Coleiras de treino

Coleiras de treino

Coleiras de treino

Quando a educação de cães teimosos, temperamentais ou dominantes parece falhar, é habitual os respetivos donos recorrerem a coleiras de treino. Mas será que este recurso tem realmente um efeito positivo no treino canino?

Coleiras com spray para treino de cães

As coleiras de treino com emissão de spray funcionam por controle remoto: quando o animal apresente um comportamento indesejável, os donos devem acionar a emissão do spray imediatamente.

A ação do spray, indolor, fria e inofensiva, irrita o animal e leva-o a interromper o comportamento negativo.

Coleiras para treino com fragrância

As coleiras para treino com emissão de perfume funcionam como as coleiras com spray: caso o cão não responda corretamente à ordem, uma fragrância inofensiva é pulverizada através de um simples clique do dono.

Uma outra ferramenta são as coleiras anti-latido que emitem diferentes sinais de resposta. Existem já coleiras que reconhecem o ladrar do cão através de um microfone incorporado e reagem em conformidade.

Coleiras para treino com ultrassons

O princípio de ação é o mesmo dos dois primeiros exemplos: seja através de controle remoto, de um microfone ou de uma membrana, um sinal de ultrassom desagradável é libertado.

Coleiras elétricas

Estas coleiras de treino emitem pequenos impulsos elétricos, penalizando assim os comportamentos indesejados. No entanto, este auxiliar de treino deve ser evitado em detrimento dos métodos inofensivos.

Coleiras de treino para cães

Como é habitual, também no que diz respeito às coleiras de treino as opiniões dividem-se. Uma vantagem é clara: para o animal, a punição não está relacionada com os donos, mas sim com uma entidade que lhe é desconhecida. A confiança entre cão e dono não é posta em causa.

No entanto, pode dar-se o caso de estes estímulos neutros assustarem o animal. Tendo em conta que nós não sentimos os estímulos elétricos, dos sprays, das fragrâncias ou dos ultrassons, há o risco de incorrer numa reação em falso. Ao ser punido no momento errado, o animal não mostrará progressos e poderá ficar com medo.

Conclusão

As coleiras de treino devem apenas ser usadas em situações de emergência e por treinadores experientes! Donos inexperientes devem em primeiro lugar dirigir-se a uma escola de treino para cães e aconselhar-se acerca da utilização de ferramentas auxiliares, como as coleiras de treino.

 Leia mais sobre o tópico no apartado “Coleiras para cães“.

Encontre mais ferramentas auxiliares de treino para cães na loja da zooplus!

Os nossos artigos mais relevantes