Galinha Araucana

Traços característicos da galinha Araucana: tufos de penas nos lados da cabeça e ausência de cauda.

As galinhas da raça Araucana são especiais por vários motivos: não têm cauda, têm tufos de penas na cabeça e põem ovos de cor turquesa. Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre esta raça tão fora do comum, oriunda da América do Sul, cuja criação é apelidada "de tortura" pelos especialistas.

Aparência da Araucana: galinha sem cauda

A particularidade mais evidente da galinha Araucana é provavelmente o facto de não ter cauda. As Araucana de raça pura não têm nem penas na cauda nem vértebra caudal. A glândula uropigial também não existe.

Esta característica torna difícil diferenciar de imediato machos e fêmeas. Os machos identificam-se pela sua postura ligeiramente mais ereta.

Outro traço físico bem particular destas galinhas é o seu penteado invulgar. Na zona das orelhas as galinhas Araucana têm tufos de penas, também designados por pompons. Além destes tufos, algumas aves têm bigodes de penas; outras têm apenas os bigodes.

A crista no topo da cabeça é em forma de ervilha, isto é, trata-se de uma crista mais baixa e que apresenta três filas de "pérolas", como num colar de pérolas. A fila do meio é a mais elevada.

As fêmeas pesam entre 1,6 e 2 quilos, ao passo que o peso dos machos oscila entre 2 a 2,5 quilos. Estes números fazem das Araucana uma das raças de galinhas mais pequenas.

Em comparação com as fêmeas, os machos Araucana têm uma postura mais direita.

Araucana-anã

E na verdade podem ser ainda mais pequenas - como é o caso da Araucana-anã. Nesta variante, os machos pesam cerca de 0,85 quilos e as fêmeas um pouco menos, cerca de 0,75 quilos.

Ovos azuis e turquesa

Como se a ausência de cauda e os tufos de penas na cabeça não fossem suficientemente extravagantes, as galinhas Araucana vão ainda mais longe: as fêmeas põem ovos turquesa ou verdes. Nos Estados Unidos da América e no Reino Unido são criadas variantes que põem ovos rosa ou vermelhos - são chamadas "Easter Egg Layers".

Diz-se que os ovos verdes são especialmente pobres em colesterol. Por outras palavras, são considerados bastante saudáveis. Porém, esta suposição carece ainda de evidência científica.

Os ovos da Araucana-anã são mais pequenos, mas são também verdes.

As galinhas Araucana põem ovos turquesa.

Galinhas de criação com uma boa produção de ovos

A galinha Araucana põe até 180 ovos por ano. Tratando-se de animais de produção pecuária, além da produção de ovos, a carne pode também ser consumida. A carne destas galinhas é considerada macia e saborosa. No entanto, dado que um espécime não ultrapassa os 2 quilos, o resultado será um assado pouco substancial.

Aves domésticas de confiança

Estas galinhas tão invulgares são curiosas e espertas. Se, por exemplo, descobrirem um buraco na vedação, estes pequenos animais rapidamente escapam.

São animais fáceis de domesticar, são amigáveis e de confiança. Assim, são indicados como galinhas domésticas.

Pequena desvantagem: as galinhas Araucana têm uma voz bem poderosa. O seu ruidoso cacarejo pode suscitar problemas com a vizinhança.

Manutenção simples

Robustas e modestas, as galinhas Araucana são animais bastante simples de manter. Grupos de quatro a cinco galinhas por cada galo é o ideal. Podem ser mantidas tanto na capoeira como no recinto exterior. Porém, estes viçosos animais sentem-se muito mais confortáveis no exterior.

As galinhas Araucuna são excelentes voadoras, pelo que é aconselhável optar por uma vedação bem alta. Deve também colocar uma rede protetora no topo para evitar que não se transformem na presa de nenhum pássaro.

Indicações para manutenção

Para que o seu grupo de galinhas Araucana se sinta confortável tenha presente as seguintes indicações:

  • Cada animal deve ter ao dispor no mínimo de 10 metros quadrados
  • Diversifique o recinto com forragem, caixas de areia e arbustos para os animais se esconderem
  • Coloque uma cerca com pelo menos 2 metros de altura
  • Como proteção para aves de rapina disponha uma rede no topo do recinto exterior

Descubra tudo o que necessita para equipar a sua capoeira e recinto exterior no artigo Criar galinhas: dez dicas essenciais da zooplus Magazine.

As galinhas Araucana não requerem praticamente comida adicional

Desde que tenham acesso a uma alimentação diversificada no local onde se encontram, as galinhas Araucana necessitam de muito pouca comida adicional. Tal como outras raças de galinhas, estas também apreciam alguma fruta e vegetais. Além disto, é fundamental haver água fresca sempre disponível.

Importante: Para evitar que restos de comida fiquem presos nos tufos de penas da cabeça e que se aglomerem é importante estar atento à ração.

