Arranhador para gatos: faça você mesmo

Escrito por Bärbel Edel
arranhador para gatos DIY

Os gatos adoram arranhadores! Que tal fazer você mesmo um arranhador para o seu patudo?

Para os gatos, os arranhadores são parques de diversões, torres de observação e retiros num só. São também usados pelos pequenos felinos para afiarem as suas unhas. Todos os gatos devem ter um! Uma das vantagens de construir o arranhador de raiz é que pode adaptar o design aos gostos e preferências individuais do seu patudo. Neste artigo explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre arranhadores para gatos DIY e ainda lhe damos instruções para construir um arranhador com troncos de bétula.

Vantagens de um arranhador para gatos DIY

Um arranhador construído em casa tem a vantagem de ser concebido à sua vontade, ao contrário dos modelos comprados. Tem total liberdade para escolher as madeiras, os materiais para as zonas de repouso e as cores. Além do mais, pode adaptar o arranhador à decoração e ao tamanho da sua casa.

Adaptável às necessidades do seu gatinho

Outra vantagem é que pode adaptar o arranhador às preferências e necessidades do seu gato. Gosta de se exercitar ou prefere relaxar confortavelmente nas plataformas? Tenha estes aspetos em conta no design do arranhador. Se o seu patudo for mais velho ou tiver alguma incapacidade, pode construir rampas ou degraus para facilitar as subidas.

Caso tenha mais do que um gato, pode precisar de um arranhador maior para acomodar todos os animais.

Se gosta de projetos do tipo "faça você mesmo", construir um arranhador de raiz será um prazer para si e uma grande alegria para o seu gatinho!

Arranhador para gatos DIY: o que ter em conta

São inúmeros os tutoriais na internet que ensinam a fazer arranhadores para gatos. Pode arranjar as ferramentas e acessórios em lojas de bricolage. Até os móveis do IKEA podem ser transformados em arranhadores. Seja qual for a sua opção, existem alguns fatores a ter em conta antes de começar:

  • Se está a usar um tronco natural, a madeira não deve ser fresca. Deve ser armazenada durante algumas semanas para não deformar.
  • São muitas as espécies de insetos que moram debaixo das cascas de árvore. É importante remover de imediato a casca.
  • A parte inferior do tronco deve ser suficientemente comprida para o animal se esticar e arranhar com conforto.
  • Se a superfície do tronco for lisa, envolva-a com uma corda de sisal. Daí resulta uma superfície excelente para afiar as unhas.
  • Atenção ao equilíbrio: quanto mais alto o arranhador, mais estável tem que ser. Assegure-se que a base é suficientemente grande e pesada. Se necessário, prenda o arranhador ao teto ou à parede.
  • Use apenas materiais inofensivos para a saúde do seu gato. Preste especial atenção a tintas e adesivos. Se pretende envolver o tronco com sisal ou cobrir as áreas de repouso com tecido, procure produtos isentos de químicos nocivos.
  • Evite usar coisas que possam magoar o seu gatinho: agrafos, pregos ou parafusos salientes. Tenha também cuidado com farpas de madeira. Todas as tábuas devem ser completamente desgastadas.
  • Meça o local exato onde irá ficar o arranhador. Deve haver espaço suficiente no chão para o animal se atirar.
  • E por último, faça um esboço detalhado para perceber de que materiais precisa.

Dica: Se não quer esperar até que o tronco natural seque devidamente, veja se um carpinteiro tem algum tronco armazenado.

gato a arranhar árvore_arranhdor DIY
Troncos de bétula são especialmente indicados para os gatos afiarem as unhas.

Arranhador para gatos DIY: instruções

Gostava de construir um arranhador para o seu gato? Um arranhador feito com um tronco de bétula não é muito complicado de fazer! Além disto, a decoração da sua casa só tem a ganhar com uma peça natural.

A casca da bétula não só é bonita, como tem a vantagem de não ser um refúgio para muitos insetos. Deste modo, não há necessidade de a descascar previamente. Ao optar por um outro tipo de madeira, deve obrigatoriamente remover a casca.

Outra vantagem: uma corda de sisal não é necessária. Aliás, a árvore não pode tombar porque está presa ao teto.

Material necessário para um arranhador DIY

  • Um tronco de bétula com a altura do teto
  • Uma tábua de madeira com 2 x 20 x 60 cm, aproximadamente (de acordo com o tamanho do tronco)
  • Um parafuso para madeira com cabeça escareada, com 6 x 100 mm
  • Ganchos de rosca para madeira para o tronco
  • Parafusos para o teto com ilhó
  • Buchas para os parafusos do teto

Importante: Ao comprar a bucha para os parafusos para o teto, tenha atenção às especificidades do teto. Devem usar-se buchas diferentes para uma superfície de betão e para uma superfície de madeira, por exemplo.

Ferramentas necessárias para um arranhador DIY

  • Serrote
  • Chave de fendas elétrica
  • Berbequim
  • 1 broca para madeira de 5 mm
  • Broca adequada para ganchos de rosca e buchas
  • Tesoura de poda

Etapas

  1. Selecione um local apropriado para o seu arranhador DIY.
  2. Se necessário, corte os ramos que estão a mais com a tesoura de poda.
  3. Com o serrote, corte o tronco de bétula com o tamanho desejado. Ao fazê-lo, subtraia o comprimento dos ganchos à altura da sala. Ao serrar, certifique-se que a superfície da árvore fica a direito.
  4. Para a base, enrosque os parafusos para madeira através da tábua e a partir de baixo. O parafuso deve assentar no centro e não deve ficar saliente, ou pode riscar o chão. Caso não consiga enroscar o parafuso para madeira facilmente, faça previamente um pequeno buraco com o berbequim.
  5. Aparafuse a parte de baixo do tronco à tábua. Também pode furar o tronco previamente para o parafuso entrar com mais facilidade.
  6. De seguida, fixe um gancho à parte de cima do tronco. Mais tarde, o arranhador será preso ao teto.
  7. Faça um buraco no local do teto onde depois irá prender o arranhador e instale uma bucha. Depois, prenda o parafuso para o teto com o ilhó.
  8. Por fim, levante o arranhador e monte o gancho no ilhó. Pode ajustar a altura usando a rosca do parafuso.

Dica: Não tem um serrote apropriado ou prefere não se aventurar? Pergunte a um carpinteiro ou numa loja de bricolage se podem serrar o tronco para si.

Instalar superfícies de repouso

Se o tronco tiver ramos, pode melhorar o arranhador com áreas de repouso adicionais. Instale tábuas ou secções do tronco com pouca espessura às bifurcações dos ramos. Estes elementos podem ser fixos com ferramentas vendidas em lojas de bricolage.

Finalizou o projeto? Então é tempo de se recostar e descontrair, divertindo-se a observar o seu patudo a descobrir o seu novo brinquedo.

Se não tiver disponibilidade para construir um arranhador para gatos de raiz, não há problema! A loja online da zooplus conta com uma enorme seleção de diferentes modelos de arranhadores - prontos para o seu gatinho se aventurar.


Bärbel Edel
Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes