Porque é que o meu gato me dá lambidelas?

Quem conviver com vários gatos que gostem mesmo uns dos outros, pode ter a sorte de os ver a tratar do pelo. Nesses momentos, os gatos lambem-se cuidadosamente um ao outro. Mas os gatos também dão lambidelas aos seres humanos. O que quer dizer esse comportamento?

Porque é que os gatos se lambem uns aos outros?

Para compreender a razão que leva os gatos a darem lambidelas às pessoas, vamos começar por olhar para as relações sociais dos nossos felinos. Assim, vamos perceber melhor o papel da língua nas interações sociais dos nossos patudos.
Existem várias razões para os gatos se lamberem uns aos outros:

  • Tratar do pelo: A mãe trata do pelo dos seus gatinhos ao lambê-los.
  • Fortalecer os laços: Com base nas memórias da sua infância, para os gatos as lambidelas são uma forma de expressar afeto e confiança.
  • Conhecer o cheiro dos seus companheiros: Ao lamber o pelo do seu amigo, o seu patudo fica a conhecer muito melhor o seu cheiro.
  • Mudar o cheiro do pelo: os gatos eliminam odores indesejáveis dos seus amigos com as lambidelas. Pois, ao lamber o seu companheiro, o gato vai cobri-lo com os seus próprios odores. Este comportamento é comum quando, por exemplo, o gato chega a casa depois de ir ao veterinário.

Três razões para os gatos lamberem os seus amigos humanos

Os gatos aplicam aos humanos as regras sociais que conhecem. Assim, temos as seguintes explicações para as lambidelas que os nossos felinos caseiros nos dão:

Demonstração de afeto

Quando o seu gato lhe dá lambidelas com prazer, ele quer-lhe mostrar claramente o quanto gosta de si. Esta é a razão mais bonita e significativa das lambidelas do seu patudo. Assim, naquelas alturas em que o seu felino se espreguiça e a seguir lhe lambe a mão a ronronar, pode sentir-se nas nuvens! Ele está a dizer que gosta de si e que sente prazer em estar perto de si. No entanto, não fique triste se o seu gato não lhe lamber a mão. Lembre-se que os gatos demonstram afeto com muito menos frequência do que os cães. E afinal, dar lambidelas é literalmente uma questão de gosto.

Marcação de território

Além de demonstrar afeto, quando o seu gato o lambe está também a marcar o território. Na verdade, estas duas razões estão intimamente ligadas. Como o seu pequeno felino gosta tanto de si, ele quer que deixar claro que lhe pertence!
Além disso, os narizes dos patudos são muito mais sensíveis do que os dos humanos. As pessoas não se apercebem das minúsculas partículas odoríferas que os gatos deixam na sua pele quando as lambem. No entanto, outros gatos ou cães conseguem sentir esse cheiro. Assim, ao lamber a pessoa de quem gostam, os gatos sinalizam que esta pertence ao seu território. Quando chega a casa depois de fazer festinhas a um cão ou outro gato, o seu patudo pode iniciar uma sessão de lambidelas. A razão é essencialmente a mesma: o seu gato apercebeu-se da concorrência. Assim, ao lambê-lo o seu patudo vai eliminar da sua pele o cheiro da ameaça e substituí-lo pelo seu próprio cheiro.

O gato lambe o suor da sua pele

O tempo está quente e deitou-se a relaxar numa espreguiçadeira. E eis que o seu gato lhe vem lamber a mão. Neste caso, provavelmente o seu gato apenas gosta do sabor da transpiração. Sabemos que o cheiro salgado costuma despertar a atenção dos animais. Da mesma forma, se tiver comido alguma coisa saborosa há pouco tempo, é bem possível que o seu gato sinta o cheiro da comida na sua mão. Por isso, não é de surpreender que ele o lamba com determinação.

O que devo fazer quando o meu gato me dá lambidelas?

Quando o seu gato está a mostrar o quanto gosta de si, é provável que lhe queira dizer o mesmo. Assim, pode fazer-lhe festinhas com a mão livre. Muitos gatos também gostam muito de ser escovados com uma escova macia ou com uma luva de massagem. Se for o caso do seu pequeno felino, pode mimá-lo com uma escovagem relaxante. Dessa forma vai fortalecer a vossa relação.

As lambidelas dos gatos podem transmitir doenças?

Não são apenas os pais de crianças pequenas que se preocupam com a possibilidade de os gatos transmitirem doenças através das lambidelas. É sempre melhor prevenir e adotar medidas higiénicas básicas. Assim, se o seu gato lhe lambeu as mãos, deve lavá-las. Mas, como sabemos, as crianças levam as mãos à boca por tudo e por nada. Por isso, e independentemente das lambidelas, se tiver crianças em casa, deve desparasitar o seu gato regularmente. Esta regra é ainda mais importante se o seu patudo passear fora de casa sozinho.
Em casos raros, o gato pode transmitir a bactéria Bartonella henselae que causa a doença da arranhadura do gato. Esta infeção é, como o nome indica, principalmente transmitida através dos arranhões dos gatos. O risco de transmissão pelas lambidelas é baixo. No entanto, por razões de higiene, não deixe que o seu gato dê lambidelas na cara das pessoas da sua família.

Os nossos artigos mais relevantes