Holsteiner

Escrito por Jana Schubert
holsteiner castanho no campo

Os cavalos holsteiner têm um corpo forte e musculado.

Os cavalos da raça holsteiner são os atletas entre os cavalos. Oriundos do norte da Alemanha, estes fortes cavalos de sangue quente brilham com a sua longa e bem-sucedida criação. São considerados cavalos nobres e muito versáteis. Além disso, ganharam uma reputação especial em torneios desportivos.

Perfil do holsteiner

Resumo: Sangue quente equilibrado com imenso potencial para saltos e um temperamento amigável; muito versátil
Tamanho: 165-175 cm, algo grandes para um sangue quente
Cores: Cinzento, preto, castanho, cor de raposa, pardo, não pode ser bragado
Tipo: Cavalo de sangue quente
Marcha: Expansiva, desportiva, expressiva
Origem: Alemanha
Aptidões: Lazer, torneios, treino, saltos, versátil, para carroça

Aparência: qual o tamanho do holsteiner?

Com uma altura entre os 165 e 175 centímetros, o holsteiner não deixa de ser um pouco grande para um sangue quente. As suas pernas compridas e estreitas fazem deste um cavalo de saltos ideal.

Musculado e harmonioso

Esta raça também impressiona com o seu físico nobre e proporções muito harmoniosas. No fundo, é o epítome de um poderoso cavalo de sela. Além disso, a sua musculatura é pronunciada com um bom nível de treino e domina o seu aspeto.

Apesar de toda a massa muscular, um holsteiner não tem um ar grosseiro. Isto deve-se parcialmente ao seu atraente pescoço curvado e aos olhos grandes e bonitos, com um ar de alerta.

Quais as cores predominantes nos holsteiner?

Os cavalos holsteiner encontram-se em muitas cores diferentes. As cores mais frequentes e populares são o cinzento e o castanho. Além disso, é uma raça muito apreciada na cor preta. Pois o preto dá especial ênfase ao seu corpo elegante.

O tom de raposa é menos comum; o bragado, por outro lado, não está previsto na leis de criação.

Existem holsteiner com manchas. Mas não é algo encorajado na criação. Portanto, a imagem ideal é a de um cavalo de cor homogénea.

jovem cavalo holsteiner com neve em redor e céu azul
A expressão atenta e sensível deste holsteiner é típica desta raça de cavalos.

O holsteiner é um excelente cavalo de sela, de saltos e de desporto. Apesar das suas bem conhecidas agilidade e vontade de movimento, são considerados companheiros descontraídos e equilibrados. Atitudes descontroladas não correspondem à sua natureza, pelo que se mantêm controláveis mesmo sob pressão.

O holsteiner tem sangue quente?

Com o seu tamanho médio e configuração moderada, o holsteiner é exatamente aquilo que se pensa de um cavalo de sangue quente.

Em termos de carácter, também corresponde às características típicas de um sangue quente: inteligente, ágil e ativo, mas sem se deixar levar pelo seu temperamento.

Sabia que:
Os cavalos holsteiner são a mais antiga raça de cavalos de sangue quente da Alemanha. De facto, são criados desde o século XIII.

São cavalos indicados para principiantes?

O seu carácter amigável faz dos holsteiner cavalos que podem ser escolhidos por principiantes, sem hesitações. Além disso, desculpam os erros do hipismo e são fáceis de lidar. Portanto, são indicados para quem se queira iniciar na equitação.

Começando no norte da Alemanha, os holsteiner têm conquistado praticamente todo o mundo do hipismo. Atualmente, é um cavalo que pode ser encontrado em quase todos os continentes. Pois sejam desportos recreativos ou cavalgadas ambiciosas – com este cavalo pode explorar os mais diversos âmbitos da equitação.

Talento natural para saltos

Está à procura de um cavalo excecional para saltos? Então, opte por um holsteiner! Para desportos de saltos, os cavalos desta raça têm um físico musculado e um considerável poder para saltar. De facto, são muito bem-sucedidos em torneios e a sua reputação é famosa.

Até os mais jovens saltam alto
Mesmo os potros não treinados se destacam com a altura dos seus impressionantes saltos. Portanto, faz todo o sentido desenvolver este talento inato.

Aptidão como cavalo de sela

Mas esta raça também é bastante apropriada para dressage. Com a sua vontade de aprender, calma e disciplina, o holsteiner é um cavalo com o qual é muito agradável trabalhar.

Além disso, têm a capacidade de executar corretamente movimentos complexos e difíceis. Impressionam com a sua funcionalidade e carregam o cavaleiro com especial sensibilidade e elegância.

Amigável cavalo de lazer

Devido ao seu temperamento amigável, os holsteiner também são cavalos apropriados para momentos de puro lazer. Esta raça brincalhona e curiosa não precisa de ser levada ao limite na prática de desporto.

