Galinhas da raça Marans

Galinha da raça Marans em casa

As galinhas Marans sentem-se particularmente felizes em locais cheios de coisas diferentes

Se quiser ter ovos de chocolate o ano todo e não apenas na Páscoa o melhor é ter algumas galinhas da raça Marans. Esta raça de galinhas de França é bastante conhecida por causa da cor chocolate dos seus ovos. As galinhas desta raça são muito robustas e têm muita energia.

O aspeto das galinhas Marans: penas coloridas e um corpo robusto

Estas galinhas originárias da França são muito bonitas e as penas podem ter várias cores

As galinhas da raça Marans clássicas têm penas pretas no corpo e penas cor de cobre no pescoço. No entanto, como resultado do cruzamento com diversas raças de galinhas, surgiram as galinhas Marans com uma mistura de penas coloridas que fazem lembrar pinceladas de cores.

As variedades de cores das galinhas da raça Marans

Estas belas galinhas podem ter penas brancas, cor de trigo, cobre preto, cuco prateado, cor colombiana, lavanda, salmão, preto ou de cauda preta. Geralmente as cores não se distribuem por todo o corpo da galinha havendo variações no pescoço, cauda ou barriga, por exemplo. Além disso, o nome da cor é uma indicação do espetro de cor da galinha. Assim, por exemplo, as Marans salmão apresentam a cauda castanho escura e penas vermelhas nas costas e asa. Já as Marans cor de lavanda têm a cabeça cinzenta e a parte inferior do corpo quase branca, sendo que a transição de cor é suave.

Galinhas robustas

A crista, os barbilhões e as orelhas das galinhas da raça Marans são de um vermelho vivo, enquanto que as patas são geralmente claras. Além disso, geralmente estas aves apresentam um leve arquear das pernas.

Já o corpo é bem constituído, com tronco forte, ombros e externo largos. A robustez do corpo destas galinhas é enganadora já que são aves muito ágeis. A plumagem é densa e as penas estão muito próximas do corpo.

Uma galinha pesa entre 2,6 e 3,2 quilos, um galo pesa entre os 3,5 e 4 quilos. No entanto, existem também galinhas Marans anãs que naturalmente são bastante mais leves. Assim, uma galinha Marans anã pesa cerca de 1 quilo e os galos não costumam pesar mais de 1,1 quilos.

As Marans são galinhas de dupla aptidão

As raças de galinhas dividem-se em três: galinhas poedeiras ou de postura, galinhas de dupla aptidão e aves de corte. O nome indica a sua principal função, assim as galinhas poedeiras põem muitos ovos, mas não têm muita carne para consumo. Por outro lado, as aves de corte são maioritariamente criadas para a produção de carne.

As galinhas da raça Marans são de dupla aptidão. Portanto, estas galinhas tanto são criadas para a produção de ovos, como de carne. Estas galinhas põem entre 180 e 200 ovos por ano, pois costumam fazer uma pausa nos meses frios do inverno.

A imagem de marca: os ovos cor de chocolate

As galinhas da raça Marans ficaram conhecidas como as galinhas que põem ovos de chocolate. Na verdade, as Marans põem ovos de cores que variam do castanho escuro, que faz lembrar a cor de chocolate, até o castanho mais claro e vermelho ferrugem. Os ovos também podem ter manchas irregulares.

Os primeiros ovos das Marans são especialmente escuros e tornam-se mais claros durante o processo de postura. Esta alteração é perfeitamente normal, por isso não há qualquer razão para se preocupar. Os ovos das Marans não têm apenas uma cor encantadora. A cascas destes ovos é especialmente dura e resistente e por isso protegem o interior de bactérias e evitam a evaporação. É por esta razão que estes ovos duram mais do que o normal.

Galinhas da raça Marans: personalidade amigável e curiosa

As galinhas Marans são consideradas aves amigáveis e curiosas, que vêm quando as chamam, mas são algo tímidas. Além disso não gostam muito de ser tocadas. Assim, quem não tem grande experiência na criação de galinhas encontra nas Marans uma boa alternativa. No entanto, quem pretende ter uma relação mais próxima com as suas galinhas deve procurar outra raça. Como são aves curiosas, as Marans têm tendência a saltar ou voar para ramos que estejam mais altos para ver o que está à volta. Geralmente também são silenciosas, uma característica que os seus vizinhos vão apreciar se decidir ter algumas Marans no quintal.

