Tamanho do terrário
O tamanho do terrário depende da espécie que tem em casa. Visto que existem enormes diferenças de tamanho entre os vários representantes, é impossível indicar o tamanho adequado de um terrário para répteis iguanidae. Por exemplo, para o lagarto esmeralda o terrário deve ter 120 x 60 x 60 centímetros (comprimento x largura x altura). Já para uma iguana verde as dimensões devem ser 150 x 200 x 250 centímetros.
No entanto, no que se refere a espaço para os répteis, a regra é sempre quanto mais melhor. Lembre-se também que se comprar um réptil jovem ele vai crescer. Assim, compre um terrário a contar com o tamanho do seu animal de estimação adulto.
O equipamento de um terrário para répteis iguanidae
Os répteis precisam de luz e calor para sobreviver, visto que são animais de sangue-frio. Assim, o seu terrário deve estar devidamente equipado com lâmpadas que forneçam também calor. No entanto, coloque estes equipamentos fora do alcance dos seus répteis para evitar queimaduras.
Além da iluminação, um terrário precisa igualmente de ter:
- Ramos de árvore e elevações para escalada
- Zonas de descanso como, por exemplo, grutas em cortiça ou em outros materiais naturais
- Banheira para os répteis nadarem e se refrescarem. Idealmente a água deve estar aquecida
- Zona de alimentação com tijelas para comida e água
- Zonas para tomar banhos de sol por baixo das lâmpadas de calor
- Equipamento técnico: lâmpadas de calor, de UV-A e UV-B, humidificador do ar e tapetes de aquecimento
- Termómetro e medidor de humidade
- Plantas estáveis e não venenosas, como plantas yucca, ficus ou Philodendron
- Cobrir o chão do terrário com solo não fertilizado, mistura de turfa e areia ou cascalho, de acordo com as preferências da espécie
Condições ideais de um terrário para répteis
A temperatura do ar dentro do terrário deve variar entre 25 e 25 graus, mas por baixo da lâmpada de aquecimento a temperatura deve subir, situando-se entre os 35 e os 37 graus. Por outro lado, durante a noite estes répteis preferem temperaturas mais baixas, entre os 20 e os 25 graus.
A humidade do ar deve situar-se entre 60 e 80 por cento, de acordo com a espécie. Por exemplo, o lagarto esmeralda gosta de um ambiente mais seco, enquanto os répteis oriundos de zonas tropicais preferem mais humidade. Durante a noite, ajuste a humildade para 80 a 95 por cento também de acordo com a espécie.
Limpe diariamente o terrário, retirando restos de alimentos e excrementos. Os restos de pele devem ser igualmente retirados. Lembre-se que a pele destes repteis renova-se permanentemente e que cai mais durante as fases de crescimento.
Informação importante: Algumas espécies de répteis iguanidae entram em hibernação durante dois a três meses durante o inverno. Assim, se for o caso, diminua gradualmente a temperatura no terrário quando o inverno está a chegar e aumente-a lentamente quando o período de hibernação estiver a chegar ao fim.