Erva-gateira

Erva-gateira

Erva-gateira

Raro é o gato que não adora o cheiro da erva-gateira. Botanicamente falando, esta erva pertence à família das Lamiaceae. O nome da planta deve-se à enorme atração que provoca sobre os gatos sexualmente maduros. A resposta de cada animal varia de acordo com fatores genéticos e é fortemente acentuada em cerca de 50% dos gatos. Não apenas os gatos de apartamento se sentem atraídos. As ratazanas, pelo contrário, afastam-se do cheiro.

katzenminze

Efeito da erva-gateira

Os motivos pelos quais a erva-gateira tem este efeito relativamente aos gatos é algo que não está totalmente claro. Acredita-se que o cheiro da planta é associada pelos animais aos rituais de acasalamento. O cheiro é embriagante para a maioria dos gatos – rebolam na erva e ficam relaxados. Além disso, a erva-gateira estimula os instintos de brincadeira destes nossos pequenos felinos, fazendo com que animais habitualmente mais preguiçosos fiquem ativos por alguns momentos. Não se verificam, no entanto, os mesmos efeitos em gatos bebés e em gatos idosos. A erva-gateira pode ser utilizada como engodo em situações particularmente desagradáveis, como o transporte do animal para o veterinário – experimente colocá-la na transportadora, por exemplo.

Muitos donos colocam a questão – será a erva-gateira tóxica para o meu gatinho? Até à data, não são conhecidos efeitos secundários ou quaisquer danos. A erva-gateira pode, assim sendo, ser utilizada sem hesitação. No entanto, não é recomendável expor diariamente os nossos pequenos felinos ao cheiro desta erva. Uma vez por semana é totalmente suficiente e evita a estimulação em demasia. Importa frisar que o gato deve encontrar-se saudável aquando da exposição à erva-gateira.

Plantar erva-gateira

À semelhança do que acontece com os gatos, a presença da erva-gateira é também bastante útil no seu próprio jardim, pois afasta insetos e parasitas, tudo graças ao efeito especial de uma substância ativa. A planta não exige muitos cuidados e é bastante robusta. Dá-se particularmente bem em locais solarengos e cresce em qualquer tipo de solo. Após a primeira floração, a planta pode ser ligeiramente cortada para assegurar que cresce novamente.

katzenminze

Brinquedos para gatos com erva-gateira

Somente alguns gatinhos conseguem resistir ao cheiro da erva-gateira. Os gatos adoram o odor desta planta e nenhum brinquedo com erva-gateira está a salvo das patinhas destes felinos. O ligeiro efeito embriagante da planta aumenta o interesse no brinquedo e também a atividade do animal. Mantenha assim o seu gatinho ocupado durante horas e horas e veja como ficará em forma.

Bolas com erva-gateira são também uma fantástica forma de entretenimento para os gatos – são ótimas para brincar sem parar. As canas de brincar irão inspirar o seu gato e fazer do gato mais preguiçoso o caçador mais empenhado! O animal pode perseguir a cana, atacá-la, saltar e fugir.

Além de almofadas e peluches com erva-gateira, irá também encontrar na nossa seleção de artigos misturas de ervas e sprays com erva-gateira.

Os nossos artigos mais relevantes