Portanto, o seu temperamento moderado significa que o holsteiner se satisfaz com exercícios menos ambiciosos. Ainda assim, o exercício é muito importante; deve manter o seu cavalo ocupado.

holsteiner castanho dentro de água
Embora sejam cavalos muito usados em competições, também é possível aventurar-se com os holsteiner fora do picadeiro.

Originários do extremo norte da Alemanha, os holsteiner ganharam uma enorme resistência às condições ambientais. Portanto, podem ser mantidos num estábulo aberto sem hesitações.

É importante estes animais terem espaço suficiente. De acordo com a sua natureza, não são cavalos que queiram apenas passar o dia em pé. Adoram exercício e serem estimulados mentalmente. Se o quiser manter num estábulo, os passeios diários no padoque são obrigatórias.

Relação com outros cavalos e exercício

Os cavalos são animais de manada – e isto também se aplica aos holsteiner. Não são particularmente suscetíveis, mas precisam de ar fresco, exercício regular e, acima de tudo, da companhia de outros semelhantes para serem felizes. Portanto, o holsteiner deve ser sempre tido junto de outros cavalos e de acordo com as necessidades da espécie.

Os holsteiner são considerados cavalos muito robustos e não têm doenças genéticas conhecidas. Uma alimentação desadequada pode causar-lhes problemas nos dentes, entre outras coisas. Portanto, certifique-se de que oferece ao animal uma alimentação equilibrada e saudável.

As idas ao veterinário são necessárias

Para a necessária desparasitação e vacinas obrigatórias, contacte o seu veterinário. Além disso, é a este profissional que deve recorrer relativamente a lesões e sobrecargas relacionadas com os treinos. Estes problemas podem acontecer durante os saltos e outras atividades.

Vulneráveis ao stress

Os cavalos desta raça são animais sensíveis e, portanto, são vulneráveis ao stress. Uma carreira dedicada a campeonatos com muitas viagens dentro de reboques ou a mudança frequente de cavaleiros pode sobrecarregar o seu cavalo. É notório, pois reagem ao stress com um nervosismo atípico.

O stress também se podem revelar nos holsteiner se não forem mantidos em grupo. Portanto, o contacto social com pessoas e outros cavalos é muito importante para a sua saúde mental.

Qual a esperança de vida de um cavalo holsteiner?

Os holsteiner vivem além da média dos cavalos de sangue quente. Em média, vivem entre 25 a 30 anos.

A raça holsteiner é uma das raças de cavalos mais antigas da Alemanha. Na verdade, têm sido criados desde o século XIII. Como o nome sugere, a raça é originária da região Schleswig-Holstein. Aí, os animais eram usados para trabalho de campo árduo nos pântanos.

Dessa seleção resultaram cavalos bastante resistentes e resilientes. Entretanto, graças ao seu carácter equilibrado e agilidade, foi-lhes reconhecido potencial para mais. Então, a raça foi sendo refinada através do cruzamento com puro-sangue e o resultado é um excelente cavalo de desporto.

Gostaria de ter um holsteiner? Então, fique a saber que encontra a maior densidade de criadores de qualidade na região natal destes nobres animais, em Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha.

Se tiver questões acerca da criação e venda, faz sentido entrar em contacto com a Holsteiner Verband Deutschland.

Qual o valor de um holsteiner?

Os holsteiner são cavalos de raça. Dependendo da origem e do nível de educação, os valores de compra podem ser muito diferentes.

Bons cavalos de raça custam normalmente entre 5000 a 10 000 euros. Mas para cavalos de competição bem-sucedidos pode contar com valores são mais altos.

Conclusão: os holsteiner são cavalos de desporto ideais

Os holsteiner são uma raça que nos apaixona facilmente: poderosos mas controláveis, fáceis de montar e relaxados ao mesmo tempo. A sua versatilidade e temperamento agradável tornam estes cavalos apelativos tanto para principiantes como para profissionais.

Além disso, se procura um cavalo de desporto de alta performance, será difícil encontrar uma raça melhor do que esta.

Fontes:

  • https://www.holsteiner-verband.de
  • Thomas Nissen: Das Holsteiner Pferd. Die Erfolgsgeschichte der Sportpferdezucht zwischen den Meeren Thomas Nissen, Warendorf 2009

Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Since I was a baby, I preferred to cuddle with our Persian cat rather than with my teddy bear. Later I got on my parents' nerves until I was allowed to adopt a horse. I have had many memorable experiences with my pets. And even though life with animals is not always easy, I wouldn't consider any other because pets touch my soul like nothing else. I even feel this magic when I write about them, and I hope some of it touches you as well.


Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Frísio

Os frísios não são apenas uma das raças mais antigas, como também uma das raças de cavalos mais dispendiosas da Europa.