Como seria de esperar, se os ovos não forem retirados do galinheiro, as Marans vão começar a chocá-los. No entanto, esta raça foi desenvolvida para a postura e por isso estas galinhas não apresentam um instinto maternal muito pronunciado. No entanto, alguns criadores discordam desta ideia e descrevem as Marans como boas mães que cuidam zelosamente dos seus pintainhos.

Os ovos cor de chocolate são típicos das galinhas da raça Marans

Onde devem viver as galinhas Marans?

As galinhas da raça Marans tanto podem viver num galinheiro fechado como em galinheiros abertos. Como são aves robustas podem ficar ao ar livre todo o ano. Neste caso basta ter um telheiro onde elas se possam abrigar à noite ou em caso de mau tempo.

Visto que as Marans são galinhas especialmente curiosas, elas são mais felizes em locais onde encontram muitas coisas diferentes. Por exemplo, um local com zonas de relva, areia, assim como com árvores ou arbustos.

Se o seu quintal for pequeno, pode sempre optar pelas Marans anãs.

Dica: As Marans conseguem voar relativamente bem. Por isso, se elas viverem num galinheiro sem telhado no quintal deve colocar cercas ou redes altas para que elas não fujam

Alimentação

Como qualquer ave, também as Marans gostam de procurar a sua própria comida. E as Marans, se mantidas em liberdade alimentam-se de bagas, insetos, caracóis ou vermes. Ainda assim pode dar-lhes ração, mas tendo em atenção que estas aves têm tendência a ter excesso de peso.

Neste artigo da zooplus magazine Criar galinhas: dez dicas essenciais encontra informações detalhadas sobre a alimentação das galinhas.

Encontre comida para galinhas na loja online da zooplus.

Como adquirir galinhas Marans

Qual o preço de uma galinha da raça Marans? Claro que tudo depende do criador e da idade da ave, mas encontra no mercado exemplares por cerca de 20 euros. No entanto, se dá especial valor aos ovos cor de chocolate deve procurar as suas galinhas num criador sério e responsável. Caso contrário a probabilidade de se desapontar é muito grande. Muitas galinhas anunciadas como Marans são na verdade resultado de cruzamentos e põem ovos claros.

Pode também acompanhar o processo desde o início e comprar ovos para incubação. Nesse caso pode deixar os ovos a chocar numa incubadora ou se já tiver alguma galinha deixar que ela choque os ovos. No entanto, também neste caso deve procurar um criador sério, caso contrário os pintos podem não ser saudáveis ou não serem exemplares de Marans. O preço de um ovo para incubação varia entre 1 e 2 euros.

Dica: se a sua prioridade são os ovos, não escolha as suas Marans pelo aspeto. Pois a beleza e o bom desempenho na postura são características que não vêm habitualmente juntas nas Marans.

Origem da raça

As galinhas Marans têm origem em França e o seu nome refere-se à vila francesa de Marans em La Rochelle. Entre os séculos 12 e 14 esta região pertencia a Inglaterra e um dos passatempos favoritos das tripulações dos navios ingleses era a luta de galos. Depois da luta, os galos vencedores podiam descansar e cruzar com galinhas locais, que já naquela altura punham ovos castanhos.

Na segunda metade do século 19, os navegadores trouxeram consigo para a vila Marans galos asiáticos, que também se cruzaram com as galinhas locais. Os criadores franceses davam prioridade às galinhas que punham ovos castanhos, resistentes e pesados.

E assim se desenvolveram as galinhas da raça Marans.

Características das galinhas da raça Marans:

Nome Marans
Tamanho Cerca de 50 centímetros
Peso do galo 3,5 a 4 quilos
Peso da galinha 2,6 a 3,2 quilos
Postura 180 a 200 ovos por ano
Peso médio dos ovos 65 gramas
Cor do ovos Castanhos
Local para viver Galinheiro fechado, de preferência ao ar livre
Comida Boa forragem complementada com alimentação própria
Origem França
Adequadas para Inciantes
Os nossos artigos mais relevantes

Caturra

As caturras procuram o contacto com animais da mesma espécie e se isso não for possível ligam-se aos humanos e exigem atenção a 100%.

Canário

Os canários são conhecidos por serem aves que cuidam de si mesmos desde que lhes sejam oferecidos os meios necessários.

Agapornis

Os agapornis necessitam de bastante espaço para se movimentarem sem restrições por isso um viveiro é a melhor opção para esta espécie.