Encontre comida para galinhas da melhor qualidade na loja online da zooplus.

Classificada como "criação de tortura"

As galinhas Araucana são conhecidas por serem robustas e simples. Ainda assim, as Araucana de raça pura têm problemas de saúde tão graves que a sua criação é apelidada "de tortura" pelos especialistas.

O parecer dos especialistas apresenta as características mais questionáveis desta raça de galinhas.

Os tufos de penas na zona das orelhas estão normalmente associados a anomalias de desenvolvimento nos canais auditivos. Estes são muitas vezes encurtados para que o tímpano fique no exterior da cabeça. Pesquisas científicas mostram que a mortalidade dos pintainhos aumenta dramaticamente quando ambos os progenitores têm tufos.

Além disto, a ausência da cauda é igualmente problemática e por diversos motivos. A falta de penas na cauda e a ausência da secção caudal da coluna vertebral dificulta a cópula em galinhas sem cauda, pois estão também em falta importantes estabilizadores do equilíbrio.

De acordo com o relatório, muitos pintainhos acabam por morrer por não serem suficientemente impermeáveis - a culpa é da ausência da glândula uropigial. Esta glândula está por norma localizada na área da raiz da cauda, no rabo. A glândula em causa forma uma secreção oleosa que tem como função lubrificar a plumagem e, assim, protegê-la contra a humidade, entre outras coisas.

Estudos demonstram também que os pintainhos sem cauda têm frequentemente problemas em defecar. As fezes podem colar-se e endurecer na penugem da zona anal, o que, no pior dos casos, se pode traduzir na obstrução total da abertura da cloaca.

Definição de "Qualzucht": a Associação de Veterinários de Berlim define "Qualzucht", à letra "criação de tortura" ou "criação de agonia", como: "Na criação de animais, a criação de tortura é a tolerância ou a promoção de características que estão associadas a dor, sofrimento, lesões ou problemas comportamentais."

Comprar uma galinha Araucana

Já que as galinhas Araucana, sem cauda e com tufos de penas, se encaixam no grupo de criação de tortura, especialistas defendem a proibição da criação da raça. Ainda assim, as Araucanas com estes características não deixam de ser criadas nem postas à venda.

Se o bem-estar dos animais é importante para si, deve prescindir de comprar animais desta raça. Em vez disso, procure galinhas Araucuna com rabo e sem pompons na cabeça - certamente as encontrará.

Origem da raça

As origens da galinha Araucana situam-se na América do Sul, mais precisamente no Chile e na Argentina. É nos territórios destes dois países que os Mapuches, povo indígena, vivem e têm mantido, desde há várias décadas, galinhas semisselvagens sem cauda.

Antigamente, estes nativos eram apelidados "Araucana", tal como as suas galinhas sem cauda. Entre as variantes deste nome contam-se Araucans, Araukaner ou Araucaner.

A raça Araucana foi documentada pela primeira vez no Chile em 1890.

As primeiras galinhas Araucana chegaram à América do Norte vindas da América do Sul no século XIX, tendo chegado à Alemanha na viragem do século. Em 1921, foram exibidas na mostra de aves do mundo em Haia, na Holanda.

Contudo, a raça demorou alguma tempo a firmar-se no país. Finalmente, a partir de 1960 começou a ser sistematicamente criada na Alemanha.

Será que sabia? Durante muito tempo acreditou-se que as primeiras galinhas foram introduzidas no continente americano por navegadores portugueses e espanhóis.

Porém, análises recentes de ADN a fósseis de galinha encontrados no Chile mostram, afinal, que tais animais já habitavam o país pelo menos um século antes das conquistas. Especialistas suspeitam que marinheiros polinésios tenham levado os animais para a América. Deste modo, os antepassados da galinha Araucana são provavelmente originários da Polinésia.

Perfil: galinha Araucana

Nome Araucana (Araucans, Araukaner, Araucaner)
Peso dos machos 2 a 2,5 quilos
Peso das fêmeas 1,6 a 2 quilos
Produção de ovos Cerca de 180 ovos por ano
Peso mínimo do ovo 50 gramas
Cor dos ovos Turquesa, verdes
Manutenção Capoeira; idealmente, recinto exterior
Comida Forragem e alguma comida adicional
Origem América do Sul
Adequados para Principiantes, famílias
Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Caturra

As caturras procuram o contacto com animais da mesma espécie e se isso não for possível ligam-se aos humanos e exigem atenção a 100%.
6 min

Canário

Os canários são conhecidos por serem aves que cuidam de si mesmos desde que lhes sejam oferecidos os meios necessários.
13 min

Periquitos

Atualmente estes pássaros com penas coloridas são dos mais populares na Europa. Aqui encontra informações sobre a sua origem e criação, assim como dicas sobre como cuidar deles.