Alimentação do periquito australiano

O que é que os periquitos australianos comem?

É muito importante proporcionar uma alimentação saudável e variada ao seu periquito australiano. Assim, garante que ele é feliz e que não tem que fazer aterragens forçadas de cada vez que tenta voar, porque a sua barriga gorducha o puxa para o chão. Na sua terra natal, a Austrália, estes pássaros voam em grandes bandos pelas extensas estepes cobertas de gramíneas. Assim, a sua dieta consiste principalmente em sementes maduras e semi-maduras.

A base da alimentação dos periquitos australianos

A ração base para periquitos australianos que encontra à venda, contém milho painço, alpista e aveia descascada. Isso significa que o seu periquito satisfaz as suas necessidades de grãos. No entanto, é muito importante que se certifique que o seu pássaro não come apenas um tipo de grão. Não o mime demais, mantendo o comedouro sempre cheio. Pois, é possível que o seu periquito deite fora os tipos de grãos que gosta menos e acabe por desequilibrar a sua alimentação.

Milho painço

A maioria dos periquitos australianos adoram milho painço. Pode pendurar as espigas de milho painço na gaiola com uma mola de roupa ou pendurar no teto para quando o seu periquito voa pela casa. Assim, ele poderá comer como se estivesse livre na natureza. Também pode comprar snacks para o seu companheiro, em lojas da especialidade. Estes snacks fazem com que a dieta do seu pássaro seja mais variada e com que ele se divirta.

Ervas, folhas verdes e fruta

Os periquitos gostam muito de percorrer a casa, escalar e conversar com o que os rodeia emitindo sons variados. Por isso, gastam muita energia que precisa de ser reposta com muitas vitaminas e minerais. Assim, é importante incluir na dieta diária dos periquitos australianos, folhas e frutas. Pode colher folhas de plantas e trazer consigo quando vai passear. A maioria destes periquitos adora folhas jovens de dentes de leão, erva dos passarinhos e de sabugueiro.

Os periquitos também se entusiasmam a mordiscar casca de ramos jovens de árvores de fruta e de árvores de folha caduca. Com estas guloseimas, o seu amigo de penas trata do seu bico e faz exercício físico. Além disso, estes pequenos pássaros gostam de quase todos os vegetais, verduras e frutas que as pessoas comem, como por exemplo, endívia, alface, maçãs, bananas, uvas e cenoura ralada. Tenha cuidado ao colher ervas na rua para dar ao seu pássaro, pois podem ser tratadas com pesticida ou estar poluídas com gases dos tubos de escape dos carros. Assim, deve lavar sempre a fruta, as ervas e os galhos antes de os dar ao seu passarinho, mesmo quando ele esvoaça excitado pela casa. Também não deve deixar que ele coma as plantas que tem em casa, pois podem não ser venenosas, mas estar também contaminadas com pesticidas.

Cálcio

É também importante disponibilizar cálcio ao seu pássaro. Assim, o seu papagaio australiano vai ter belas penas e, se for uma fêmea e puser ovos, a casca destes vai ser mais forte. Suplementos minerais e ossos de choco estão também disponíveis em lojas de animais. Outra alternativa é disponibilizar cascas de ovo de galinha trituradas.

Areia para pássaros

Os periquitos australianos devem também ter areia para pássaros sempre disponível. Visto que estes pássaros precisam das pedrinhas para digerirem os grãos dos cereais no estômago. Assim, o seu pássaro não terá dores de barriga e a digestão funcionará sem problemas.

Água fresca

A água do seu pássaro deve ser trocada diariamente para que esteja sempre fresca. Se ferver a água previamente e a deixar repousar por algum tempo, o cloro pode escapar. Se o seu periquito australiano tiver uma alimentação saudável e puder voar bastante, não se vai ficar preguiçoso e gordo. Portanto, vai sentir-se confortável nas suas penas! E vai também continuar a fazer a alegria dos seus companheiros de casa.

Encontra na nossa loja zooplus online, comida e suplementos alimentares assim como outros produtos para pássaros.

Os nossos artigos mais relevantes