Peixe royal gramma (Gramma loreto)

Peixe royal gramma num aquário

Com cores vivas e fora do comum, o peixe royal gramma tem claramente um toque caribenho, o seu local de origem. Na verdade, estes peixes, com coloração amarelo e púrpura brilhante, estão entre os mais bonitos peixes de água salgada para aquários. Além disso, o royal gramma é também muito pacífico e, por isso, muito popular entre aquaristas. Se está a pensar ter peixes royal gramma no seu aquário, descubra aqui as suas principais características e como cuidar deles.

Origem e família do peixe royal gramma

O gramma loreto é originário do Caribe, onde vive em recifes, escondendo-se em pequenas fendas ou buracos para se proteger dos predadores naturais. Além disso, estes coloridos peixes geralmente vivem em grupo. No que se refere à reprodução, estes peixes constroem ninhos nos recifes recorrendo a algas finas, restos de conchas e corais.

Peixes semelhantes

O royal gramma pode ser confundido com o gramma brasileiro, de nome científico Gramma brasiliensis, um peixe igualmente colorido, mas, como o nome indica, originário do Brasil. Ambas as espécies são da família Grammatidae. Além disso, também o Pseudochromis paccagnellae, pode passar inadvertidamente por royal gramma devido às suas cores. No entanto, o royal gramma falso (Pseudochromis paccagnellae) é da família Pseudochromidae e tem outras características e necessidades.

Bilhete de identidade do royal gramma

  • Nome oficial: Gramma loreto
  • Outros nomes: Royal Gramma
  • Família: Grammatidae
  • Origem: Caribe
  • Comprimento: 6 a 10 centímetros (os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas)
  • Convivência: recomenda-se manter em pares, no entanto também pode viver sozinho ou em grupo
  • Aquário: água salgada com capacidade mínima de 200 a 300 litros
  • Temperatura da água: entre 24 e 28 graus Celsius
  • Intensidade da corrente: média
  • Comida: flocos, artémia, alimentos congelados, ovas de coral, camarão de mysis, zooplancton
  • Comportamento social: calmo e amigável, algo tímido
  • Características especiais: precisa de locais para se esconder, pode saltar para fora do aquário, por isso, o aquário deve ter cobertura
  • Dificuldade de manutenção: normal

Aspeto: um peixe com cores vivas

Como já mencionado, o peixe royal gramma caracteriza-se pelas suas cores. Assim, estes peixes são cor de púrpura desde a cabeça até meio do corpo. Na zona posterior do corpo as escamas adquirem a tonalidade amarela. Além disso, têm uma mancha característica na barbatana superior e uma lista preta sobre os olhos.

Identificar o sexo dos peixes

Não é fácil distinguir os machos das fêmeas do royal gramma, visto que as diferenças são mínimas. Além disso, as diferenças só se notam quando os peixes atingem a idade adulta. Nessa altura, os machos são geralmente maiores do que as fêmeas e as barbatanas ventrais são mais longas. Além disso, a faixa roxa na barbatana anal tem uma cor mais intensa nos machos, sendo praticamente toda amarela nas fêmeas. No entanto, estas características não são fixas, o que torna difícil identificar o sexo dos peixes.

Por fim, e para tornar a diferenciação mais complexa, o Gramma loreto pode mudar de sexo de forma que um par se torne um casal.

Cuidados a ter no aquário

Esta espécie de peixe é muito popular entre os aquaristas, visto que são animais fáceis de cuidar e saudáveis. Além disso, sendo peixes calmos e pacíficos, eles dão-se bem com os outros habitantes do aquário, ainda que adotem um comportamento mais ameaçador com os recém-chegados.

Deve ter algum cuidado ao escolher outras espécies de peixes para juntar ao royal gramma, uma vez que ele se retrai e passa muito tempo escondido se viver com peixes mais agressivos ou energéticos.

Número de peixes por aquário

O mais aconselhável para o royal gramma é viver com um companheiro. Se tiver um aquário grande pode considerar ter um pequeno cardume. Nesse caso, para evitar conflitos, tenha um número par de peixes para que nenhum fique sozinho.

Tamanho e equipamento do aquário

Em média, um royal gramma não mede mais de 10 centímetros. Assim, o seu aquário de água salgada deve ter capacidade para entre 200 e 300 litros. Além disso, a temperatura ideal da água deve situar-se entre os 24 e os 28 graus Celsius.

Em termos de decoração, tente criar um ambiente o mais aproximado possível ao habitat natural desta espécie. Assim, visto que estes peixes gostam de se esconder, crie no seu aquário esconderijos. Para tal, estruturas de recife ou em pedra são as mais adequadas.

Dica: especialmente nos primeiros tempos na sua nova casa, o royal gramma tem tendência para saltar para fora do aquário. Assim, é aconselhável colocar uma cobertura no aquário.

Na loja para peixes zooplus encontra tudo o que precisa para o seu aquário e para os seus peixes, desde vários tipos de comida a produtos para tratamento da água.

Peixe royal gramma escondido num aquário © Kolevski.V / stock.adobe.com
O royal gramma precisa de esconderijos no aquário para se sentir bem. Assim, não se esqueça de incluir corais ou pedras na decoração do aquário.

Alimentação dos peixes royal gramma

O royal gramma é um peixe muito fácil de alimentar, visto que come praticamente tudo o que lhe der. Assim, pode dar-lhe algas e comida rica em proteínas. Os peixes desta espécie também comem ovas de coral, camarão de mysis ou zooplâncton e gostam particularmente de comida congelada, flocos e granulado. Tenha o cuidado de variar a dieta dos seus peixes, alternado entre diversos tipos de alimento.

Comprar peixes royal gramma

Consegue comprar peixes royal gramma com alguma facilidade em lojas da especialidade quer físicas, quer na internet, e ainda a criadores particulares. Antes de comprar peixes desta espécie tenha em atenção se eles foram capturados na natureza ou criados em cativeiro e prefira sempre a segunda opção. Lembre-se que ao escolher peixes criados em cativeiro está a proteger os peixes selvagens, assim como o seu habitat natural.

Conclusão

Os peixes royal gramma não são apenas bonitos e interessantes, são também pouco exigentes no que se refere à alimentação. Além disso, são bastante pacíficos e convivem facilmente com outros peixes. Assim, o royal gramma é um peixe de fácil manutenção e, por isso, muito popular para aquários de água salgada.

Quer ter mais peixes no seu aquário? Visite a nossa magazine onde encontra diversos artigos sobre espécies de peixes para aquários de água doce e água salgada.

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.