Cada espécie sente-se mais confortável no ambiente a que adaptou no seu ambiente natural ao longo dos anos. Portanto, não é possível generalizar as condições de acomodação.
As dimensões ideais do terrário
Contudo, com os conhecimentos adequados, é possível manter muitas destas espécies dentro de quatro paredes. Um terrário com 80 x 40 x 40 centímetros (no mínimo) é normalmente apropriado. De qualquer modo, adapte o tamanho do terrário ao tamanho da cobra. Globalmente, aplica-se o seguinte princípio: quanto mais espaço a cobra tem, mais confortável se sente!
O clima no terrário
Aplicam-se as mesmas condições climatéricas à maioria das espécies de cobras-liga. Ou seja: humidade entre os 4o-60%. Para tal, basta pulverizar o terrário regularmente.
Além disso, a temperatura média deve manter-se entre os 22 e 28 °C, descendo à noite para a temperatura ambiente (cerca de 21 °C). Porém, a sua cobra ficará satisfeita se apanhar sol nos dias mais quentes (até aos 35 °C) em determinada área do terrário.
A configuração correta de um terrário
A maioria das cobras gosta de se enterrar na areia. Assim, deve encher o fundo do terrário com substrato suficiente, como areia e gravilha. As cobras também gostam de tomar banho e nadar, pelo que uma pequena piscina não pode faltar.
Para finalizar a configuração do terrário, faltam apenas plantas apropriadas e acessórios para trepar, como ramos ou pedras. Decore os objetos de forma a que também possam servir como esconderijos para a sua cobra-liga.