Por que é que os gatos adoram caixas de cartão?

Escrito por Bärbel Edel
gato caixa cartao-768×512

As caixas de cartão têm um enorme poder de atração sobre os gatos.

Se tem gatos, sabe perfeitamente do que estamos a falar: assim que uma caixa fica vazia, o gato salta lá para dentro e aconchega-se confortavelmente. Os gatos adoram caixas de cartão! Mas porquê? Investigadores holandeses decidiram estudar este comportamento tão enigmático.

A internet está cheia de imagens de gatos dentro de caixas. As caixas de cartão exercem um magnetismo qualquer sobre os gatos! Não raras vezes, os donos têm que respirar fundo ao se aperceberem que o animal prefere a embalagem de cartão onde veio o seu novo e aconchegante nicho, escolhido com tanto carinho...

As caixas reduzem os níveis de stress dos gatos

Uma equipa liderada por Claudia Vinke, professora na Universidade de Utrect na Holanda, investigou o fenómeno. Para a experiência, os cientistas dirigiram-se a um gatil e selecionaram 19 gatos recém-chegados. Dez dos animais receberam uma caixa, ao contrário dos restantes nove.

Decorridos apenas alguns dias, os cientistas aperceberam-se que os gatinhos presenteados com a caixa estavam muito mais relaxados. Ou seja, habituaram-se melhor ao novo ambiente e ganharam confiança nas pessoas mais rapidamente. Em comparação com o grupo de gatinhos sem caixas, os seus níveis de stress diminuíram bem mais depressa.

As caixas transmitem aos gatinhos um sentimento de segurança, pois podem esconder-se lá dentro a qualquer momento. Assim, relaxam e aliviam o stress. Verificou-se também neste grupo o fortalecimento do sistema imunitário.

O espaço não é um problema: quanto mais pequena a caixa, mais os gatos parecem gostar!

O cartão proporciona uma temperatura agradável

No entanto, a experiência levada a cabo com os gatinhos na Holanda não explica por que razão as caixas são tão populares entre os gatos. Afinal, uma caixa de plástico seria também um excelente refúgio.

Na verdade, há uma característica das caixas de cartão que tem um papel decisivo: são super isolantes, o que significa que protegem do frio.

Estudos apontam que a temperatura ambiente ideal para os gatos oscila entre os 30 e 36 graus Celsius. É por isso que estes animais adoram estar em cima do aquecedor ou no parapeito ensolarado da janela.

Uma caixa de cartão também o mantém quente, especialmente quando o chão está frio. Não importa se a caixa é demasiado pequena para o tamanho do gatinho, muito pelo contrário: quanto mais pequena, mais confortável, já que a temperatura corporal depressa cria uma toca bem quentinha. Ideal para se aninhar!

Caixa de cartão - o presente perfeito para um gato

Se quer ver o seu patudo feliz, nunca descarte de imediato uma caixa de cartão usada. Deixe-o aproveitar a caixa por algum tempo: é o melhor presente que lhe pode dar!

O gatinho pode dormir lá dentro ou observar o ambiente em redor de uma perspetiva totalmente segura. A caixa protege-o de possíveis inimigos, venham eles de que lado vierem. Por outro lado, oferece-lhe resguardo suficiente quando está à caça de presas.

Com alguma habilidade pode transformar uma caixa de cartão numa casinha com janelas. Perfeita para o patudo se esconder, dormir e brincar! Caixas de cartão ondulado têm vantagens adicionais: permitem-lhes afiar as garras.

Importante: Certifique-se de que não existem na caixa agrafos que possam magoar o gatinho. E se o animal gostar de comer película de plástico, não se esqueça de remover a fita adesiva.

Se não é fã de uma caixa de cartão vulgar, encontra bonitas casas em cartão para gatos na loja online da zooplus.


Bärbel Edel
Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes