Papagaios Ecletus This article is verified by a vet

Edelpapagei

Os Papagaios Electus são aves robustas, divertidas e coloridas

A fauna e flora de países distantes sempre nos fascinaram. E os papagaios com as suas cores vivas tornaram-se rapidamente o centro das atenções de muitos europeus. Entre estes os Papagaios Electus ganharam um lugar de destaque entre os nossos animais de estimação. Descubra aqui as condições necessárias para ter estas exóticas aves em casa.

Aspeto: Macho ou fêmea?

Os Papagaios Electus medem entre 35 e 40 centímetros e pesam entre 0,4 a 0,6 quilos.

As aves desta espécie têm a particularidade de apresentarem um dimorfismo sexual pronunciado. Ou seja, a plumagem principal dos machos é verde enquanto a das fêmeas é vermelha. Assim, é muito fácil saber qual o sexo da sua ave.

No entanto, estas aves apresentam ainda mais diferenças de acordo com o sexo.

Machos: A plumagem dos Papagaios Ecletus machos também apresenta penas vermelhas de lado e na parte inferior das asas. Por outro lado, as penas da cauda podem ser pretas e por vezes as extremidades destas penas são amarelas.

No que se refere ao bico, a parte inferior e preta. Já a parte superior do bico é laranja, sendo que a ponta é de um amarelo vivo.

Fêmeas: As fêmeas desta espécie de aves têm penas azuladas na barriga e pescoço, o que faz um contraste pronunciado com a cor vermelha dominante. Por outro lado, as penas de voo laterais são de um azul mais escuro e as penas da cauda são cor-de-laranja vivo.

Em termos do bico, contrariamente aos machos, as fêmeas dos Papagaios Ecletus têm o bico completamente preto. Já o anel circular dos olhos é azul.

Papgaio Electus macho ao lado de uma fêmea em cima de um poleiro de madeira
As diferenças entre Papagaios Ecletus machos e fêmeas é evidente: à esquerda um macho e à direita uma fêmea.

Papagaios Ecletus: aves com personalidade

Os Papagaios Ecletus são aves muito ativas durante o dia. Além disso, tal como outros papagaios, têm também uma personalidade bastante vincada. São também aves conhecidas pela sua inteligência e capacidade de observação e por isso aprendem com facilidade.

Por fim, estas belas e exóticas aves desenvolvem também fortes laços afetivos com os donos. Assim, estes papagaios são muito mansos e gostam muito de estar na companhia dos donos.

Dica: Com a ajuda de algumas guloseimas consegue ensinar alguns comandos ao seu papagaio. E lembre-se que treinar a sua ave não só é divertido como também fortalece a relação que tem com ela.

Os Papagaios Ecletus falam?

Na verdade os Papagaios Eclectus adoram conversar. Por isso assim que aprendem a falar, o que é geralmente um processo rápido, nunca mais param. Dessa forma, se pretende ter uma destas aves em casa prepare-se para longas conversas e para algum barulho.

Alojamento dos Papagaios Electus

Em estado selvagem estes papagaios vivem sempre em bandos. Assim, se tiver uma destas aves em casa, tenha sempre pelo menos um par. No entanto, o ideal é ter uma pequena família de papagaios.

A gaiola destas aves deve ser grande, com espaço suficiente para elas voarem. Assim, uma gaiola com um par de Papagaios Ecletus medir pelo menos 2 x 1 x 1 metros. Além disso, a cerca da gaiola deve ser de tela de arame com pelo menos 2 milímetros de espessura, pois estas aves trepam e mordem o arame com frequência. Já o tamanho da malha deve ser de 20×20 centímetros.

A gaiola deve ter também uma área coberta onde as aves possam descansar e relaxar sempre que quiserem. Em termos de temperatura, estas aves não gostam muito do frio. Assim, quando a temperatura estiver inferior a 15º C coloque a gaiola dentro de casa. Por outro lado, os Papagaios Electus adoram tomar banho em qualquer altura do ano. Tomar banho é uma forma deles fazerem a sua higiene e também de se refrescarem quando as temperaturas sobem.

Sendo aves inteligentes, os Papagaios Electus precisam de atividades e materiais para brincarem e se manterem ocupados. Assim, a gaiola deve estar equipada com brinquedos de madeira, e também poleiros de madeira, ramos ou cordas para que eles possam trepar. No entanto, certifique-se que os materiais destes acessórios são adequados aos seus pássaros para que eles não se magoem no bico ou nas patas.

Papagaio Electus fêmea em cima de uma corda
Os Papagaios Ecletus gostam muito de trepar.

A alimentação dos Papagaios Ecletus

A maior parte das doenças que estes papagaios apresentam resulta de uma alimentação inadequada. Assim, é extremamente importante dar a alimentação correta a estas aves.

Em primeiro lugar, os Papagaios Ecletus adoram comer vegetais, fruta e leguminosas frescas. No entanto, eles também gostam muito de flores e insetos. Pode também dar sementes e grãos a estes papagaios. Mas tenha em atenção que uma alimentação baseada apenas em grãos e sementes não fornece todos os nutrientes que estas aves precisam. Por exemplo, os grãos e sementes não contem betacarotenos ou proteínas vegetais ou animais em quantidade suficiente.

Por outro lado, estas aves não devem comer alimentos ricos em gordura pois têm tendência a desenvolver lipomas, ou seja, nódulos compostos por células de gordura. Assim, alimentos como amendoins, sementes de abóbora ou de girassol devem ser dadas com moderação. Visto que, apesar destes alimentos serem relativamente ricos em vitaminas lipossolúveis, também podem contribuir para a formação de depósitos de gordura.

Por fim, a alimentação correta e adequada destas aves inclui água fresca. Assim, mude a água dos seus Papagaios Electus todos os dias.

Saúde: aves saudáveis e robustas

Comparativamente a outras espécies, os Papagaios Electus são considerados aves saudáveis e robustas. No entanto, podem apanhar as doenças comuns dos papagaios. Assim, os Papagaios Electus podem apanhar, por exemplo, a aspergilose. Esta é uma doença respiratória muito comum entre os papagaios, causada por um fungo.

Quanto anos vivem os Papagaios Electus?

Com uma alimentação e cuidado corretos, estes papagaios podem viver cerca de 30 anos.

Papagaio Electus macho na altura da mudança das penas
Os Papagaio Electus macho perdem as penas de voo e plumagem em geral durante a mudança das penas.

Adquirir Papagaios Electus

No que se refere à aquisição de animais de espécies exóticas a regra é: certifique-se sempre que a ave tem documentos necessários e obrigatórios, por exemplo, a declaração de proveniência. Além disso, os criadores registados têm que ter as aves devidamente identificadas com anilha. Infelizmente, existe um mercado negro relativamente forte para animais exóticos em que as regras básicas de saúde e importação não são observadas.

No entanto, também é possível adquirir o seu papagaio a um particular. Por exemplo, quando um papagaio fica sozinho por morte do seu par, os donos por vezes procuram outro lar para a sua ave. Em qualquer dos casos deve registar e identificar a sua ave junto das entidades apropriadas.

Qual o valor dos Papagaios Electus?

O valor pedido por estes papagaios depende de fatores como proveniência, idade e aspeto. No entanto, a procura por estas aves tem aumentado o que naturalmente influencia os valores pedidos. Assim, dificilmente encontra um papagaio por menos de 300 ou 400 euros.

Origem dos Papagaios Electus

Felizmente, os Papagaios Electus, com o nome científico Electus roratus, não estão entre as espécies de aves ameaçadas. Estas aves da família dos Psitacídeos são nativas da zona da Indonésia e Austrália. Assim, encontram-se papagaios electus nas Ilhas Molucas, Salomão, Sumba e na Nova-Guiné. As subespécies conhecidas atualmente são: Electus roratus...

  • arusensins (Papagaio Ecletus Aruensis)
  • biaki (Papagaio Ecletus Biaki)
  • cornelia (Papagaio Ecletus Cornélia)
  • macgillivrayi (Papagaio Ecletus Macgillivrai)
  • polychloris (Papagaio Ecletus Policloros)
  • riedeli (Papagaio Ecletus Riedeli)
  • roratus (Papagaio Ecletus Roratus)
  • salomonensis (Papagaio Ecletus Solomon)
  • vosmaeri (Papagaio Ecletus Vosmaeri)
  • westermani (Papagaio Ecletus Westermani)

Estas aves vivem em florestas ensolaradas e algo densas. Assim, os Papagaios Ecletus podem vivem na copa de árvores a cerca de 1.500 metros de altitude. Além disso, estas aves nidificam em zonas ocas das árvores e por isso procuram frequentemente árvores mais antigas para construir os seus ninhos. A época de reprodução é no verão entre julho e agosto e quer o macho, quer a fêmea tomam conta da sua prole, geralmente uma ou duas aves.

Conclusão: Os Papagaios Ecletus são adequados para mim?

Uma coisa é certa, estes pássaros exóticos precisam de donos com disponibilidade e conhecimento para atender às suas necessidades de alimentação e alojamento. Lembre-se também que estas aves têm uma esperança de vida elevada. Assim, ao incluir Papagaios Electus na sua família prepare-se para cuidar deles por muito tempo.

No entanto, todos os seus esforços serão recompensados, pois encontra nos Papagaios Electus companheiros leais, carinhosos e divertidos.


Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Caturra

As caturras procuram o contacto com animais da mesma espécie e se isso não for possível ligam-se aos humanos e exigem atenção a 100%.
7 min

Canário

Os canários são conhecidos por serem aves que cuidam de si mesmos desde que lhes sejam oferecidos os meios necessários.
14 min

Periquitos

Atualmente estes pássaros com penas coloridas são dos mais populares na Europa. Aqui encontra informações sobre a sua origem e criação, assim como dicas sobre como cuidar deles.