhos têm necessidades diferentes dos cães jovens. Por exemplo, os cães sénior são menos ativos que os cães jovens e por isso precisam de menos calorias. Assim, é importante reduzir a quantidade de calorias que o seu patudo sénior ingere para que ele não fique com excesso de peso. Por outro lado, cães mais velhos também podem ter alterações no olfato e paladar. Por isso pode ser indicado passar a dar-lhe uma ração com sabor mais intenso.

Comida aconselhada para Dobermanns sénior

Rinti Kennerfleisch Senior

  • Teor de gordura moderado e nutrientes adequados às necessidades de cães sénior.
  • Rico em fibras para uma melhor digestão
  • Contém ácidos omega 3

Eukanuba Mature & Senior Large Breed

  • Contém antioxidantes, vitaminas E e C para fortalecer o sistema imunitário
  • Inclui glucosaminha e condroitina para ajudar a manter as articulações saudáveis
  • Contém também fibras e pré-bióticos para garantir uma digestão equilibrada e para proteger a flora intestinal 
  • Rico em ómega 3 e ómega 6 para manter a pele saudável e o pelo brilhante

Quantidade de ração para um Dobermann sénior

Marca da ração Quantidade recomendada em gramas para cães com cerca de 39 kg
Rinti Kennerfleisch Senior cerca de 1465g
Eukanuba Mature & Senior Large Breed cerca de 390g

Para manter o seu Dobermann entretido e para satisfazer a sua necessidade de mastigar pode dar-lhe ossos o roer, como por exemplo, ossos naturais com nós Barkoo. Estes ossos não contêm gorduras nem corantes, conservantes ou intensificadores de sabor. Além disso, estas guloseimas consistem em 100% de pele de vaca e ajudam a manter os dentes saudáveis e a fortalecer as mandíbulas.

Os nossos artigos mais relevantes