Alimentação dos peixes de aquário

Alimentação dos peixes de aquário

Alimentação dos peixes de aquário

Comida para peixes

Basta que siga uma série de regras bastante simples e verá como não será nada problemático alimentar os seus peixes de aquário e proporcionar-lhes uma alimentação natural e apropriada.

Com que frequência devo alimentar os meus peixes?

  • Não ofereça muita comida de uma só vez, mas somente a quantidade que os peixes consigam comer em alguns minutos (exceção: vegetais frescos). O ideal é ir disponibilizando aos animais pequenas porções ao longo do dia, pelo menos de manhã e à noite. Os residentes herbívoros do aquário irão deleitar-se com espinafres ou alface (previamente fervidos em água). Remova as folhas que se encontram no fundo do aquário, no máximo dois dias depois de as ter colocado. Ao apodrecerem, estes elementos podem perturbar o processo biológico do aquário.

O momento ideal para alimentar os peixes

  • Normalmente, logo que o aquário esteja a funcionar em pleno trata-se do momento ideal para alimentar os animais; isto é, depois de uma troca parcial da água ou depois de ligar a iluminação. Os peixes precisam de algum tempo para se acalmarem e, portanto, deve aguardar cerca de 30 minutos antes de os alimentar.

Como alimentar os peixes?

  • A verdade é que até mesmo os peixes apreciam uma dieta variada. As lojas especializadas disponibilizam várias opções, como pastilhas, comida viva, congelada ou liofilizada. Ao oferecer-lhes pastilhas que se posicionam no fundo do aquário poderá observar os peixes com bastante detalhe.

Descubra aqui a seleção de comida para peixes da zooplus.

Durante o processo de alimentação dos peixes:

  • Reserve algum tempo do seu dia para alimentar os animais e observe se todos os peixes se alimentam. A recusa da comida é frequentemente um sinal de desconforto ou de doença. As hesitações podem ocorrer quando é oferecida uma nova opção ou quando é introduzida uma nova marca. Nestes casos, os peixes devem primeiro habituar-se aos novos alimentos. Porém, nunca é demais estar atento.
  • Se possível, a comida deve ser sempre dada pela mesma pessoa. Os animais habituam-se rapidamente aos passos e aproximam-se com curiosidade quando sentem o dono a chegar perto deles.
  • Nunca desligue o filtro para alimentar os animais. Se as porções forem selecionadas corretamente, não é possível que a comida o atinja. Caso as porções sejam demasiado grandes, recomendamos a lavagem minuciosa do filtro, dado que a comida “aspirada” pode entupi-lo.

Todos os produtos relacionados com a temática da aquariofilia podem ser encontrados na loja online da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes